Com uma semana de espaço para que as equipes empacotassem seus equipamentos e os transportasse de Melbourne a Kuala Lumpur, não havia tempo para que houvesse nos carros qualquer modificação ou qualquer outro elemento novo que pudesse modificar a relação de forças, e como era previsto, o que se viu em Sepang foi praticamente o mesmo em relação àquilo que se constatou em Albert Park.
A McLaren reafirma sua grande forma e conquista, pela segunda vez consecutiva, a primeira fila inteira, cabendo a Lewis Hamilton, que danificou seu carro nos treinos livres do sábado pela manhã ao sair da pista, repetir a pole position, mostrando que é, realmente, o mais rápido dentro do time, ainda que esse característica não seja suficiente para se impor frente ao seu colega de escuderia.
Percebe-se, também que as rivais estão um pouco mais próximas do que na Austrália, já que a diferença entre o tempo da pole e o tempo do oitavo colocado, Nico Rosberg, ficou na casa dos quatro décimos de segundo, o que pode ser indício de um boa corrida amanhã.
Aparentando estar totalmente confortável no cockpit do W03, que provavelmente foi desenhado para as características dele, Michael Schumacher, que já havia feito na Austrália o seu melhor treino de qualificação desde que retornou, foi ainda melhor conquistando um importante terceiro lugar e, o mais importante, deixando seu companheiro na Mercedes bem atrás, invertendo o quadro que foi constante em 2010 e 2011.
Sabedor que não tinha carro para brigar pela pole, Sebastian Vettel partiu para o lado da estratégia e foi o único no Q3 a fazer sua volta voadora calçado com o jogo de pneus duros, com o qual será obrigado a largar na prova. Ainda sim, foi apenas 415 milésimos mais lento que Hamilton e certamente está no páreo para retomar o caminho da vitória.
Com o quinto lugar de Räikkönen e o sétimo de Grosjean, a Lotus reafirma o potencial do E20 nesse início de temporada. O finlandês, que marcou exatamente o mesmo tempo de Mark Webber na última parte da classificação, ponderou ao final do treino que tinha condições de fazer um tempo para brigar pela primeira posição, mas terá de partir mais detrás, já que foi punido com a perda de cinco posições no grid de largada por ter substituído a caixa de câmbio. Já o franco-suíço torce para não ser atingido dessa vez e assim tenha chances de marcar seus primeiros pontos da carreira.
Apesar de ter ficado mais à frente na classificação, não se deixe enganar pela situação da Ferrari, pois não vejo nenhum tipo de melhora. O time chegou à Q3 com Fernando Alonso, mas certamente teria o mesmo resultado em Melbourne se o espanhol não tivesse errado e rodado na Q2 há uma semana. Já Felipe Massa novamente sofreu para sair da Q1, e só conseguiu após equipar seu carro com os pneus option, ainda que aparentemente esteja mais próximo de seu colega de equipe, diminuindo a "luneta" que vem tomando de Alonso.
A Williams e a Toro Rosso foram as equipes que não conseguiram em Sepang o mesmo resultado obtido nos treinos na etapa anterior, já que não colocaram nenhum dos seus carros na Q3, sendo que o time italiano foi nocauteado ainda na Q1 com Jean-Éric Vergne, que estranhamente não colocou os pneus option para uma derradeira tentativa de se livrar da degola prematura.
É bom ver novamente o grid de largada formado por todos os 24 carros, já que os pilotos da HRT conseguiram ficar dentro da "regra dos 107%", mostrando que o resultado na Austrália se deveram, em grande parte, pela ausência completa de testes com o F112, lançado após o último treino de pré-temporada.
Além de Räikkönen, outro que perderá cinco posições é o também finlandês Heikki Kovalainen, em uma punição retroativa recebida na Austrália, quando ultrapassou dois carros antes da relargada em razão do safety car, fazendo com que o piloto da Caterham parta da última posição da grelha de largada.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º | Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min37s813 | 1min37s106 | 1min36s219 |
2º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz | 1min37s575 | 1min36s928 | 1min36s368 |
3º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes | 1min37s517 | 1min37s017 | 1min36s391 |
4º | Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault | 1min37s172 | 1min37s375 | 1min36s461 |
5º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault | 1min37s961 | 1min36s715 | 1min36s461 |
6º | Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault | 1min38s102 | 1min37s419 | 1min36s634 |
7º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min38s058 | 1min37s338 | 1min36s658 |
8º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes | 1min37s696 | 1min36s996 | 1min36s664 |
9º | Fernando Alonso (ESP) | Ferrari | 1min38s151 | 1min37s379 | 1min37s566 |
10º | Sérgio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari | 1min37s933 | 1min37s477 | 1min37s698 |
11º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault | 1min37s789 | 1min37s589 | |
12º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari | 1min38s437 | 1min37s731 | |
13º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault | 1min38s437 | 1min37s841 | |
14º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz | 1min38s325 | 1min37s877 | |
15º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min38s419 | 1min37s883 | |
16º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz | 1min38s303 | 1min37s890 | |
17º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min38s372 | 1min38s069 | |
18º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min39s077 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min39s306 | ||
20º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min39s567 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min40s903 | ||
22º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min41s250 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min42s914 | ||
24 | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min43s655 | ||
107% (tempo de corte) | 1min43s974 |
Essa é a grande chance que Hamilton tem de se redimir do terceiro lugar em Melbourne após ter largado também da pole position. Na oportunidade, a equipe acusou um problema de embreagem, que atrasou o campeão de 2008 ao apagar das luzes vermelhas, permitindo que Button contornasse a primeira curva na liderança.
A reta até a primeira curva é bastante longa, o que propicia a possibilidade de uma grande alteração nas posições em relação à colocação original do grid. No ano passado, por exemplo, Heidfeld, então na Renault apareceu na saída da primeira sequência de curvas no segundo posto apesar de ter largado de sexto.
Novamente a chave para o bom resultado é o gerenciamento dos pneus, e se depender disso, Jenson Button já começa a corrida com um pé na frente graças à sua suavidade ao volante. Resta saber se Hamilton conseguirá resistir ao ímpeto de sair desembestado, levando ao desgaste de pneus mais acentuado.
Não se deve descartar, como eu disse, a vitória de Sebastian Vettel, e a escolha estratégica de usar os pneus prime no primeiro stint pode lhe valer um grande trunfo no final da prova.
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