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sábado, 24 de novembro de 2012

Hamilton é o "poleman" de 2012


No treino que define o grid de largada para a prova que decidirá o campeonato de 2012 da Fórmula 1, foi Lewis Hamilton quem se sobressaiu perante os dois candidatos ao título e ficou com a sua sétima pole position, tornando-se o piloto que mais vezes largou na frente na atual temporada, sete no total já desconsiderando a punição que o britânico recebeu em Barcelona.

Isso deixa bastante claro o fato de que o campeão de 2008 poderia, e deveria, estar na briga pelo "caneco" com Vettel e Alonso, tendo sido impedido claramente diante da total ausência de confiabilidade do MP4-28.

Assim, o time de Woking termina o ano da mesma forma como começou, ou seja, com uma dobradinha na primeira fila, já que Jenson Button conseguiu ficar com a segunda posição, posto que não frequenta desde Monza, restabelecendo a força da McLaren, que parecia já estar em clima de "fim de feira" há algumas etapas.

O ponto curioso desse treino foi o fato de que ambos os contendores ao título foram suplantados por seus respectivos companheiros de equipe, algo que, se não é de todo ruim para Vettel, não é a situação que Alonso gostaria de enfrentar, ainda mais pela segunda oportunidade consecutiva, já que também ficou para trás em Austin.

Ainda sim, dos dois, quem realmente parece estar sentido mais a pressão é mesmo o atual bicampeão, que esteve muito próximo de Hamilton nos treinos livres, mas não conseguiu manter o nível na qualificação, acabando com o quarto lugar, e a expressão do alemão ao final dos treinos, quando ele analisava os tempos dos rivais em um monitor, é bastante sintomática.

Analisando a lista dos mais velozes em reta, podemos perceber que as McLarens foram as mais rápidas, marcando cerca de 314 km/h de velocidade "top", com as Ferraris 5 km/h mais lentas e as Red Bulls 10 km/h.

Enquanto os RB8 normalmente estão entre os mais lentos em reta, os F2012 não comungam da mesma característica, já que o problema que acompanhou o modelo italiano no início do ano de falta de velocidade em reta foi devidamente resolvido no decorrer do ano.

Isso pode significar que a Ferrari já tenha feito a classificação com um acerto mais direcionado para uma prova no molhado (mais pressão aerodinâmica, suspensões mais moles e maior distância do assoalho em relação ao solo), já que as previsões da meteorologia indicam para o horário da corrida 90% de possibilidade de chuva intermitente, tendo sido descartada a tempestade ou uma chuva mais forte.

Entre os demais, Pastor Maldonado novamente fez um grande treino, mas desperdiçou a chance de largar na frente ao perder a pesagem durante a Q2, descumprindo o regulamento técnico, razão pela qual recebeu a terceira reprimenda do ano, o que, consequentemente, transformou-se em uma punição consistente na perda de dez colocações na grelha de partida, dando a Fernando Alonso um lugar à frente.

Com um bom desempenho em Interlagos, a Force India, por muito pouco, não conseguiu colocar seus dois pilotos na Q3, já que Paul di Resta falhou em seguir adiante por apenas 73 milésimos de segundo, enquanto Hülkenberg fez um excelente sétimo tempo, o que lhe valerá a sexta colocação no grid para a corrida de amanhã.

Já Bruno Senna deu esperanças a todos os brasileiros quando ficou com o segundo tempo na Q1, quando as condições de pista ainda úmidas ainda imperava, mas acabou se complicando à medida que a temperatura do asfalto começou a subir, o que também pode significar que o piloto da Williams também tenha acertado seu FW34 para a prova pensando na água.

Por outro lado, Romain Grosjean novamente aprontou das suas ao atingir Pedro de la Rosa na rapidíssima curva na reta Emerson Fittipaldi e, por muito pouco, não causou um acidente de seríssimas proporções, tendo como castigo a eliminação já na Q1 após perder sua asa dianteira.

Apesar dos comissários não terem aplicado qualquer punição ao franco-suíço, o incidente poderá trazer consequências para as pretensões do piloto da Lotus na renovação de seu contrato para a temporada de 2013, já que Eric Boullier deixou claro que ainda não se decidiu pela permanência de Grosjean no time.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min15s075
1min13s398
1min12s458
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min15s456
1min13s515
1min12s513
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault
1min16s180
1min13s667
1min12s581
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault
1min15s644
1min13s209
1min12s760
Felipe Massa (BRA)Ferrari
1min16s263
1min14s048
1min12s987
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renault
1min16s266
1min13s698
1min13s174
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz
1min15s536
1min13s704
1min13s206
Fernando Alonso (ESP)Ferrari
1min16s097
1min13s856
1min13s253
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault
1min16s432
1min13s698
1min13s298
10ºNico Rosberg (ALE)Mercedes
1min15s929
1min13s848
1min13s489
11ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz
1min15s901
1min14s121
12ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault
1min15s333
1min14s219
13ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari
1min15s974
1min14s234
14ºMichael Schumacher (ALE)Mercedes
1min16s005
1min14s334
15ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari
1min16s400
1min14s380
16ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari
1min16s744
1min14s574
17ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari
1min16s722
1min14s619
18ºRomain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min16s967
19ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min17s073
20ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renault1min17s086
21ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min17s508
22ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min18s104
23º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min19s576
24º Pedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth
1min19s699
107% (tempo de corte)
1min20s330

Em condições normais, Sebastian Vettel não teria o que temer para assegurar o título na prova de amanhã, principalmente porque precisa de apenas um quarto lugar independentemente do que conquistar Alonso, para se tornar o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1.

Entretanto, será a chuva quem dará as cartas durante a corrida e, nessa situação, quem mais tem a perder é justamente o alemão, ainda que somente uma besteira do piloto da Red Bull o fará perder o campeonato praticamente ganho, ressaltando que Vettel está invicto em disputas de título, conseguindo reverter uma situação praticamente perdida em 2010 frente ao próprio espanhol para conquistar seu primeiro "caneco".

O trunfo de Alonso será realmente a chuva, ainda mais por haver possibilidade do F2012 ter sido acertado pensando justamente nessa condição, ainda que isso não seja determinante para que o espanhol possa almejar a vitória em Interlagos.

A prova promete ser bastante nervosa e não se espantem com nenhuma tática nada elogiável da Ferrari para fazer com que Alonso, finalmente, conquiste um título para o time italiano, que está na fila desde 2007.

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