Sem surpresas, Sebastian Vettel conquistou mais uma pole position, a 13ª da temporada, igualando o recorde a marca de Ayrton Senna em 1988 e 1989, e de Alain Prost em 1993, estando a apenas uma para alcançar o recorde de Nigel Mansell em 1992, com 14 poles, o que significa dizer que, com duas corridas ainda restantes, o atual bicampeão tem grandes chances de "embolsar" mais uma marca importante, ainda que domínio de Mansell em qualificações tenha sido maior, já que naquela época eram apenas 16 as etapas no calendário.
No Q3, Lewis Hamilton era o único que mostrava capacidades de bater o tempo de Sebastian Vettel, mas logo abortou a sua segunda volta lançada após a segunda parcial, bem porque o alemão vinha um pouco atrás bem mais rápido.
Mesmo tendo feito o segundo tempo, Hamilton sairá na quinta colocação, eis que foi punido com a perda de três posições no grid de largada por ter ignorado as bandeiras amarelas durante o primeiro treino livre da sexta-feira. Disse ele que o rádio não funcionou, e que não viu os fiscais, mas o fato é que existem luzes de alerta no próprio volante indicando o status da pista, e é mais um "risco" na tumultuada temporada de 2011 do britânico.
Outros que receberam punições foram Sérgio Sanchez, que recebeu a mesma pena de Hamilton por ter também ignorado as bandeiras amarelas no primeiro treino livre, e por isso sairá apenas em vigésimo, e Vitaly Petrov, que largará cinco posições sobre o que conquistou na qualificação, saindo da 16ª colocação por ter sido considerado culpado pelo acidente que envolveu Michael Schumacher na curva 3 na Coreia.
A Ferrari, que chegou a ter um brilharete no segundo treino livre de sexta-feira, quando Felipe Massa fez o melhor tempo, realmente mostrou que não tinha carro para acompanhar o ritmo das Red Bulls e de Hamilton em qualificação, mas a esperança do time é que as coisas corram um pouco melhor em andamento de corrida, o forte dos 150º Itália, principalmente nas mãos de Fernando Alonso, que certamente tem grandes chances de fazer, no mínimo, um pódio, já que sairá da terceira posição.
Felipe Massa, com o erro cometido na sua segunda volta lançada da Q3, quando exagerou na zebra interna da curva 8, acertando uma pequena elevação colocada exatamente para impedir o "corte" na curva, o que causou a quebra da suspensão dianteira direita, ficou impedido de "herdar" uma posição em razão da punição imposta a Hamilton.
Os demais brasileiros, Barrichello e Senna, também decepcionaram, já que ambos ficaram, mais uma vez, atrás de seus respectivos companheiros de equipe, Maldonado e Petrov, e tudo indica para uma corrida complicada para nossos conterrâneos, que dificilmente chegarão na zona de pontuação.
De se destacar, por fim, o grande resultado da Toro Rosso, já que ambos os seus carros conseguiram chegar ao Q3, e com louvor, sendo de se lamentar, no entanto, que Buemi e Alguersuari, juntamente com Sutil, não tenham ido à pista na última parte da qualificação em razão do formato dos treinos que faz com que os times médios poupem pneus novos para a corrida.
Apesar de ter feito um tempo bem acima dos 107% do melhor tempo no Q1, Timo Glock certamente receberá autorização para participar da prova, eis que o alemão, que estava com a caixa de câmbio danificada, sem a quina marcha, foi à pista apenas para mostrar que tem condições de entrar na regra das "condições excepcionais".
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min26s218 | 1min24s657 | 1min24s178 |
2º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min26s563 | 1min25s019 | 1min24s474 |
3º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min26s473 | 1min25s282 | 1min24s508 |
4º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min26s774 | 1min25s158 | 1min24s519 |
5º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min26s225 | 1min25s299 | 1min24s950 |
6º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min27s012 | 1min25s522 | 1min25s122 |
7º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes GP | 1min26s364 | 1min25s555 | 1min25s451 |
8º | Adrian Sutil (ALE) | Force Inda/Mercedes-Benz | 1min26s271 | 1min26s140 | sem tempo |
9º | Sébastien Buemi (SUI) | Toro Rosso/Ferrari | 1min26s608 | 1min26s161 | sem tempo |
10º | Jaime Alguersuari (ESP) | Toro Rosso/Ferrari | 1min26s557 | 1min26s319 | sem tempo |
11º | Vitaly Petrov (RUS) | Renault | 1min26s189 | 1min26s319 | |
12º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes GP | 1min26s790 | 1min26s337 | |
13º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min26s864 | 1min26s503 | |
14º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Cosworth | 1min26s829 | 1min26s537 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Renault | 1min26s766 | 1min26s651 | |
16º | Rubens Barrichello (BRA) | Williams/Cosworth | 1min27s479 | 1min27s247 | |
17º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min27s249 | 1min27s562 | |
18º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min27s876 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Lotus/Renault | 1min28s565 | ||
20º | Jarno Trulli (ITA) | Lotus/Renault | 1min28s752 | ||
21º | Daniel Ricciardo (AUS) | HRT/Cosworth | 1min30s216 | ||
22º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min30s238 | ||
23º | Jérôme D'Ambrosio (BEL) | Virgin/Cosworth | 1min30s866 | ||
24º | Timo Glock (ALE) | Virgin/Cosworth | 1min34s046 | ||
107% (tempo de corte) | 1min32s222 |
Com a punição a Hamilton, a corrida fica inteiramente nas mãos da Red Bull, já que ambos os carros partem da primeira fila, com Vettel na frente, e Webber logo atrás, e não se surpreendam se o alemão, ao final da prova, abra o caminho para o australiano vencer pela primeira vez no ano, já que Webber ainda briga pelo vice-campeonato.
Será interessante ver como será a estratégia dos pneus, já que é evidente que os pneus duros são cerca de dois segundos mais lentos que os pneus macios, e o regulamento determina que ambos os compostos sejam usados durante a prova.
A previsão é que as equipes façam uma troca de pneus nas derradeiras voltas da prova apenas para cumprir o regulamento, e não é de se espantar que isso seja feito na penúltima volta, para abrir o giro final com os pneus de tarja prateada
A outra questão serão as problemáticas tentativas de ultrapassagens em razão do excesso de sujeira fora do trilho dos carros. Quem se arriscar demais em passar alguém poderá ter problemas para segurar a posição durante algumas voltas, até que os pneus sejam limpos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário