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segunda-feira, 5 de março de 2012

Marussia MR01




Após diversos atrasos, resultados da falha do chassi em passar pelo crash-test obrigatório da FIA, a Marussia, ex-Virgin, lançou hoje, um dia depois do término da pré-temporada de testes, o carro com que correrá em 2012, o MR01, recomeçando a contagem do modelo após a compra do time de Richard Branson.

Após retumbantes fracassos nos anos anteriores, quando ficou na última posição entre os construtores, para 2012 a equipe técnica da escuderia resolveu deixar de lado o projeto integral do MR01 via CFD (computational fluid dynamics, ou dinâmica de fluídos computacional), rompendo, de vez, com a Wirth Research, de Nick Wirth.

Desde o ano passado, a Marussia possui parceria técnica com a McLaren, a qual teve significante envolvimento no desenvolvimento do novo carro do time russo, o que se nota pela ausência do bico em degrau, tendência já adotada pela equipe de Woking em seu modelo MP4-27.

É evidente a total reformulação do novo modelo comparando-se com o de 2011, já que é possível ver modificações no bico, sidepods, capô do motor e asa traseira, o que é reflexo direto da atuação de Pat Symonds, o qual assina o projeto "na surdina", eis que ainda cumpre a suspensão imposta pela FIA em razão do escândalo do "Cingapuragate" em 2008, quando Piquet bateu propositadamente no muro para favorecer seu companheiro de equipe na Renault, Fernando Alonso.

O carro, que já foi para pista nesta manhã de segunda-feira para o shakedown em Silverstone, novamente é equipado com o motor Cosworth, reconhecidamente o mais fraco da categoria, e será o único a não ter o KERS, algo que poderá prejudicar o desempenho do carro na briga para sair do fundo do grid.

Para 2012, a Marussia preferiu pela manutenção de Timo Glock, na equipe desde seu nascimento em 2010, mas novamente trocou seu segundo piloto, trazendo o francês Charles Pic, que chega para o lugar de Jérôme D'Ambrosio depois de duas temporadas razoáveis na GP2 graças à ajuda de seus patrocinadores pessoais.

Certamente o objetivo principal da Marussia é, finalmente, marcar seus primeiros pontos na Fórmula 1 e sair da incômoda lanterna que ocupou nos dois anos anteriores, quando perdeu para a HRT, equipe com o menor orçamento entre todas na categoria, o que, se acontecer, será comemorado pelo time como se tivesse ganho o título de pilotos e construtores.

Trata-se realmente de um time que apenas faz figuração, algo que a própria categoria necessita e sempre necessitou, seja para formar pilotos, seja para permitir um mínimo de carros no grid, e que vai para Melbourne com um carro praticamente zerado, sem um teste descente sequer que pudesse avaliar o potencial do modelo.

Ficha técnica:


Pilotos
24  Timo Glock - 25   Charles Pic
Chassi
MR01
Caixa de câmbio
Unidade de sete marchas, mais a marcha-a-ré, com comando semi automático sequencial por ativação eletro-hidráulica
Freios
Discos Hitco Carbon-Carbon e pinças AP Racing
Suspensão
Independente do tipo push-rod de ativação da torção das molas dianteiras e nas traseiras, com amortecedores Penske
Peso
640 quilogramas, com piloto água e lubrificantes
Rodas
BBS de 13 polegadas
Motor
Cosworth CA2012, V8 em 90º, 32 válvulas, 2,4 litros, 95 quilogramas, limitado a 18.000 RPM, com injeção e ignição eletrônicas
Combustível e lubrificantes
British Petroleum - BP

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