A máxima de que todo campeão tem e seu favor a sorte nunca foi tão verdadeira quanto em Suzuka, onde Sebastian Vettel conquistou a décima segunda pole position em 2011, mantendo a hegemonia da Red Bull em classificações na atual temporada.
Apesar da supremacia dos carros desenhados por Adrian Newey nos anos anteriores, a McLaren surpreendeu mostrando desde o começo dos trabalhos que tinha um carro bem acertado e rápido o suficiente para largar à frente do atual time campeão de construtores, tanto que Jenson Button dominou todos os treinos livres ao ser o mais veloz em todas as sessões.
Um dos carros prateados da equipe de Woking certamente ficaria com o lugar de honra no grid de largada, mas tudo veio abaixo quando Sebastian Vettel conseguiu "tirar um coelho da cartola", tal qual Michael Schumacher o fazia nos áureos tempos de Benetton e Ferrari, e baixou em 151 milésimos o já excepcional tempo de Hamilton marcado ainda na primeira tentativa durante o Q3.
Entretanto, no momento em que as coisas eram "para valer", ou seja, na terceira parte do treino de qualificação, a sorte de campeão de Vettel deu o "ar de sua graça", primeiro quando "atrasou" Jenson Button o bastante para deixar o campeão de 2009 com o segundo posto na grelha de partida a apenas nove milésimos de segundo de Vettel.
Depois, a "sorte de Vettel" atacou a McLaren, que teve um erro de cálculo ao liberar Hamilton no limite para abrir uma última volta. O britânico, para abrir espaço de Button, que vinha à frente, diminuiu excessivamente a velocidade na chicane Casio Triangle sem a cautela verificar quem lhe seguia. Mark Webber e Michael Schumacher, que vinham atrás, tiveram de "rebolar" para passar Hamilton, e o alemão chegou a ir para a grama, chamando posteriormente o piloto da McLaren de "estúpido" após ter sido empurrado para fora da pista. É mais um triste capítulo de polêmicas par Hamilton, principalmente em 2011, que sequer conseguiu abrir uma última tentativa, nada se justificando a cara amarrada que fez questão de apresentar ao final da sessão.
Para se ter uma ideia do quão competente foi Sebastian Vettel basta comparar o desempenho dele com Mark Webber, o qual ficou num distante quinto lugar, quase sete décimos mais lento que seu colega de time. Isso sem contar o excepcional trabalho da fábrica da Red Bull em Milton Keynes, Inglaterra, ao conseguir aprontar o bico com as novas especificações para substituir aquele quebrado com o acidente sofrido pelo alemão no primeiro treino livre, peça que chegou aos boxes do time poucos minutos antes da classificação.
A Ferrari, por outro lado, nunca foi capaz de figurar à frente das Red Bulls e McLarens, sendo praticamente meio segundo mais lenta que o tempo da pole, ficando com o quarto e quinto lugares realmente pela incompetência de Webber. Neste cenário, Felipe Massa, inesperadamente, conseguiu superar Fernando Alonso, seu colega de equipe, e pela terceira vez em cinco corridas largará à frente do espanhol. O brasileiro, porém, não pode comemorar tão cedo, primeiro porque partirá do lado sujo da pista, e segundo porque divide a segunda fila com Hamilton, situação que pode provocar mais um capítulo na rusga entre os dois, acentuada ainda mais pelos incidentes em Cingapura.
Entre os demais, grande resultado da Renault, que novamente colocou ambos os seus carros entre os dez primeiros colocados, a terceira oportunidade em quatro provas, colocando em destaque o desempenho de Bruno Senna, sem hipocrisia, que faz apenas a sua quarta corrida do ano, chegando à sua terceira Q3, redimindo-se do acidente sofrido no treino livre da manhã de sábado após cometer um erro na saída da curva Spoon.
Kamui Kobayashi, correndo em casa, deu a sua torcida a que comemorar quando conseguiu chegar à terceira parte do treino, prometendo fazer uma grande corrida amanhã se levarmos em conta o que o nipônico conseguiu realizar no ano passado, com diversas ultrapassagens em plena freada para a Hairpin Curve.
E novamente a ridícula regra dos pneus fez com que a terceira e mais importante parte do treino de qualificação ficasse, mais uma vez, alijada de todos os carros que poderiam fazer parte dela, já que Schumacher, Senna, Petrov e Kobayashi, apesar de terem ido à pista, não marcaram qualquer tempo para a economia de um jogo de pneus macios para a corrida, e por isso foram classificados ordenados de acordo com o número de seus carros, 3, 9, 10 e 16, respectivamente, conforme manda o 36.2 regulamento desportivo, o que está totalmente equivocado, já que a classificação entre aqueles que não registraram tempos na Q3 deveriam ser ordenados de acordo com o resultado da Q2, com Petrov em oitavo e Senna em nono, mas norma é norma.
Os destaques negativos ficam para Sérgio Pérez e Nico Rosberg, mas não pelo que fizeram na pista, e sim pelo que não fizeram, já que ficaram impossibilitados de marcar tempos na Q2 e Q1 respectivamente em razão de problemas mecânicos em seus carros. Pior para o piloto da Mercedes GP, que terá de largar na 23ª posição em uma pista em que as possibilidades de ultrapassagens são diminutas.
Vitantonio Liuzzi também não conseguiu completar nenhuma volta cronometrada na primeira parte do treino de qualificação. O italiano, que guia para a raquítica HRT, teve problemas durante todo o fim de semana, encostando seu carro na grama em todas as sessões que participou, razão pela qual certamente receberá autorização para participar da prova amanhã, principalmente considerando o tempo marcado pelo seu companheiro de time, o que deixa claro as "condições excepcionais" exigidas pelo regulamento.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min33s051 | 1min31s424 | 1min30s466 |
2º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min32s947 | 1min31s434 | 1min30s475 |
3º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min32s843 | 1min31s139 | 1min30s617 |
4º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min33s235 | 1min31s909 | 1min30s804 |
5º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min32s817 | 1min31s612 | 1min30s886 |
6º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min33s135 | 1min31s576 | 1min31s156 |
7º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes GP | 1min33s748 | 1min32s116 | sem tempo |
8º | Bruno Senna (BRA) | Renault | 1min33s359 | 1min32s297 | sem tempo |
9º | Vitaly Petrov (RUS) | Renault | 1min32s877 | 1min32s245 | sem tempo |
10º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min32s626 | 1min32s380 | sem tempo |
11º | Adrian Sutil (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min32s761 | 1min32s463 | |
12º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min33s499 | 1min32s746 | |
13º | Rubens Barrichello (BRA) | Williams/Cosworth | 1min33s921 | 1min33s079 | |
14º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Cosworth | 1min33s781 | 1min33s224 | |
15º | Sébastien Buemi (SUI) | Toro Rosso/Ferrari | 1min33s064 | 1min33s227 | |
16º | Jaime Alguersuari (ESP) | Toro Rosso/Ferrari | 1min35s111 | 1min33s427 | |
17º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min34s704 | sem tempo | |
18º | Heikki Kovalainen (FIN) | Lotus/Renault | 1min35s454 | ||
19º | Jarno Trulli (ITA) | Lotus/Renault | 1min35s514 | ||
20º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Virgin/Cosworth | 1min36s439 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Virgin/Cosworth | 1min36s507 | ||
22º | Daniel Ricciardo (AUS) | HRT/Cosworth | 1min37s846 | ||
23º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes GP | sem tempo | ||
24º | Vitantonio Liuzzi (ITA) | HRT/Cosworth | sem tempo | ||
107% (tempo de corte) | 1min39s109 |
A pole position deixa Sebastian Vettel em posição bastante confortável para repetir o feito conquistado em 2009 e 2010, e assim garantir, de forma categórica, o bicampeonato, principalmente se conseguir completar a primeira curva na liderança da corrida.
As McLarens, rápidas durante todo o fim de semana, serão páreo bastante duro, mas ainda vejo Vettel extremamente motivado para disparar na frente e fechar matematicamente a disputa pelo título, o que provavelmente deixará as Ferraris, mais uma vez, longe do pódio, a menos que contem com a "ajuda" de mais uma besteira de Hamilton, que vem provando ser psicologicamente fraco e propenso a "trovoadas" diante de um colega de time forte mentalmente.
Para quem aprecia corridas, aconselho a ficar de olho nas de Kamui Kobayashi, que certamente será o showman de Suzuka, e de Bruno Senna, que deseja ter um bom papel na pista que consagrou o seu tio.
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