Depois de liderar com folga todos os treinos livres do fim de semana, ignorando, inclusive, um problema de vazamento de água do sistema de refrigeração que o deixou de fora de quase toda a segunda sessão na sexta-feira, esperava-se que Sebastian Vettel fosse inalcançável na qualificação.
De certa forma, todas as previsões quanto ao desempenho do atual bicampeão no treino que define o grid de largada foram acertadas, já que o alemão ficou com a pole position, impondo grande folga aos demais na Q1 e Q2.
Entretanto, o que certamente a Red Bull não contou foi com o desempenho extraordinário de Lewis Hamilton, que colocou sua McLaren fechando a primeira fila a pouco mais de um décimo de segundo de Vettel e só não ficou com a posição de honra na grelha de partida porque perdeu tempo na última parcial, já que o britânico vinha, até o segundo setor, mais rápido que seu rival alemão, ambos os únicos a baixar o tempo da casa de 1min36s.
Com isso, o time austríaco perde a possibilidade, pelo menos a princípio, de que Webber, que foi o terceiro colocado, atue como escudo de seu colega de equipe para assim proporcionar uma corrida segura para o postulante ao tricampeonato, tal qual aconteceu na Índia, por exemplo.
Já a Ferrari, que sonhava conseguir, ao menos, brigar com a McLaren na qualificação, decepcionou, deixando Fernando Alonso com um distante nono tempo, batido pela segunda vez no ano por seu colega de equipe, Felipe Massa, o qual, por sua vez, até agora faz boa apresentação em Austin, ficando com o sétimo posto na folha dos tempos.
Os pilotos do time italiano foram agraciados com o ganho de uma posição em razão da punição imposta a Romain Grosjean, dessa vez não por acidente, mas porque a Lotus do piloto franco-suíço necessitou substituir a caixa de câmbio, perdendo, com isso, cinco posições no grid, situação que não atenua a dificuldade que o espanhol terá para atingir, ao menos, um quarto lugar na prova, posição que é o suficiente para levar a disputa pelo título para Interlagos.
Entre os demais, grande classificação de Michael Schumacher, que consegue levar seu W03 à Q3 pela primeira vez desde Yeongam, em que pese seus momentos de pura "barbeiragem" neste sábado, quando cortou a frente de Felipe Massa no treino livre antes de se dirigir aos pits e bloqueou Fernando Alonso já na sessão vespertina.
Bruno Senna, que andou muito bem no segundo treino livre de ontem, esperava ficar entre os dez primeiros colocados na qualificação, mas foi barrado da Q3 por exatos dois décimos, ressaltando que a 11ª colocação não é de todo ruim, eis que ainda lhe dá grandes chances de pontuar, de forma inédita, pela terceira oportunidade consecutiva.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min36s558
|
1min35s796
| 1min35s657 |
2º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min37s058
|
1min36s795
| 1min35s766 |
3º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min37s215
|
1min36s298
| 1min36s174 |
4º
| Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault |
1min37s486
|
1min36s906
| 1min36s587 |
5º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min38s051
|
1min37s404
| 1min36s708 |
6º
| Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min37s927
|
1min37s102
| 1min36s794 |
7º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min37s667
|
1min36s549
| 1min36s937 |
8º
| Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min37s756
|
1min37s066
| 1min37s141 |
9º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min37s968
|
1min37s123
|
1min37s300
|
10º | Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min37s537
|
1min37s011
|
1min37s842
|
11º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault |
1min37s520
| 1min37s604 | |
12º | Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min37s565
| 1min37s616 | |
13º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min38s104
| 1min37s665 | |
14º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min38s434
| 1min37s879 | |
15º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min38s500
| 1min38s206 | |
16º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min38s418
| 1min38s437 | |
17º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min38s862
|
1min38s501
| |
18º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari | 1min39s114 | ||
19º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min40s056 | ||
20º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min40s664 | ||
21º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min40s809 | ||
22º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min41s166 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min42s011 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth |
1min42s740
| ||
107% (tempo de corte) |
1min43s317
|
Temerosa em errar na escolha de pneus para o Texas, a Pirelli foi bastante conservadora na opção pelos compostos médios e duros, os quais, misturados com o asfalto completamente "verde" e recém colocado, levou os pilotos a uma inusitada situação de completa ausência de aderência, algo totalmente contrário do que se viu durante o ano, em que a questão era o excessivo desgaste dos pneus.
Uma das explicações para o erro da Pirelli foi a informação completamente equivocada de que no local a expectativa era de que a temperatura ambiente poderia atingir os 40ºC, condição completamente oposta daquilo que realmente se encontrou no local nesses últimos dias.
Essa é a razão para que todos tenham sofrido com a dificuldade em aquecer os pneus, com exceção aparentemente das Red Bulls, o que, em muitos casos, levou a pneus ainda praticamente "zerados" mesmo com dez voltas de uso, isso com relação aos compostos médios, que são os mais macios deste fim de semana.
Por este motivo, com carros de tanques cheios e condição do asfalto que se assemelha a pista molhada, o começo da corrida promete ser bastante movimentado, com várias saídas de pista e acidentes, principalmente na primeira curva, que é cega, em subida acentuada e com ângulo bastante apertado.
É bastante óbvio que Sebastian Vettel é o favorito, mas não como aconteceu em Buddh, já que Lewis Hamilton promete ser um adversário a altura do alemão, ainda que que ainda pretende vencer uma prova até o fim do ano como "presente de despedida" da McLaren.
Por seu turno, Fernando Alonso terá de remar muito para conseguir levar a briga pelo campeonato até o Brasil, ressaltando que a Ferrari e o espanhol costumam ter em corrida um desempenho bem superior comparado aos demais do que em qualificação, e as últimas etapas são provas disso, mas para tanto o campeão de 2005 e 2006 terá de sobreviver à primeira curva tendo em seu redor Pastor Maldonado e Romain Grosjean.
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