The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 2 de outubro de 2011

DTM - Round 9 - Valência - Audi domina, Ekström vence e Tomczyk é campeão


Depois de duas provas consecutivas debaixo de chuva, o ensolarado dia sobre a cidade espanhola de Valência, no já tradicional circuito Ricardo Torno, que há muito tempo recebe as principais categorias de carros de turismo, foi um alento para os pilotos e equipes da DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, para a penúltima etapa do certame, a qual definiu o campeão da temporada.

A corrida, em si, foi bastante enfadonha como, aliás, vem sendo a tônica da temporada, com pouquíssimas ultrapassagens em pista, o que faz sobressair a estratégia das equipes com relação às duas paradas para troca de pneus obrigatórias pelo regulamento.

Mattias Ekström, o pole position, conseguiu fazer uma excelente largada e logo disparou na frente, só perdendo a ponta por conta da diferença de tática em relação aos pits obrigatórios, retornando à liderança assim que todos cumpriram o regulamento, e assim conquistou mais uma vitória, a terceira da temporada, sendo a segunda consecutiva, deixando claro que, se não tivesse tido tanto azar no início do ano, poderia brigar pelo título, e os 38 pontos conquistados nas últimas quatro provas comprovam a grande recuperação do sueco.

Em Valência, Filipe Albuquerque finalmente conseguiu mostrar a razão pela qual conseguiu se sagrar campeão da Race of Champions de 2010, quando bateu, entre outros, Sebastian Vettel (por duas vezes) e Sébastien Loeb. O piloto português conseguiu conquistar um excelente segundo lugar no grid de largada, o que o levou à segunda posição na corrida, o melhor resultado de um estreante na temporada.

Com nove pontos à frente de Spengler, Martin Tomczyk só precisava marcar dois pontos a mais que o canadense para sair da Espanha com o título no bolso. O alemão, no entanto, fez mais que isso. Tal qual aconteceu em Oschersleben, Tomczyk não teve uma qualificação muito boa, ficando apenas com o décimo lugar. Entretanto, com uma estratégia de paradas perfeita, somada à grande pilotagem que apresentou em pista, conseguiu chegar, mais uma vez ao pódio, tendo que suportar a pressão imposta por Scheider nas últimas voltas da corrida. O resultado, porém, era o que mais importava, pois foi mais que suficiente para garantir o primeiro título de Tomczyk na categoria, coroando um ano excepcional depois de ter enfrentado diversos problemas pessoais em 2009 e 2010.

A Mercedes-Benz foi, mais uma vez, a grande derrotada do dia, conseguindo emplacar apenas dois carros na zona de pontuação, Spengler e Paffett, o sétimo e oitavo colocados, deixando as seis primeiras posições para a Audi, e justamente no fim de semana em que o Dr. Wolfgang Ulrich, o chefe de competições da marca das quatro argolas, não foi acompanhou a prova da DTM, já que dirigia a Audi na Petit Le Mans, em Road Atlanta, nos Estados Unidos, pelo American Le Mans Series.

A prova poderia ter sido um pouco melhor para a marca da estrela de três pontas. Renger van der Zande e David Coulthard fizeram a melhor prova deles no ano, com o holandês terminando a prova na quinta posição, e o escocês na sexta, mas ambos acabaram desclassificados por apresentarem as asas traseiras em desconformidade com o que permite o regulamento. A infração foi descoberta na qualificação, mas ambos receberam permissão para largar das suas posições originais conquistadas nos treinos (Coulthard em terceiro e Van der Zande em quarto, pois foi excluído do Q4 por usar pneus novos, o que não é permitido) em razão das suas equipes terem apelado da decisão, razão pela qual não foram oficialmente classificados na prova, permitindo a Spengler e Paffett ficarem com a sétima e oitava posições, o que não modifica a situação do campeonato em favor de Tomczyk.

Esses foram os que pontuaram em Valência:

Mattias Ekström (SUE) Audi A4 2009
Filipe Albuquerque (POR) Audi A4 2008
Martin Tomczyk (ALE) Audi A4 2008
Timo Scheider (ALE) Audi A4 2009
Miguel Molina (ESP) Audi A4 2008
Olivier Jarvis (GBR) Audi A4 2009
Bruno Spengler (CAN) Mercedes-Benz C-Klasse 2009
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz C-Klasse 2009

Com esses resultados, Martin Tomczyk conquista o título da DTM na temporada 2011 com uma prova de antecedência, deixando Bruno Spengler, mais uma vez, desconsolado depois de liderar durante praticamente todo o campeonato, tal qual o fez em 2010, quando perdeu o "caneco" para Paul di Resta nas últimas corridas do ano. O canadense, inclusive, corre o risco de perder o vice-campeonato para Mattias Ekström.

Martin Tomczyk (Alemanha) 64
Bruno Spengler (Canadá) 51
Mattias Ekström (Suécia) 49
Timo Scheider (Alemanha) 34
Mike Rockenfeller (Alemanha) 26
Jamie Green (Grã-Bretanha) 25
Ralf Schumacher (Alemanha) 21
Edoardo Mortara (Itália) 21
Gary Paffett (Grã-Bretanha) 21
10º Olivier Jarvis (Grã-Bretanha) 13
11º Filipe Albuquerque (Portugal) 9
12º Miguel Molina (Espanha) 5
13º Maro Engel (Alemanha) 5
14º Christian Vietoris (Alemanha) 4
15º Tom Kristensen (Dinamarca) 2
16º David Coulthard (Grã-Bretanha) 1

O péssimo desempenho dos carros da Mercedes-Benz nas últimas provas não são refletidos somente no campeonato de pilotos, com a perda do título, mas também no campeonato entre os times, já que a equipe principal da marca da estrela de três pontas, que chegou a abrir 14 pontos da segunda colocada em Nürburgring, é agora vice-líder, e com cinco pontos atrás do principal time da Audi. As coisas não andam muito bem em Stuttgart...

Audi Sport Team Abt Sportsline 77
Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG 72
Audi Sport Team Phoenix 64
Audi Sport Team Abt 47
Salzgitter/AMG Mercedes 46
Audi Sport Team Rosberg 30
Deutsche Post/GQ AMG Mercedes 6
Audi Sport Team Abr Junior 5
Junge Sterne/TV Spielfilm AMG Mercedes 4

A DTM faz, daqui a três semanas, a última prova do ano no circuito de Hockenheim, que tradicionalmente abre e fecha a temporada da categoria, ressaltando que no início do ano o vencedor foi Bruno Spengler, da Mercedes-Benz.

Abaixo seguem dois vídeos contendo uma volta virtual com um carro de DTM em Valência:



Nenhum comentário:

Postar um comentário