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terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Red Bull RB8






A atual bicampeã mundial de pilotos e construtores vem para defender seu título na temporada de 2012 com o RB8, que nada mais é do que uma evolução do chassi RB5, utilizado em 2009, que teve pequenas modificações no decorrer desses três anos.

A grande novidade do novo carro é realmente o degrau no bico, bastante saliente, e que esconde uma pequena e misteriosa passagem de ar, a qual rendeu diversas especulações a respeito da função dela.

Adrian Newey relatou que se trata de um duto para o arrefecimento do cockpit, porém esse foi o mesmo argumento da McLaren quando lançou em 2010 o duto frontal, que foi banido no fim de 2010, já que o regulamento técnico passou a proibir qualquer sistema que utilize o movimento do piloto a fim de alterar as características aerodinâmicas do carro.

Alguns chegaram a dizer que se tratava de um sistema de refrigeração do KERS, que teve diversos problemas no ano passado, já outros cogitam que tenha utilidade aerodinâmica, como aquela utilizada pela Ferrari em 2008.


Além disso, os sidepods estão ligeiramente mais altos, e houve a retirada da aleta que existia no fim do cofre do motor, onde estava posicionado "o rabo" do touro vermelho.

A Red Bull era o time que melhor conseguiu utilizar os efeitos do difusor soprado, banido para 2012, mas por força do regulamento técnico para este ano, que determina que os gases dos escapamentos sejam lançados para cima, o RB8 teve os canos de descarga colocados para a seção posterior dos sidepods, tal qual os demais modelos da temporada. 

O carro foi oficialmente lançado ontem, diretamente do site da escuderia, que apresentou tão somente um curto vídeo com closes do carro, e algumas ilustrações digitais, que apenas davam uma ideia sobre o que estava por vir.

As fotografias que ilustram esse post foram tiradas hoje, durante o primeiro dia de treinos livres em Jerez de la Frontera, iniciando, formalmente, a temporada de inverno da Fórmula 1.

O time comandado por Christian Horner continua a ser o favorito, ainda mais porque possui ao seu lado a genialidade de Adrian Newey que, quando  "acerta a mão", é difícil para os demais engenheiros conseguirem acompanhar.

Resta agora saber se Sebastian Vettel terá outra temporada dominadora como teve no ano passado, quando se tornou o mais jovem bicampeão do mundo, e parecia andar rápido e vencer quando bem entendesse.

Outra dúvida é ver como o RB8 se sairá sem os difusores soprados, que muitos dizem terem sido a principal razão do sucesso da Red Bull em 2011.

Ficha técnica:


Pilotos
 Sebastian Vettel - 2  Mark Webber
Chassi
RB8
Caixa de câmbio
Red Bull Technology de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial
Freios
Brembo, com discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão
Em alumínio e fibra de carbono, independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras, com amortecedores Multimatic
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
OZ de 13 polegadas
Motor
Renault R27-2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Total

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