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terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Mercedes AMG F1 W03





A Mercedes-Benz faz desta a sua terceira temporada na Fórmula 1 desde que adquiriu o time de Ross Brawn, campeão em 2009, descendendo diretamente da equipe Honda, a qual um dia já foi a BAR, criada por Jacques Villeneuve e seu empresário Craig Pollock, que compraram o espólio da tradicional Tyrrell.

Para 2012, no entanto, o escuderia alemã promoveu diversas mudanças, sendo a primeira delas o acréscimo ao seu nome da sigla AMG, a divisão da montadora de Stuttgart para carros de alto desempenho, cujas letras vêm do nome dos engenheiros fundadores da empresa, Hans Werner Aufrecht e Enhard Melcher, além de Großaspach (ou Grossaspach), cidade natal de Aufrecht, reforçando assim o desapego a tudo aquilo que lembre as origens da equipe comandada por Ross Brawn.

A segunda alteração que se nota vem da reformulação total do corpo técnico da equipe, com a contratação de Bob Bell, ex-Renault, no início do ano passado, complementada pela vinda de Aldo Costa, demitido da Ferrari em maio de 2011, e de Geoff Willis, que teve passagens pela Williams, Leyton House, McLaren e Red Bull, e também pela atual Mercedes, quando ainda era BAR e Honda.

Muitos dizem que essas contratações demonstram nada menos do que o desespero de Norbert Haug pelos dois anos sem nenhuma vitória na Fórmula 1, principalmente porque se tratam de nomes que foram desprezados por outras grandes equipes.

As modificações, no entanto, param por aí, já que a escuderia dos flechas de prata mantem sua dupla de pilotos, Michael Schumacher e Nico Rosberg, desde o retorno da marca com estrutura própria em 2010.

O carro, batizado de W03, aparenta ser mera evolução lógica do seu antecessor, o MGP W02, com atualizações em razão das modificações do regulamento, como o rebaixamento do nariz e a obrigatoriedade de que o escapamento esteja voltado para cima.

Em razão disso os sidepods foram totalmente redesenhados e estão mais esguios, com a introdução dos canos de descarga na porção final da peça. Além disso, é possível ver uma alteração na entrada de ar para o radiador, mais "pontuda" e arredondada, lembrando muito a opção da Ferrari.

O nariz também foi alterado, com o abandono daquele formato de "bico de pato", já que agora está bem mais estreito e apresenta, tal qual os demais times, à exceção da McLaren, o famoso e horroroso degrau, com um desnível bastante grande em relação aos demais modelos de 2012.

A apresentação oficial do novo modelo da Mercedes se deu hoje, em Barcelona, antes do início da segunda rodada de testes coletivos, mas o carro já havia sido flagrado durante o shakedown feito no domingo, em Silverstone,  onde andou por cerca de 300 quilômetros, inclusive com a realização de um vídeo teaser promocional feito pelo próprio time.

Há duas semanas, durante os primeiros testes coletivos que ocorreram no circuito de Jerez de la Frontera, o time de Ross Brawn e Norbert Haug utilizaram o carro do ano passado, devido ao atraso no lançamento do W03, restando saber se tal fato trará prejuízos ao time, que ainda busca "desencantar" na categoria desde que foi campeão em 2009 como equipe independente.

O fato é que Michael Schumacher e Nico Rosberg terão muito trabalho para compensar a demora na fabricação do novo carro e então colocá-lo no mesmo nível de desenvolvimento dos demais times favoritos, que já andaram com seus novos modelos, acumulando quilometragem e coletando informações, itens vitais na briga pelos décimos de segundo que definem um carro vencedor de outro mero coadjuvante.

Ficha técnica:


Pilotos
 Michael Schumacher - 8  Nico Rosberg
Chassi
W03
Caixa de câmbio
Unidade em alumínio de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial por ativação hidráulica
Freios
Brembo, com discos ventilados de fibra de carbono
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e do tipo pull-rod nas traseiras, com amortecedores Penske
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
BBS de 13 polegadas
Motor
Mercedes-Benz FO108Z, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
Petronas

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