Depois de duas provas consecutivas debaixo de chuva, o ensolarado dia sobre a cidade espanhola de Valência, no já tradicional circuito Ricardo Torno, que há muito tempo recebe as principais categorias de carros de turismo, foi um alento para os pilotos e equipes da DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, para a penúltima etapa do certame, a qual definiu o campeão da temporada.
A corrida, em si, foi bastante enfadonha como, aliás, vem sendo a tônica da temporada, com pouquíssimas ultrapassagens em pista, o que faz sobressair a estratégia das equipes com relação às duas paradas para troca de pneus obrigatórias pelo regulamento.
Mattias Ekström, o pole position, conseguiu fazer uma excelente largada e logo disparou na frente, só perdendo a ponta por conta da diferença de tática em relação aos pits obrigatórios, retornando à liderança assim que todos cumpriram o regulamento, e assim conquistou mais uma vitória, a terceira da temporada, sendo a segunda consecutiva, deixando claro que, se não tivesse tido tanto azar no início do ano, poderia brigar pelo título, e os 38 pontos conquistados nas últimas quatro provas comprovam a grande recuperação do sueco.
Em Valência, Filipe Albuquerque finalmente conseguiu mostrar a razão pela qual conseguiu se sagrar campeão da Race of Champions de 2010, quando bateu, entre outros, Sebastian Vettel (por duas vezes) e Sébastien Loeb. O piloto português conseguiu conquistar um excelente segundo lugar no grid de largada, o que o levou à segunda posição na corrida, o melhor resultado de um estreante na temporada.
Com nove pontos à frente de Spengler, Martin Tomczyk só precisava marcar dois pontos a mais que o canadense para sair da Espanha com o título no bolso. O alemão, no entanto, fez mais que isso. Tal qual aconteceu em Oschersleben, Tomczyk não teve uma qualificação muito boa, ficando apenas com o décimo lugar. Entretanto, com uma estratégia de paradas perfeita, somada à grande pilotagem que apresentou em pista, conseguiu chegar, mais uma vez ao pódio, tendo que suportar a pressão imposta por Scheider nas últimas voltas da corrida. O resultado, porém, era o que mais importava, pois foi mais que suficiente para garantir o primeiro título de Tomczyk na categoria, coroando um ano excepcional depois de ter enfrentado diversos problemas pessoais em 2009 e 2010.
A Mercedes-Benz foi, mais uma vez, a grande derrotada do dia, conseguindo emplacar apenas dois carros na zona de pontuação, Spengler e Paffett, o sétimo e oitavo colocados, deixando as seis primeiras posições para a Audi, e justamente no fim de semana em que o Dr. Wolfgang Ulrich, o chefe de competições da marca das quatro argolas, não foi acompanhou a prova da DTM, já que dirigia a Audi na Petit Le Mans, em Road Atlanta, nos Estados Unidos, pelo American Le Mans Series.
A prova poderia ter sido um pouco melhor para a marca da estrela de três pontas. Renger van der Zande e David Coulthard fizeram a melhor prova deles no ano, com o holandês terminando a prova na quinta posição, e o escocês na sexta, mas ambos acabaram desclassificados por apresentarem as asas traseiras em desconformidade com o que permite o regulamento. A infração foi descoberta na qualificação, mas ambos receberam permissão para largar das suas posições originais conquistadas nos treinos (Coulthard em terceiro e Van der Zande em quarto, pois foi excluído do Q4 por usar pneus novos, o que não é permitido) em razão das suas equipes terem apelado da decisão, razão pela qual não foram oficialmente classificados na prova, permitindo a Spengler e Paffett ficarem com a sétima e oitava posições, o que não modifica a situação do campeonato em favor de Tomczyk.
Esses foram os que pontuaram em Valência:
1º | Mattias Ekström (SUE) | Audi A4 2009 |
2º | Filipe Albuquerque (POR) | Audi A4 2008 |
3º | Martin Tomczyk (ALE) | Audi A4 2008 |
4º | Timo Scheider (ALE) | Audi A4 2009 |
5º | Miguel Molina (ESP) | Audi A4 2008 |
6º | Olivier Jarvis (GBR) | Audi A4 2009 |
7º | Bruno Spengler (CAN) | Mercedes-Benz C-Klasse 2009 |
8º | Gary Paffett (GBR) | Mercedes-Benz C-Klasse 2009 |
Com esses resultados, Martin Tomczyk conquista o título da DTM na temporada 2011 com uma prova de antecedência, deixando Bruno Spengler, mais uma vez, desconsolado depois de liderar durante praticamente todo o campeonato, tal qual o fez em 2010, quando perdeu o "caneco" para Paul di Resta nas últimas corridas do ano. O canadense, inclusive, corre o risco de perder o vice-campeonato para Mattias Ekström.
1º | Martin Tomczyk (Alemanha) | 64 |
2º | Bruno Spengler (Canadá) | 51 |
3º | Mattias Ekström (Suécia) | 49 |
4º | Timo Scheider (Alemanha) | 34 |
5º | Mike Rockenfeller (Alemanha) | 26 |
6º | Jamie Green (Grã-Bretanha) | 25 |
7º | Ralf Schumacher (Alemanha) | 21 |
8º | Edoardo Mortara (Itália) | 21 |
9º | Gary Paffett (Grã-Bretanha) | 21 |
10º | Olivier Jarvis (Grã-Bretanha) | 13 |
11º | Filipe Albuquerque (Portugal) | 9 |
12º | Miguel Molina (Espanha) | 5 |
13º | Maro Engel (Alemanha) | 5 |
14º | Christian Vietoris (Alemanha) | 4 |
15º | Tom Kristensen (Dinamarca) | 2 |
16º | David Coulthard (Grã-Bretanha) | 1 |
O péssimo desempenho dos carros da Mercedes-Benz nas últimas provas não são refletidos somente no campeonato de pilotos, com a perda do título, mas também no campeonato entre os times, já que a equipe principal da marca da estrela de três pontas, que chegou a abrir 14 pontos da segunda colocada em Nürburgring, é agora vice-líder, e com cinco pontos atrás do principal time da Audi. As coisas não andam muito bem em Stuttgart...
1º | Audi Sport Team Abt Sportsline | 77 |
2º | Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG | 72 |
3º | Audi Sport Team Phoenix | 64 |
4º | Audi Sport Team Abt | 47 |
5º | Salzgitter/AMG Mercedes | 46 |
6º | Audi Sport Team Rosberg | 30 |
7º | Deutsche Post/GQ AMG Mercedes | 6 |
8º | Audi Sport Team Abr Junior | 5 |
9º | Junge Sterne/TV Spielfilm AMG Mercedes | 4 |
A DTM faz, daqui a três semanas, a última prova do ano no circuito de Hockenheim, que tradicionalmente abre e fecha a temporada da categoria, ressaltando que no início do ano o vencedor foi Bruno Spengler, da Mercedes-Benz.
Abaixo seguem dois vídeos contendo uma volta virtual com um carro de DTM em Valência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário