Depois de quase um mês e meio parado, o WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo promovido pela FIA, finalmente volto à ativa, e com uma novidade, a estreia na categoria do circuito de Suzuka, no Japão, em substituição à pista de Okayama, que sediou a etapa nipônica nos últimos três anos, sempre com provas interessantes sob constante chuva.
Tendo em vista a grande extensão de Suzuka, com mais de 5,3 quilômetros, a organização do campeonato decidiu pela utilização de um dos traçados curtos do autódromo, o Leste, que compreende a reta dos boxes e os esses, retornando novamente à reta principal com uma curva à direita após a Dunlop.
Como é de praxe nas provas do período asiático, houve várias modificações na lista de inscritos.
A equipe oficial da Chevrolet, como costumeiramente faz em alguns eventos, convidou um piloto "da casa" para correr com um quarto carro do time. Dessa vez, o escolhido foi Toshihiro Arai, piloto de rally, que atualmente está no IRC, o International Rally Championship, com um Subaru Impreza, tendo participado de algumas corridas do WRC nos anos anteriores.
A Engstler Motorsport, equipe do alemão Franz Engstler, inscreveu um terceiro carro para o piloto de Hong Kong Charles Ng, que no ano passado foi campeão do ATCS, o Campeonato Asiático de Carros de Turismo.
Tal qual em Valência, Engstler também colocou no grid um carro sob a bandeira do time denominado de Deteam KK Motorsport, substituindo o russo Sigacev pelo japonês Masaki Kano, que normalmente participa apenas da prova em Macau.
A Wiechers-Sport, para o lugar de Stefano D'Aste, trouxe de volta ao seu BMW 320TC o piloto britânico Colin Turkington, que já correu pelo time em 2011 durante a etapa em Donington Park.
Por fim, a Sunred Engineering, time semi-oficial da Seat, também inscreveu um carro extra aproveitando os ienes do japonês Hiroki Yoshimoto, que corre há três anos pelo campeonato Super GT em seu país.
Novamente o grid foi dominado pelos carros oficiais da Chevrolet, com Alain Menu conquistando a pole position, marcando o tempo de 53s443, à média de 151,091 km/h, deixando os postulantes ao título para trás, já que Muller ficou com o segundo posto e Huff em quarto, com Dahlgren e seu Volvo C30 se intrometendo na armada dos Cruze.
O início da prova foi bastante confuso, já que entre a largada e a primeira curva aconteceram três acidentes, dois deles totalmente independentes, os quais levaram à intervenção do safety car por seis voltas.
No primeiro deles, Dahlgren deu "adeus" a um potencial lugar no pódio quando foi tocado por Nykjaer logo após a saída dos boxes, o que causou a rodada do Volvo C30, que posteriormente acertou com força o guard-rail na parte interna da pista.
Alguns segundos depois, Coronel e Tarquini entraram juntos na primeira curva e se tocaram à frente de todo o pelotão. Sem conseguir desviar, Monteiro acertou Coronel, causando o abandono de ambos. Mais atrás, Villa, Barth e Yashimoto se tocaram quando diminuíram a velocidade para tentar evitar da confusão à frente.
Por outro lado, com uma boa largada, Muller logo tomou a ponta, mas não conseguiu segurá-la por muito tempo, já que uma volta depois da relargada foi facilmente ultrapassado por Menu. Dois giros depois, o francês, quando recebia pressão de Huff, cometeu um de seus raros erros na freada da curva que leva à reta principal e foi ultrapassado pelo seu colega de time, e também por Nykjaer. Sem conseguir reagir, Muller teve de se contentar com o quarto lugar.
Alain Menu, por seu turno, logo que retomou a liderança conseguiu abrir vantagem confortável, passando posteriormente a administrar a corrida, vencendo de uma forma relativamente fácil pela quarta vez na temporada, deixando Huff, que briga pelo título, em segundo.
Destaque para Michel Nyjkaer, que conseguiu o primeiro pódio dele em 2011 após suportar grande pressão de Muller nos instantes finais da prova.
Outro que fez grande corrida foi o japonês Yokinori Taniguchi, certamente em razão do fator "casa", conquistando o melhor resultado da carreira dele no WTCC, o sétimo lugar, que o levou aos pontos na classificação geral pela segunda vez, sendo que a primeira e única até então tinha sido em Okayama, no ano passado.
Colin Turkington, que foi campeão do BTCC, o Campeonato Britânico de Carros de Turismo, em 2009, mostrou, mais uma vez, do que é capaz, pontuando novamente, razão pela qual é difícil de entender porque o inglês não recebeu até agora um contrato para uma temporada integral no WTCC.
Além de faturar um lugar no pódio, Nykjaer foi o vencedor entre aqueles que disputam o Troféu Yokohama. Poulsen, o líder desse certamente, ficou em segundo, e Colin Turkington ficou com o terceiro posto.
Marcaram pontos na primeira bateria:
1º | Alain Menu (SUI) | Chevrolet Cruze |
2º | Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze |
3º | Michel Nykjaer (DIN) | Seat León 1.6T |
4º | Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze |
5º | Kristian Poulsen (DIN) | BMW 320TC |
6º | Colin Turkington (GBR) | BMW 320TC |
7º | Yukinori Taniguchi (JAP) | Chevrolet Cruze |
8º | Mehdi Bennani (MAR) | BMW 320TC |
9º | Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León 1.6T |
10º | Franz Engstler (ALE) | BMW 320TC |
Na segunda bateria, cuja largada é feita com os carros parados, e o grid de largada é definido pela inversão dos dez primeiros colocados do Q1, na qualificação, a pole position ficou para Darryl O'Young, que não conseguiu aproveitar a posição de honra.
O piloto de Hong Kong largou muito mal, caindo algumas posições até ser "convidado" a se retirar da prova por Gabriele Tarquini, que o acertou na freada para a primeira curva. O italiano, por sua vez, recebeu um drive through pela sua conduta reprovável em pista, abandonando a corrida algumas voltas depois de cumprir a punição.
Largando da segunda posição Tom Coronel conseguiu arrancar muito bem, tendo atrás de si a armada Chevrolet, que impôs intensa pressão por todas as 23 voltas da corrida. Dessa vez, o experiente holandês conseguiu suportar as investidas, aproveitando os pouquíssimos pontos de ultrapassagem do traçado leste de Suzuka, e cruzou a linha de chegada na primeira colocação, vencendo a primeira corrida de 2011, e a primeira desde Okayama em 2008.
Coube ao trio da Chevrolet ficar com as posições seguintes, com Muller em segundo, que suportou a pressão imposta por Huff, o terceiro. Alain Menu, que partiu da sexta posição, conseguiu o quarto posto.
Mesmo com um carro remendado em razão dos danos sofridos na bateria anterior, que se encerrou cerca de cinquenta minutos antes da largada da segunda bateria, Robert Dahlgren, que andou a maior parte da prova em quarto, ficou com o quinto posto após um pequeno erro na primeira perna dos esses, o que permitiu a ultrapassagem de Menu na volta 12.
Entre os independentes, Michel Nykjaer venceu novamente, mas a vida do dinamarquês durante a prova não foi fácil, tendo tido de segurar com unhas e dentes a posição frente à grande pressão imposta por Colin Turkington, que ficou com o segundo posto. Javier Villa completou os três primeiros.
Marcaram pontos na segunda bateria:
1º | Tom Coronel (HOL) | BMW 320TC |
2º | Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze |
3º | Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze |
4º | Alain Menu (SUI) | Chevrolet Cruze |
5º | Robert Dahlgren (SUE) | Volvo C30 Drive |
6º | Michel Nykjaer (DIN) | Seat León 1.6T |
7º | Colin Turkington (GBR) | BMW 320TC |
8º | Javier Villa (ESP) | BMW 320TC |
9º | Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320TC |
10º | Kristian Poulsen (DIN) | BMW 320TC |
Alain Menu, apesar de ainda ter chances de ser campeão, é praticamente carta fora do baralho em razão da combinação de resultados da qual depende para levar o "caneco".
1º | Yvan Muller (França) | 363 |
2º | Robert Huff (Grã-Bretanha) | 350 |
3º | Alain Menu (Suíça) | 290 |
4º | Tom Coronel (Holanda) | 183 |
5º | Gabriele Tarquini (Itália) | 159 |
6º | Tiago Monteiro (Portugal) | 109 |
7º | Kristian Poulsen (Dinamarca) | 92 |
8º | Norbert Michelisz (Hungria) | 83 |
9º | Franz Engstler (Alemanha) | 69 |
10º | Robert Dahlgren (Suécia) | 68 |
11º | Michel Nyjkaer (Dinamarca) | 66 |
12º | Javier Villa (Espanha) | 57 |
13º | Darryl O'Young (China) | 43 |
14º | Cacá Bueno (Brasil) | 25 |
15º | Colin Turkington (Grã-Bretanha) | 16 |
16º | Stefano D'Aste (Itália) | 12 |
17º | Pepe Oriola (Espanha) | 10 |
18º | Mehdi Bennani (Marrocos) | 8 |
19º | Fredy Barth (Suíça) | 7 |
20º | Yukinori Taniguchi (Japão) | 6 |
21º | Aleksei Dudukalo (Rússia) | 4 |
1º | Kristian Poulsen (Dinamarca) | 111 |
2º | Norbert Michelisz (Hungria) | 100 |
3º | Michel Nykjaer (Dinamarca) | 96 |
4º | Franz Engstler (Alemanha) | 88 |
5º | Javier Villa (Espanha) | 87 |
6º | Darryl O'Young (China) | 81 |
7º | Pepe Oriola (Espanha) | 52 |
8º | Mehdi Bennani (Marrocos) | 38 |
9º | Stefano D'Aste (Itália) | 37 |
10º | Aleksei Dudukalo (Rússia) | 31 |
11º | Fredy Barth (Suíça) | 27 |
12º | Colin Turkington (Grã-Bretanha) | 26 |
13º | Yukinori Taniguchi (Japão) | 26 |
14º | Ibrahim Okyay (Turquia) | 3 |
15º | Marchy Lee (China) | 3 |
16º | David Sigacev (Rússia) | 2 |
17º | Masaki Kano (Japão) | 1 |
18º | Fabio Fabiani (Itália) | 1 |
1º | Chevrolet | 810 |
2º | BMW Customer | 485 |
3º | Seat Customer | 435 |
4º | Volvo | 138 |
Pelo Trofeu Yokohama, a Engstler Motorsport mantem a liderança folgada, mesmo com a Sunred se aproximando em cinco pontos, fazendo com que a disputa pelo título fique entre esses dois times, já que a Proteam necessita de uma série de resultados bastante improváveis para repetir o feito de 2007, 2008 e 2010, quando foi campeã.
1º | Liqui Moly Team Engstler | 192 |
2º | Sunred | 144 |
3º | Proteam | 121 |
4º | Bamboo | 106 |
5º | Zengö-Dension | 89 |
6º | Wiechers-Sport | 61 |
7º | Lukoil Sunred | 31 |
8º | Seat Swiss | 27 |
9º | DeTeam KK | 6 |
10º | Borusan Otomotiv | 3 |
A próxima etapa acontecerá daqui a duas semanas, na China, em evento que estreia no calendário do WTCC, e que acontecerá na pista de Tianma, de apenas 2,063 quilômetros de extensão, localizada nos arredores de Xangai, tendo sido inaugurada em 2004, e que receberá pela primeira vez um evento de grande porte, já que até então só sediava eventos do Campeonato Chinês de Superbike.
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