The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 23 de outubro de 2011

DTM - Round 10 - Hockenheim - Green vence a prova de encerramento do campeonato


Como habitualmente acontece no DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, coube a Hockenheim o evento de encerramento da temporada, algo que não acontecem no ano passado devido à frustrada tentativa dos organizadores em expandir a categoria em busca dos iuans chineses. 

Normalmente, Hockenheim é terreno da Mercedes-Benz, que não perde uma corrida lá desde a corrida inaugural do campeonato de 2009, e neste ano a situação não foi diferente, cabendo à Jamie Green a vitória.

O britânico, escolhido para ocupar o lugar de Paul di Resta, campeão da temporada passada, e que se transferiu para a Fórmula 1, finalmente justificou a confiança da marca da estrela de três pontas depois de algumas apresentações bastante frustrantes nas últimas corridas.

Green, que não vencia desde Norisring no ano passado, partiu da segunda colocação, assumindo a liderança da prova logo na primeira curva, só perdendo a ponta devido à diferença de estratégias em relação aos demais pilotos, recuperando-a posteriormente, quando todos cumpriram os dois pit stops obrigatórios.

A vitória, no entanto, serviu como prêmio de consolação da Mercedes-Benz, que dominou o campeonato no início da temporada, vindo a perder terreno da metade do ano, custando-lhe o campeonato de pilotos e de equipes. Antes de Green, Spengler foi o último piloto da marca a vencer em 2011, e isso na quinta prova do calendário, em Norisring.

Com o título assegurado em Valência, Tomczyk correu livre de pressão, mas não foi capaz de fazer frente a Green, que facilmente se desgarrou dos demais após a largada. O campeão de 2011, que partiu do terceiro posto, conseguiu a segunda colocação na primeira curva, mantendo-a até o final.

Miguel Molina, a grande revelação de 2010, novamente decepcionou seu time, não conseguindo aproveitar a segunda pole position nas três últimas provas. Ao menos, o espanhol salvou um pódio, mas é grande candidato a ser preterido pela Audi no ano que vem, com a diminuição de três vagas por marca com a entrada da BMW.

Em sua corrida de despedida pela Mercedes-Benz, Bruno Spengler, que está de malas prontas para a BMW, também não correspondeu às expectativas. Saindo da sexta posição, terminou a prova em uma magra nona colocação, longe da zona de pontos, perdendo o vice-campeonato para Mattias Ekström, que também foi mediano em Hockenheim, conquistando apenas a sexta posição, contando com a ajuda de Scheider, que abriu o caminho para o sueco a dez voltas do fim.

Esses foram os que pontuaram em Hockenheim:

Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz C-Klasse 2009
Martin Tomczyk (ALE) Audi A4 2008
Miguel Molina (ESP) Audi A4 2008
Mike Rockenfeller (ALE) Audi A4 2009
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz C-Klasse 2009
Mattias Ekström (SUE) Audi A4 2009
Timo Scheider (ALE) Audi A4 2009
Olivier Jarvis (GBR) Audi A4 2009

Tal qual aconteceu no ano passado, Spengler começou o ano mostrando bastante força, mas foi gradativamente se apagando a partir do meio do campeonato.

Se em 2010 a situação da Mercedes-Benz não foi ruim, já que a queda de rendimento de Spengler foi substituída pela arrancada de Paul di Resta, em 2011 a perda do título se deu para um piloto da rival Audi, para desespero de Norbert Haug.

Spengler, que na temporada passada também acabou alijado da segunda colocação no campeonato por Gary Paffett, ainda perdeu o vice-campeonato para Mattias Ekström, o qual teve um desempenho fulminante na segunda metade do campeonato, com três vitórias e um segundo lugar. Infelizmente, o sueco demorou para "acordar", o que privou da briga pelo título.

 Martin Tomczyk 72
 Mattias Ekström 52
 Bruno Spengler 51
 Timo Scheider 36
 Jamie Green 35
 Mike Rockenfeller 31
 Gary Paffett 25
 Ralf Schumacher 21
 Edoardo Mortara 21
10º  Olivier Jarvis 14
11º  Miguel Molina 11
12º  Filipe Albuquerque 9
13º  Maro Engel 5
14º  Christian Vietoris 4
15º  Tom Kristensen 2
16º  David Coulthard 1

A Audi Sport Team Abt Sportsline confirma o título entre os times, resultado conseguido, em grande parte, pela péssima apresentação dos carros do time principal da Mercedes-Benz em Oschersleben e Valência.

Depois de três anos com títulos da equipe principal da marca da estrela de três pontos, a Audi Sport Team Abt Sporstline repete o ano de 2007, até então o único campeonato do time na categoria.

Audi Sport Team Abt Sportsline 85
Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG 76
Audi Sport Team Phoenix 72
Salzgitter/AMG Mercedes 56
Audi Sport Team Abt 50
Audi Sport Team Rosberg 30
Audi Sport Team Abt Junior 11
Deutsche Post/GQ AMG Mercedes 6
Junge Sterne/TV Spielfilm AMG Mercedes 4

O campeonato, que se encerrou nesse domingo, promete grandes novidades para 2012, principalmente com a entrada da BMW, e com os novos modelos da Audi e da Mercedes-Benz que, apesar de se tratarem do mesmo chassi por motivo de redução de custos, tanto a carenagem, motor e suspensão serão de fabricação própria de cada marca.

No ano que vem, acontecerão as mesmas dez etapa do calendário de 2011, iniciando-se em 29 de abril, também em Hockenheim, e mais a repetição do evento que não conta pontos para o campeonato no Estádio Olímpico de Munique, vencido por Edoardo Mortara, nos moldes da Race of Champions.

A temporada do ano que vem dá sinais de que será bastante interessante, contando com a estreia, finalmente, de um piloto brasileiro, Augusto Farfus, que acompanha a BMW desde 2007.

Abaixo seguem dois vídeos contendo uma volta virtual com um carro de DTM em Hockenheim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário