Realmente não era novidade alguma que a Red Bull repetiria na Coreia a primeira fila que conquistou em Suzuka, mas não tenha dúvidas que Mark Webber "colocou água no chope" da sua equipe, já que tudo estava preparado para que Sebastian Vettel ficasse com mais uma pole position, como fez no Japão.
Com uma volta excepcional na segunda tentativa na Q3, o australiano conseguiu melhorar sua marca anterior em cerca de meio segundo e subiu para o topo da folha dos tempos, superando seu colega de time, em uma situação que todos esperavam como provisória.
Último a abrir volta na qualificação, Sebastian Vettel já tinha todo o script em sua cabeça para comemorar aquela que seria a sua 35ª pole, mas algo saiu errado e o atual bicampeão não conseguiu improvisar a tempo, cruzando a linha de chegada cronometrando um giro cerca de quarenta décimos mais lento que sua primeira tentativa.
Durante a entrevista, o alemão disse que seu "insucesso" se deu em razão de ter pego Felipe Massa pela frente antes de abrir sua flying lap, mas fez questão de isentar o brasileiro de culpa, dizendo que ele próprio deveria saber da presença do piloto da Ferrari.
Com isso, a Renault, como fornecedora de motores, comemorou em Yeongam a 200ª pole position, estando agora a apenas oito poles de igualar a marca da Ferrari, apesar dos cerca de trinta anos que separam a estreia de ambas na categoria.
A McLaren, mais uma vez, vive situações opostas, já que, se teve Hamilton recuperando-se do desempenho pífio em Suzuka, viu dessa vez Button decepcionar e, inclusive, ficar de fora da última parte do treino, muito, porém, em função de uma bandeira amarela entre as curvas 15 e 16 causada pela parada no local do carro de Daniel Ricciardo, resultados estes que trazem em todos aquele sentimento de "fim de feira" em relação à equipe de Woking.
Já a Ferrari tem, evidentemente, o terceiro carro mais rápido do grid nos dias atuais, mas a contar do que se viu em Suzuka, o ritmo de prova dos F2012 deverá ser um pouco melhor, mas não a ponto de fazer frente às Red Bulls.
Entre os demais, a Sauber, com seus dois pilotos nocauteados na Q2, não conseguiu repetir em Yeongam aquilo que fez há uma semana, quando colocou ambos os seus carros na Q3 e certamente um novo pódio está completamente fora de cogitação.
Quanto aos brasileiros, Felipe Massa finalmente volta a alinhar entre os dez primeiros, algo que não acontecia desde a prova de Monza, e Bruno Senna, por outro lado, segue sua saga de maus resultados caindo, pela segunda vez consecutiva, ainda na Q1, cavando uma vaguinha fora da Fórmula 1.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min38s397
|
1min38s220
| 1min37s242 |
2º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min38s208
|
1min38s767
| 1min37s316 |
3º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min39s180
|
1min38s000
| 1min37s469 |
4º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min39s144
|
1min37s987
| 1min37s534 |
5º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min38s887
|
1min38s227
| 1min37s625 |
6º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min38s937
|
1min38s253
| 1min37s884 |
7º
| Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault |
1min38s863
|
1min38s275
| 1min37s934 |
8º
| Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min38s981
|
1min38s428
| 1min38s266 |
9º
| Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min38s999
|
1min38s417
|
1min38s361
|
10º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min38s808
|
1min38s436
|
1min38s513
|
11º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min38s615
| 1mn38s441 | |
12º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min38s630
| 1min38s460 | |
13º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min38s719
| 1min38s594 | |
14º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min38s942
| 1min38s643 | |
15º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min39s024
| 1min38s725 | |
16º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min38s784
| 1min39s084 | |
17º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min38s744
|
1min39s340
| |
18º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min39s443 | ||
19º | Vitaly Petrov (RUS) | Cateham/Renault | 1min40s207 | ||
20º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min40s333 | ||
21º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min41s317 | ||
22º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min41s371 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min42s881 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth |
sem tempo
| ||
107% (tempo de corte) |
1min45s082
|
Somente uma tragédia é capaz de tirar a vitória de uma das Red Bulls na Coreia, algo que não está muito distante, já que o motor Renault não se mostra dos mais confiáveis, tirando a vitória de Vettel em Valência, por problemas de alternador, falha que se repetiu em Monza.
Para Alonso só resta remediar o prejuízo sofrido em Suzuka com, pelo menos, a conquista de um pódio, algo que é inteiramente alcançável pelo espanhol, e assim evitar que Vettel abra na liderança uma diferença considerável.
A primeira curva será importantíssima e, a contar pelo nervosismo dos pilotos nessa fase da temporada, não será de se estranhar que se tenha mais uma "ocorrência" como aquela da última prova, ainda mais com Grosjean colocado bem no meio do pelotão.
Para Alonso só resta remediar o prejuízo sofrido em Suzuka com, pelo menos, a conquista de um pódio, algo que é inteiramente alcançável pelo espanhol, e assim evitar que Vettel abra na liderança uma diferença considerável.
A primeira curva será importantíssima e, a contar pelo nervosismo dos pilotos nessa fase da temporada, não será de se estranhar que se tenha mais uma "ocorrência" como aquela da última prova, ainda mais com Grosjean colocado bem no meio do pelotão.
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