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domingo, 12 de fevereiro de 2012

Rally da Suécia


Neste fim de semana aconteceu a segunda etapa do WRC, o Campeonato Mundial de Rally da FIA, tendo como palco a Suécia, onde o frio e a neve colocou à prova a habilidade dos pilotos em um total de 24 estágios cronometrados, ou seja, um na quinta-feira, nove na sexta-feira (sendo seis deles totalmente em solo norueguês, e apenas um, a SS2, parte na Suécia e parte na Noruega, com direito a travessia de fronteiras), oito no sábado e os seis restantes no domingo, totalizando 349,16 quilômetros de competição, ou 1.842,60 quilômetros, contando os trechos de ligação.

Baseado na cidade Karlstad, a cerca de 310 quilômetros à oeste de Estocolmo, e aproximadamente a 130 quilômetros da fronteira com a Noruega, a etapa transcorreu com temperaturas que chegaram a 25 graus negativos, frio que não afastou os espectadores, que se amontoaram principalmente para ver os carros saltando pelo trecho denominado de "Colin's Crest", em homenagem ao espetacular escocês Colin McRae, campeão da categoria em 1995, e que faleceu em um acidente de helicóptero em 2007.

Para este rally, foram introduzidas novas regras esportivas, primeiro com a criação de uma espécie de "estágio de qualificação" após o shakedown, sendo que o mais rápido poderá escolher a posição em que largará no dia seguinte, seguindo a ordem de colocações nesse estágio até que o último não tenha mais opções.

Além disso, para os demais dias, a ordem de largada se dará pela inversão da classificação no dia anterior, sendo que o piloto que estiver liderando a competição será o último a largar durante todo o dia seguinte, evitando, assim, as bizarras estratégias vistas nos últimos anos, em que os pilotos reduziam a velocidade no último estágio do dia para não ser o primeiro a largar na manhã seguinte, sem que o "trilho" esteja formado, levando a uma menor aderência dos pneus.

Com a expectativa de manter o domínio no evento sueco, que vem desde 2006, o time oficial da Ford sabia que o principal rival seria seu ex-piloto Mikko Hirvonen, agora na Citroën, vencedor das duas últimas edições, e por isso a equipe do oval azul apostou todas as fichas em Jari-Matti Latvala, que queria se redimir do acidente que sofreu em Monte Carlo.

A briga entre esses dois finlandeses, Hirvonen e Latvala, foi a tônica do Rally da Suécia, sem dar qualquer chances aos demais pilotos, inclusive Sébastien Loeb, bastante discreto durante todo o fim de semana.

O início do rally foi bastante agitado, já que ainda no primeiro dia a liderança mudou de mão cinco vezes, iniciando com Daniel Sordo, vencedor da superspecial na quinta-feira à noite em um percurso de quase dois quilômetros montado na cidade Karlstad, com Mads Ostberg assumindo a ponta na SS2. Depois foi a vez de Latvala pontear na SS3 e SS4, passando a coroa para Hirvonen na SS5 até a SS7. A partir da SS8, Lavtala retomou a frente, e não a perdeu mais.

O piloto da Ford foi, de certa forma, ajudado por um problema de aderência no Citroën de Hirvonen ao final do sábado, mas mesmo assim ainda foi capaz de mostrar sua força no domingo, aumentando a diferença em mais dez segundos, chegando a cerca de 36 segundos até que, na SS22, o primeiro estágio da tarde do último dia, acabou acertando uma pedra à beira da pista, levando a um furo no pneu dianteiro direito e a redução da frente para apenas 8s4.

Latvala, no entanto, não se abateu, dobrando sua liderança nos dois últimos estágios da competição, repetindo a vitória que alcançou em 2009, quando se tornou o mais jovem piloto a vencer no WRC, cabendo a Hirvonen se contentar com o segundo lugar, o seu melhor resultado por sua nova equipe.

A outra briga que animou o rally foi aquela pelo último degrau do pódio, travada também entre dois compatriotas, os noruegueses Petter Solberg e Mads Ostberg.

O piloto oficial da Ford vinha conseguindo manter o terceiro lugar, com uma distância relativamente exígua, mas na SS2 perdeu o pódio para Ostberg após ter o pneu dianteiro direito furado quando acertou uma pedra, a mesma que quase tirou a vitória de seu colega de time.

Já o atual octacampeão, Sébastian Loeb, esteve irreconhecível na Suécia, cometendo dois erros, algo incomum no francês, um na SS7 ainda no primeiro dia, quando saiu da pista e ficou preso no gelo, perdendo cerca de dois minutos, e outro na SS12, quando rodou. Para piorar, o piloto da Citroën ainda teve o pneu dianteiro direito furado na SS18, o último estágio do sábado, já no crepúsculo, após atingir uma pedra pela floresta, relegando-o para um discreto sexto lugar.

Apesar de tudo, Loeb ainda conseguiu vencer o power stage, garantindo mais três pontos extras ao fazer o tempo de 2min58s7. Solberg ficou com o segundo posto e dois pontos de bonificação com o tempo de 3min03s6, deixando Latvala com o terceiro lugar e apenas um ponto, cronometrando 3min04s4.

Demais destaques para Evgeny Novikov que, com o carro da M-Sport, equipe satélite da Ford, cravou o segundo quinto lugar consecutivo na temporada, mostrando até agora acertada a escolha de Malcolm Wilson, diretor esportivo da marca do oval azul.

O sueco Patrik Sandell fez boa aparição em seu evento "caseiro", ficando com o oitavo posto, mesmo sendo esta a primeira vez que pilotou um carro da principal divisão do WRC, o Mini Cooper, salvando a marca após o abandono de Daniel Sordo na SS8 em razão de superaquecimento provocado pela quebra do radiador em uma barreira de gelo.

Apesar dos bons resultados do Mini Cooper até agora, a BMW, fabricante do modelo, anunciou a rescisão contratual que mantinha com a Prodrive, responsável pelo projeto do WRC, devido a diferenças quanto ao financiamento do programa de competição.

Por outro lado, o francês Sébastien Ogier, fora dos holofotes em 2012, fez um excepcional rally, terminando na 11ª posição, muito próximo de pontuar, mesmo ao volante de um carro da categoria S2000 da Skoda, em preparação para a estreia do modelo Polo da Volkswagen.

Pela primeira vez na Suécia tivemos dois brasileiros correndo no gelo, Paulo Nobre, que abandonou na penúltima especial pelo mesmo motivo que causou a desistência de Sordo, e Daniel Oliveira, que estreou na temporada de 2012 correndo com Subaru Impreza STI privado, terminando na 41ª posição.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Suécia:

Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Petter Solberg (NOR) Ford Fiesta
Evgeny Novikov (RUS) Ford Fiesta
Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Henning Solberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Patrik Sandell (SUE) Mini Cooper
Martin Prokop (TCH) Ford Fiesta (privado)
10º Eyvind Brynildsen (NOR) Ford Fiesta (privado)

Mesmo após um decepcionante desempenho, Loeb mantem a ponta graças à vitória em Monte Carlo, bem como dos dois power stages até agora, deixando seu colega de equipe na Citroën, Mikko Hirvonen, com a segunda posição.

Tentando se recuperar após uma estreia acidentada, Latvala assume a quarta posição, mas ainda está atrás do seu companheiro de equipe na Ford, Petter Solberg.

 Sébastien Loeb 39
 Mikko Hirvonen
32
 Petter Solberg
29
Jari-Matti Latvala 26
Evgeny Novikov
21
 Daniel Sordo
18
 Mads Ostberg
15
 François Delecour 8
 Henning Solberg
6
10º  Pierre Campana
6
11º  Ott Tänak
4
12º  Patrik Sandell
4
13º  Martin Prokop
4
14º  Armindo Araújo
1
15º  Eyvind Brynildsen
1

A Citroën mantem a liderança no campeonato de construtores, o que é natural, mas a Ford reage e reduz a diferença para apenas dez pontos, deixando a Mini cair da segunda para a quarta posição.

Citroën WRT 65
Ford WRT 55
M-Sport WRT 28
Mini WRC Team 26
Qatar Citroën 8

O próximo compromisso do WRC é o Rally do México, daqui a cerca de um mês, entre os dias 08 a 11 de março, evento que no ano passado protagonizou o primeira disputa ferrenha entre os então pilotos da Citroën, Sébastien Loeb e Sébastien Ogier, vencida pelo atual campeão.

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