No treino que define o grid de largada para a prova que decidirá o campeonato de 2012 da Fórmula 1, foi Lewis Hamilton quem se sobressaiu perante os dois candidatos ao título e ficou com a sua sétima pole position, tornando-se o piloto que mais vezes largou na frente na atual temporada, sete no total já desconsiderando a punição que o britânico recebeu em Barcelona.
Isso deixa bastante claro o fato de que o campeão de 2008 poderia, e deveria, estar na briga pelo "caneco" com Vettel e Alonso, tendo sido impedido claramente diante da total ausência de confiabilidade do MP4-28.
Assim, o time de Woking termina o ano da mesma forma como começou, ou seja, com uma dobradinha na primeira fila, já que Jenson Button conseguiu ficar com a segunda posição, posto que não frequenta desde Monza, restabelecendo a força da McLaren, que parecia já estar em clima de "fim de feira" há algumas etapas.
O ponto curioso desse treino foi o fato de que ambos os contendores ao título foram suplantados por seus respectivos companheiros de equipe, algo que, se não é de todo ruim para Vettel, não é a situação que Alonso gostaria de enfrentar, ainda mais pela segunda oportunidade consecutiva, já que também ficou para trás em Austin.
Ainda sim, dos dois, quem realmente parece estar sentido mais a pressão é mesmo o atual bicampeão, que esteve muito próximo de Hamilton nos treinos livres, mas não conseguiu manter o nível na qualificação, acabando com o quarto lugar, e a expressão do alemão ao final dos treinos, quando ele analisava os tempos dos rivais em um monitor, é bastante sintomática.
Analisando a lista dos mais velozes em reta, podemos perceber que as McLarens foram as mais rápidas, marcando cerca de 314 km/h de velocidade "top", com as Ferraris 5 km/h mais lentas e as Red Bulls 10 km/h.
Enquanto os RB8 normalmente estão entre os mais lentos em reta, os F2012 não comungam da mesma característica, já que o problema que acompanhou o modelo italiano no início do ano de falta de velocidade em reta foi devidamente resolvido no decorrer do ano.
Isso pode significar que a Ferrari já tenha feito a classificação com um acerto mais direcionado para uma prova no molhado (mais pressão aerodinâmica, suspensões mais moles e maior distância do assoalho em relação ao solo), já que as previsões da meteorologia indicam para o horário da corrida 90% de possibilidade de chuva intermitente, tendo sido descartada a tempestade ou uma chuva mais forte.
Entre os demais, Pastor Maldonado novamente fez um grande treino, mas desperdiçou a chance de largar na frente ao perder a pesagem durante a Q2, descumprindo o regulamento técnico, razão pela qual recebeu a terceira reprimenda do ano, o que, consequentemente, transformou-se em uma punição consistente na perda de dez colocações na grelha de partida, dando a Fernando Alonso um lugar à frente.
Com um bom desempenho em Interlagos, a Force India, por muito pouco, não conseguiu colocar seus dois pilotos na Q3, já que Paul di Resta falhou em seguir adiante por apenas 73 milésimos de segundo, enquanto Hülkenberg fez um excelente sétimo tempo, o que lhe valerá a sexta colocação no grid para a corrida de amanhã.
Já Bruno Senna deu esperanças a todos os brasileiros quando ficou com o segundo tempo na Q1, quando as condições de pista ainda úmidas ainda imperava, mas acabou se complicando à medida que a temperatura do asfalto começou a subir, o que também pode significar que o piloto da Williams também tenha acertado seu FW34 para a prova pensando na água.
Por outro lado, Romain Grosjean novamente aprontou das suas ao atingir Pedro de la Rosa na rapidíssima curva na reta Emerson Fittipaldi e, por muito pouco, não causou um acidente de seríssimas proporções, tendo como castigo a eliminação já na Q1 após perder sua asa dianteira.
Apesar dos comissários não terem aplicado qualquer punição ao franco-suíço, o incidente poderá trazer consequências para as pretensões do piloto da Lotus na renovação de seu contrato para a temporada de 2013, já que Eric Boullier deixou claro que ainda não se decidiu pela permanência de Grosjean no time.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min15s075
|
1min13s398
| 1min12s458 |
2º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min15s456
|
1min13s515
| 1min12s513 |
3º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min16s180
|
1min13s667
| 1min12s581 |
4º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min15s644
|
1min13s209
| 1min12s760 |
5º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min16s263
|
1min14s048
| 1min12s987 |
6º
| Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min16s266
|
1min13s698
| 1min13s174 |
7º
| Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min15s536
|
1min13s704
| 1min13s206 |
8º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min16s097
|
1min13s856
| 1min13s253 |
9º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min16s432
|
1min13s698
|
1min13s298
|
10º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min15s929
|
1min13s848
|
1min13s489
|
11º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min15s901
| 1min14s121 | |
12º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault |
1min15s333
| 1min14s219 | |
13º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min15s974
| 1min14s234 | |
14º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min16s005
| 1min14s334 | |
15º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min16s400
| 1min14s380 | |
16º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min16s744
| 1min14s574 | |
17º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min16s722
|
1min14s619
| |
18º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault | 1min16s967 | ||
19º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min17s073 | ||
20º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min17s086 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min17s508 | ||
22º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min18s104 | ||
23º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min19s576 | ||
24º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth |
1min19s699
| ||
107% (tempo de corte) |
1min20s330
|
Em condições normais, Sebastian Vettel não teria o que temer para assegurar o título na prova de amanhã, principalmente porque precisa de apenas um quarto lugar independentemente do que conquistar Alonso, para se tornar o mais jovem tricampeão da história da Fórmula 1.
Entretanto, será a chuva quem dará as cartas durante a corrida e, nessa situação, quem mais tem a perder é justamente o alemão, ainda que somente uma besteira do piloto da Red Bull o fará perder o campeonato praticamente ganho, ressaltando que Vettel está invicto em disputas de título, conseguindo reverter uma situação praticamente perdida em 2010 frente ao próprio espanhol para conquistar seu primeiro "caneco".
O trunfo de Alonso será realmente a chuva, ainda mais por haver possibilidade do F2012 ter sido acertado pensando justamente nessa condição, ainda que isso não seja determinante para que o espanhol possa almejar a vitória em Interlagos.
O trunfo de Alonso será realmente a chuva, ainda mais por haver possibilidade do F2012 ter sido acertado pensando justamente nessa condição, ainda que isso não seja determinante para que o espanhol possa almejar a vitória em Interlagos.
A prova promete ser bastante nervosa e não se espantem com nenhuma tática nada elogiável da Ferrari para fazer com que Alonso, finalmente, conquiste um título para o time italiano, que está na fila desde 2007.
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