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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Lotus E20





Agora oficialmente batizada apenas de Lotus, a escuderia que já se chamou Toleman, Benetton e Renault mostrou o seu novo modelo, com a qual irá competir em 2012, denominado de E20, justamente por ser o vigésimo carro construído na fábrica da equipe, sediada em Enstone, na Inglaterra.

O E20 segue a tendência já adotada por todos os times que lançaram o carro anteriormente, à exceção da McLaren, com o pequeno degrau no bico do carro, algo que, inclusive, vem levantando suspeitas nos especialistas da categoria, já que é curioso o fato de que quase todos os engenheiros tenham introduzido, ao mesmo tempo, um desenho similar para se adequarem ao rebaixamento do bico em razão da modificação do regulamento técnico da categoria.

O degrau na frente do carro, que tem tornado os carros de 2012 feitos demais, parece ter tido efeito contrário no E20, que é sem dúvida o carro mais belo apresentado até agora, ajudado pelo libré preto e dourado utilizado desde o ano passado.

Nos demais aspectos, o carro parece muito semelhante ao seu antecessor, o R31, já que não houve alterações significativas nos sidepods e na carenagem sobre o cofre do motor, a não ser a rejeição ao escapamento lateral, sob o cockpit, para acolher a ideia tradicional.

No ano passado, o time, que tinha grandes esperanças de retornar ao lugar mais alto do pódio, foi atingido em cheio com o acidente de Robert Kubica, já que toda a estrutura foi montada em torno do polonês, que ainda segue em recuperação.

Para 2012, depois de penar com Nick Heidfeld, Vitaly Petrov e Bruno Senna, que levaram o time a uma vertiginosa queda no desempenho a partir da segunda metade da temporada, Eric Boullier preferiu promover o retorno de Kimi Räikkönen, que volta à Fórmula 1 depois de ter sido preterido pela Ferrari no final de 2009, e passado dois anos correndo no WRC dizendo que não retornaria à categoria máxima do automobilismo.

O finlandês originariamente iniciou as negociações para o seu regresso junto à Williams, que fez questão de rechaçar o pedido do campeão de 2007 para ter participação acionária no time de Grove, exigência esta que não encontrou barreiras na Lotus.

No segundo carro a Lotus dá uma segunda chance ao amadurecido franco-suíço Romain Grosjean,  que por muito pouco não "se queimou" para a Fórmula 1 quando foi obrigado por Flavio Briatore a substituir Nelson Piquet na Renault no fim de 2009, tendo de "reconstruir" sua caminhada correndo no FIA GT em 2010, tornando à GP2 no ano passado, sagrando-se campeão com méritos.

A expectativa de todos é que a nova Lotus inicie 2012 ainda atrás das três grandes, além da Mercedes GP, sendo certo que eventual evolução dependerá, em muito, de como Räikkönen trabalhará com os engenheiros, algo que certamente não é o forte do finlandês.

Ficha técnica:


Pilotos
 Kimi Räikkönen - 10  Romain Grosjean
Chassi
E20
Caixa de câmbio
Em titânio, de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios
não divulgado
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
OZ de 13 polegadas
Motor
Renault R27-2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Total

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