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domingo, 25 de março de 2012

GP2 - Round 1 - Sepang - Leg 2


Como preliminar ao GP da Malásia de Fórmula 1, aconteceu agora há pouco a sprint race da GP2 que, apesar de ter transcorrido sem que uma gota d'água sequer tenha caído sobre a pista, foi rondada por ameaçadoras nuvens carregadas que podem desabar no horário da prova principal do fim de semana.

Como sempre acontece na corrida mais curta na categoria-escola, todos os pilotos pareciam bastante comedidos e as lutas por posições foram bastante racionadas durante as 22 voltas. A classificação final foi, praticamente, decidida na saída da primeira curva.

Os pilotos do time da Lotus conseguiram aproveitar a primeira fila inteira do time francês no grid de largada, conquistada em razão da inversão entre os oito primeiros na prova anterior, e fizeram a primeira dobradinha da temporada, com a vitória cabendo a James Calado, que partiu da pole position, conseguindo um grande resultado em seu "fim de semana de estreia" na categoria, batendo seu colega Gutiérrez, atualmente o terceiro piloto da equipe Sauber. 

Sem ter um andamento que o permitisse superar as Lotus, Felipe Nasr comboiou os carros pretos e dourados para alcançar seu primeiro pódio na categoria também em seu fim de semana de estreia, resultado importantíssimo se considerarmos a pouca experiência do brasileiro com o carro e a ausência de contato anterior com a pista de Sepang.

Luiz Razia, vencedor da corrida longa ontem, disse ao final que o segredo da vitória foi saber conservar seus pneus nos estágios iniciais da prova, estratégia que o brasileiro soube repetir, pois já no terço final da competição soube se defender com maestria das desastradas investidas de Davide Valsecchi e Tom Chilton para depois, quando todos já sofriam com o desgaste dos pneus, partir para o ataque sobre Stefano Coletti, ultrapassando-o a quatro voltas do fim. Dois giros mais tarde, encostou e superou facilmente Fabio Leimer para ficar com o quinto lugar que certamente se transformaria em quarto caso houvesse mais uma volta, pois cruzou a linha de chegada a apenas 0s6 de Giedo van der Garde.

Quem desperdiçou pontos importantes foi justamente Davide Valsecchi que, a nove giros do fim, tentou passar Razia na curva 4, mas freou já além do limite e escapou da pista, perdendo algumas posições. Ao retornar, com a velocidade comprometida, cortou a frente do carro de Marcus Ericsson na entrada do "esse" rápido e foi projetado para uma capotagem espetacular que, por sorte, causou apenas prejuizos de ordem material à DAMS e à iSport.

Stefano Coletti, por sua vez, parece não aprender com os erros cometidos anteriormente. Na prova de ontem, ainda nas primeiras voltas, perdeu posição para Valsecchi ao tentar uma ultrapassagem sobre Leimer na curva Klia. Hoje, ainda também no princípio da corrida, tentou superar outra DAMS, dessa vez a de Nasr, também no mesmo local e novamente não foi feliz, pois saiu da pista e perdeu posições para Leimer e Van der Garde.

Por outro lado, pensava-se que o fantasma das punições exageradas aos pilotos, que rondou a categoria em 2011, era coisa do passado. Ledo engano. Ao tocar na traseira do carro de Valsecchi após forçar uma ultrapassagem, Fabrizio Crestano recebeu um drive thorugh. Trata-se, na minha opinião, de uma decisão exagerada dos comissários em nítido incidente de corrida, já que o piloto da DAMS, a "vítima", não teve qualquer prejuízo, enquanto que o italiano da Lazarus teve sua asa dianteira quebrada o que, por si só, já era uma punição à própria atitude desastrada.

No mínimo, houve "dois pesos e duas medidas", já que Rodolfo González acertou a tudo e a todos na corrida longa até que saiu sozinho da pista, mas não sofreu qualquer punição por parte dos comissários.

Por fim, a melhor volta da corrida foi feita por Fabrizio Crestani, que marcou o tempo de 1min50s690, com média de 180,276 k/h, mas como terminou a prova apenas em 21º ficou sem a bonificação de dois pontos, que ficou para Rio Haryanto, o qual cronometrou o tempo de 1min50s849, à média de 180,017 km/h, mesmo ficando tão somente com a terceira volta mais rápida.

Marcaram pontos na segunda bateria em Sepang:

James Calado (GBR)Lotus ART
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Luiz Razia (BRA)Arden
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Max Chilton (GBR)Carlin
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering

Razia sai da Malásia com uma importante liderança, abrindo uma vantagem de sete pontos em razão do acidente que envolveu Valsecchi. James Calado, com a vitória hoje, fica com o terceiro posto, mas é seguido de perto por Gutiérrez, Nasr, Chilton e Leimer.

 Luiz Razia31
 Davide Valsecchi24
 James Calado19
 Esteban Gutiérrez 
18
 Felipe Nasr18
 Max Chilton
17
 Fabio Leimer 
16
 Giedo van der Garde 
10
 Stefano Coletti
10
10º Rio Haryanto
2
11º Nathanaël Berthon
1
12º Fabrizio Crestani
1

Com dois pilotos consistentes, ao contrário do ano passado, a DAMS assume a liderança do campeonato entre as equipes, deixando a Lotus, com a dobradinha de hoje, na segunda posição.

Já a Arden, apesar ter Luiz Razia na frente no campeonato de pilotos, fica apenas com a terceira colocação, já que seu outro piloto, Simon Trummer, ainda se encontra "zerado".

 DAMS
42
 Lotus ART
37
 Arden
31
 Carlin
19
 Racing Engineering 
17
 Caterham 
10
 Coloni
10
 Lazarus
1

A próxima etapa da GP2 acontecerá daqui quatro semanas, em Sakhir, como parte do programação do GP do Bahrein de Fórmula 1.

Na última vez que a categoria esteve no circuito de Manama, ainda pelo campeonato asiático, em março de 2010, o fim de semana foi todo italiano, com as vitórias de Luca Filippi na feature race e de Giacomo Ricci na sprint race.

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