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domingo, 25 de setembro de 2011

Sebastian Vettel a milímetros do título



Confirmando aquilo que já se esperava quando do encerramento do treino de qualificação, Sebastian Vettel garantiu mais uma vitória para o seu currículo, e outra vez de forma absoluta e perfeita, de ponta-a-ponta, liderando todas as voltas da corrida.

O jovem alemão, sedento em garantir o título já nas ruas de Cingapura, teve um início de prova impressionante, e com a autoridade de um multicampeão que ele ainda não é, enfiando mais de um segundo de média por volta nos demais antes da primeira rodada de pit stops, e já na 12ª passagem liderava com uma vantagem de doze segundos sobre Jenson Button.

Sebastian Vettel fez sua parte, mas a comemoração ficou adiada para Suzuka, já que Jenson Button, que anda muito mais eficiente que seu colega de McLaren, conseguiu o segundo posto, e hoje é o único que ainda tem chances matemáticas.

É realmente algo maravilhoso o que estamos testemunhando nos dias atuais com o nível de pilotagem de Sebastian Vettel que, pelo andar da carruagem, tem tudo para se tornar o melhor piloto de sempre da Fórmula 1, e as corridas que ele fez em Monza e hoje mostram a que me refiro, e o que vemos nesta temporada é bem mais grandioso do que Nigel Mansell fez em 1992 e Michael Schumacher repetiu em 2002, já que o Red Bull RB7, apesar de ser o melhor carro de 2011, não apresenta aquela superioridade toda em relação à concorrência como eram o Williams FW14B e o Ferrari F2002 naqueles anos, e para tanto basta se atentar a Webber, que não vence desde a Hungria no ano passado.

A parceria Red Bull/Adrian Newey/Sebastian Vettel poderá render a todos eles uma série de títulos, o que deverá causar em Lewis Hamilton uma dor de cotovelo crônica, já que o inglês se considera o herdeiro do talento de Ayrton Senna.

A soberba do campeão mundial de 2008, aliás, vem dando frutos, certamente não aqueles que ele esperava obter. Na prova de hoje, alternou momentos brilhantes, quando fez as escaladas sobre o pelotão, com aquele período de apagão cerebral, algo comum em Hamilton, quando acertou o carro de Felipe Massa e destruiu a corrida do brasileiro, que vinha num ritmo honesto, próximo a Fernando Alonso.

Na McLaren, Jenson Button parece realmente estar com a cabeça tranquila, mesmo sendo consistentemente batido por seu colega de time nas qualificações, o campeão de 2009 tem feito corridas consistentes e eficientes, e o resultado disso é refletido na tabela, abrindo 17 pontos de Hamilton, além de ser atualmente o único que briga pelo título com Vettel.

Já a Ferrari sofreu com o problema de desgaste excessivo de pneus, o que é bastante estranho, já que o problema de falta de aquecimento dos compostos  gera, na realidade, uma economia no uso do pneu. Com isso, Fernando Alonso não foi efetivo como esperava ser, e o quarto lugar, somente possível após as besteiras de Hamilton, tirou o espanhol definitivamente pela ingrata corrida contra Sebastian Vettel. Além disso, foi uma pena o que aconteceu com Felipe Massa, que teve de se arrastar para os boxes por quase uma volta completa na pista com o pneu furado após ser vítima da intemperança de Lewis Hamilton. Certamente o brasileiro tinha chances de se redimir das corridas chochas que vinha fazendo, e o novo lugar em Cingapura não era o prêmio de consolação desejado.

Michael Schumacher, por outro lado, depois de grandes apresentações em Spa Francorchamps, quando comemorou vinte anos da sua estreia na Fórmula 1, e em Monza, quando segurou Lewis Hamilton por várias voltas,utilizando-se, segundo alguns, de procedimentos irregulares, parece ter "voltado ao normal" em relação ao estado que se encontrava nessa fase pós-retorno. Em mais um erro de cálculo, o multicampeão acertou a traseira de Pérez em uma desastrada tentativa de ultrapassagem na volta 30 entre as curvas 7 e 8, e por muito pouco não decolou, acertando com força a barreira de pneus, o que causou a intervenção do safety car.

O mexicano, que vinha fazendo uma grande prova, e instantes antes foi vítima de um toque sofrido pelo outro piloto da Mercedes GP, Nico Rosberg, acabou saindo ileso, e ainda faturou um ponto ao terminar na décima colocação, retornando à zona de pontuação depois de cinco provas "zerado".

Entre o restante, grande corrida das duas Force India, que terminaram na sexta e oitava colocações. A estratégia de não ir à pista na Q3 para poupar um jogo de pneus super-macios para a corrida foi determinante para o resultado. Podendo escolher com qual composto largariam, Paul di Resta, que optou pelos macios para o primeiro stint, se deu ainda melhor que seu colega de time, o que permitiu ao atual campeão do DTM o seu melhor resultado da carreira na Fórmula 1 em seu ano de estreia, e justamente em uma pista em que ele nunca havia corrido anteriormente.

Esta é a classificação final do GP de Cingapura:

Sebastian Vettel (ALE) Red Bull/Renault 61 voltas em 1h59min06s757
Jenson Button (GBR) McLaren/Mercedes-Benz a 1s737
Mark Webber (AUS) Red Bull/Renault a 29s279
Fernando Alonso (ESP) Ferrari a 55s449
Lewis Hamilton (GBR) McLaren/Mercedes-Benz a 1min07s766
Paul di Resta (GBR) Force India/Mercedes-Benz a 1min51s067
Nico Rosberg (ALE) Mercedes GP a 1 volta
Adrian Sutil (ALE) Force India/Mercedes-Benz a 1 volta
Felipe Massa (BRA) Ferrari a 1 volta
10º Sérgio Pérez (MEX) Sauber/Ferrari a 1 volta
11º Pastor Maldonado (VEN) Williams/Cosworth a 1 volta
12º Sébastien Buemi (SUI) Toro Rosso/Ferrari a 1 volta
13º Rubens Barrichello (BRA) Williams/Cosworth a 1 volta
14º Kamui Kobayashi (JAP) Sauber/Ferrari a 2 voltas
15º Bruno Senna (BRA) Renault a 2 voltas
16º Heikki Kovalainen (FIN) Lotus/Renault a 2 voltas
17º Vitaly Petrov (RUS) Renault a 2 voltas
18º Jérôme D'Ambrosio (BEL) Virgin/Cosworth a 2 voltas
19º Daniel Ricciardo (AUS) HRT/Cosworth a 4 voltas
20º Vitantonio Liuzzi (ITA) HRT/Cosworth a 4 voltas
21º Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso/Ferrari a 5 voltas/abandono

É realmente impossível que Vettel deixe escapar o bicampeonato na prova de Suzuka, pois para levar a disputa para a Coreia, Jenson Button precisa vencer e torcer para que o alemão não pontue, situação que, apesar de viável, é bastante improvável de acontecer.

Ainda que seja esse o quadro da próxima etapa, o que ocorrerá é apenas a postergação do inevitável, já o britânico precisaria, em todas as corridas restantes, do mesmo resultado para bisar o feito de 2008, ou seja...

Fernando Alonso e Mark Webber foram eliminados da briga pelo título, mas ainda continuam, juntamente com Button e Hamilton, na disputa pelo vice-campeonato, que promete pegar fogo.

Germany Sebastian Vettel 309
United Kingdom Jenson Button 185
Spain Fernando Alonso 184
Australia Mark Webber 182
United Kingdom Lewis Hamilton 168
Brazilia Felipe Massa 84
Germany Nico Rosberg 62
Germany Michael Schumacher 52
Russia Vitaly Petrov 34
10º Germany Nick Heidfeld 34
11º Germany Adrian Sutil 28
12º Japan Kamui Kobayashi 27
13º United Kingdom Paul di Resta 20
14º Spain Jaime Alguersuari 16
15º Switzerland Sébastien Buemi 13
16º Mexico Sérgio Pérez 9
17º Brazilia Rubens Barrichello 4
18º Brazilia Bruno Senna 2
19º  Pastor Maldonado 1

Apesar de estar com uma vantagem bastante confortável, a Red Bull levará mais tempo do que seu piloto para comemorar o título, devendo alcançar o intento, no mais tardar, em Interlagos, ainda que seja mais provável que o campeonato seja definido na Índia.

Com os pobres resultados de Felipe Massa, a Ferrari, que ameaçava uma reação sobre a McLaren a meio da temporada, deixa o time inglês escapar, e certamente deverá ficar com o terceiro posto entre os construtores, repetindo o ano de 2010.

Austria Red Bull 491
United Kingdom McLaren 353
Italy Ferrari 268
Germany Mercedes GP 114
France Renault 70
India Force India 48
Switzerland Sauber 36
Italy Toro Rosso 29
United Kingdom Williams 5

A próxima etapa no calendário da Fórmula 1, que acontecerá daqui a duas semanas, é o GP do Japão em Suzuka, evento que chegou a ficar ameaçado de ocorrer após os terremotos e tsunamis que assolaram a costa nordeste do país no começo do ano.

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