Após o domínio da McLaren, e mais especificamente de Lewis Hamilton, durante todo o fim de semana, não seria de se estranhar a segunda ausência da temporada de um carro da Red Bull na pole position.
Entretanto, tal qual Ayrton Senna e Michael Schumacher o faziam, Sebastian Vettel, ao apagar das luzes, arrebatou a posição de honra no grid de largada com uma volta de tirar o fôlego, frustrando, e muito, as expectativas de Hamilton, que fez na Q2 o melhor tempo do fim de semana.
Apesar de dizer que não estava preocupado com os números, foi bastante evidente, ao final, que Vettel deseja mesmo "engolir" os recordes da categoria, como seu compatriota multicampeão Schumacher o fez.
Com a pole position conquistada em Yas Marina, Vettel igualou a marca de Nigel Mansell em 1992, e permite que o atual bicampeão possa brigar para ultrapassar o recorde em Interlagos, daqui a duas semanas.
É bem verdade que as quatorze pole positions de Mansell em 1992 se deram em uma temporada de composta apenas de dezesseis etapas, o que deixa o britânico com o aproveitamento de 87,5%, enquanto o piloto da Red Bull tem, até agora, 77,7% das poles em 2011, mas ainda sim é uma marca expressiva e mostra a sintonia entre carro e piloto, bem como o amadurecimento desse jovem alemão.
Aliás, a conquista do primeiro tempo por Vettel foi o ponto culminante de um fim de qualificação digno de um bem sucedido filme de suspense de Hollywood.
Com a melhor marca na primeira tentativa, Hamilton vinha muito mal em sua última volta, fazendo com que a transmissão da TV, que até então o seguia, mudasse o foco para Jenson Button, o qual foi alçado para o topo da folha dos tempos com a marca de 1min37s631.
O campeão de 2008, no entanto, se recuperou no último setor conseguiu recuperar a ponta por apenas nove milésimos de segundo, mas ainda sim dois décimos mais lento que o tempo que ele havia conquistado na Q2, o que abriu a oportunidade para Sebastian Vettel fechar na frente a sessão dos treinos.
Por outro lado, decepcionante o desempenho da Ferrari. O time italiano mostra que não tem carro para brigar sequer pelo pódio, ainda que Alonso tenha "posto ordem na casa" ao ser seis décimos de segundo mais rápido que seu colega de time.
Destaque para a Force India que, pela terceira vez consecutiva, chega à Q3, mas dessa vez com ambos os seus pilotos, ao contrário do que havia acontecido em Yeongam e na Índia. Muito criticada pelas opções táticas de não mandar seus carros para marcar tempo na última parte do treino, o time de Vijay Mallyah autorizou apenas a saída de Adrian Sutil, enquanto Paul di Resta deixou seu carro estacionado dentro da garagem para economizar pneus para a corrida de amanhã.
Apesar de ter feito o 17º tempo, Pastor Maldonado estreou em Yas Marina a sua nona unidade de motor, e nessa situação o regulamento prevê a punição consistente na perda de dez posições no grid de largada, e por isso sairá da última posição, deixando a derradeira fila da grelha de partida apenas para a Williams já que Rubens Barrichello, também com problemas de motor, sequer foi à pista.
Vale dizer, ainda, que existe possibilidade de inversão de posições entre Barrichello e Maldonado, já que o brasileiro cogitou a substituição do motor antes da prova pela nona unidade para não fazer uma troca justamente em Interlagos, onde quer correr livre de qualquer punição.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min40s478 | 1min38s516 | 1min38s481 |
2º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min39s782 | 1min38s434 | 1min38s622 |
3º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min40s227 | 1min39s097 | 1min38s631 |
4º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min40s167 | 1min38s821 | 1min38s858 |
5º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min41s380 | 1min39s058 | 1min39s058 |
6º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min41s592 | 1min39s623 | 1min39s695 |
7º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes GP | 1min41s120 | 1min39s420 | 1min39s773 |
8º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes GP | 1min42s605 | 1min40s554 | 1min40s662 |
9º | Adrian Sutil (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min40s595 | 1min40s205 | 1min40s768 |
10º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min41s064 | 1min40s414 | sem tempo |
11º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min41s311 | 1min40s874 | |
12º | Vitaly Petrov (RUS) | Renault | 1min40s955 | 1min40s919 | |
13º | Sébastien Buemi (SUI) | Toro Rosso/Ferrari | 1min41s737 | 1min41s009 | |
14º | Bruno Senna (BRA) | Renault | 1min41s391 | 1min41s079 | |
15º | Jaime Alguersuari (ESP) | Toro Rosso/Ferrari | 1min41s386 | 1min41s162 | |
16º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min41s613 | 1min41s240 | |
17º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Cosworth | 1min42s258 | 1min41s760 | |
18º | Heikki Kovalainen (FIN) | Lotus/Renault | 1min42s979 | ||
19º | Jarno Trulli (ITA) | Lotus/Renault | 1min43s884 | ||
20º | Timo Glock (ALE) | Virgin/Cosworth | 1min44s515 | ||
21º | Daniel Ricciardo (AUS) | HRT/Cosworth | 1min44s641 | ||
22º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Virgin/Cosworth | 1min44s699 | ||
23º | Vitantonio Liuzzi (ITA) | HRT/Cosworth | 1min45s159 | ||
24º | Rubens Barrichello (BRA) | Williams/Cosworth | sem tempo | ||
107% (tempo de corte) | 1min46s766 |
Sebastian Vettel, que já venceu onze corridas em 2011, corre no domingo para alcançar a marca de 2004 de Michael Schumacher, quando triunfou treze vezes na temporada.
Entretanto, o atual bicampeão precisará mostrar muita força para superar as McLarens, e principalmente Hamilton, em jejum desde Nürburgring, desejando apagar as críticas que vem sofrendo por sua conduta na elogiável em pista.
Já a Ferrari pode sonhar, no máximo, com uma última vaga no pódio, mas mesmo assim deverá contar com a má sorte daqueles à frente, ainda que Alonso seja bastante rápido em ritmo de corrida.
É importante ressaltar que a FIA emitiu um comunicado prometendo punições aos pilotos que cortarem a curva 9 caso retornem à pista com uma vantagem maior do que tinham para aquele que venha atrás, independentemente do uso do DRS na reta seguinte. Caso a curva seja cortada pelo carro que venha atrás, este perderá do direito de uso da asa móvel que, se usada, poderá render uma sanção ao piloto infrator.
Além disso, todos aqueles que vierem para o pit stop deverão passar à direita da linha de entrada do pit lane, que foi movida dois metros para a esquerda, o que impedirá que alguém se encaminhe para os boxes de última mora.
Agora é torcer para que a corrida seja tão tediosa quanto as de 2009 e 2010...
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