The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 17 de novembro de 2012

Vettel por pouco!


Depois de liderar com folga todos os treinos livres do fim de semana, ignorando, inclusive, um problema de vazamento de água do sistema de refrigeração que o deixou de fora de quase toda a segunda sessão na sexta-feira, esperava-se que Sebastian Vettel fosse inalcançável na qualificação.

De certa forma, todas as previsões quanto ao desempenho do atual bicampeão no treino que define o grid de largada foram acertadas, já que o alemão ficou com a pole position, impondo grande folga aos demais na Q1 e Q2.

Entretanto, o que certamente a Red Bull não contou foi com o desempenho extraordinário de Lewis Hamilton, que colocou sua McLaren fechando a primeira fila a pouco mais de um décimo de segundo de Vettel e só não ficou com a posição de honra na grelha de partida porque perdeu tempo na última parcial, já que o britânico vinha, até o segundo setor, mais rápido que seu rival alemão, ambos os únicos a baixar o tempo da casa de 1min36s.

Com isso, o time austríaco perde a possibilidade, pelo menos a princípio, de que Webber, que foi o terceiro colocado, atue como escudo de seu colega de equipe para assim proporcionar uma corrida segura para o postulante ao tricampeonato, tal qual aconteceu na Índia, por exemplo.

Já a Ferrari, que sonhava conseguir, ao menos, brigar com a McLaren na qualificação, decepcionou, deixando Fernando Alonso com um distante nono tempo, batido pela segunda vez no ano por seu colega de equipe, Felipe Massa, o qual, por sua vez, até agora faz boa apresentação em Austin, ficando com o sétimo posto na folha dos tempos.

Os pilotos do time italiano foram agraciados com o ganho de uma posição em razão da punição imposta a Romain Grosjean, dessa vez não por acidente, mas porque a Lotus do piloto franco-suíço necessitou substituir a caixa de câmbio, perdendo, com isso, cinco posições no grid, situação que não atenua a dificuldade que o espanhol terá para atingir, ao menos, um quarto lugar na prova, posição que é o suficiente para levar a disputa pelo título para Interlagos.

Entre os demais, grande classificação de Michael Schumacher, que consegue levar seu W03 à Q3 pela primeira vez desde Yeongam, em que pese seus momentos de pura "barbeiragem" neste sábado, quando cortou a frente de Felipe Massa no treino livre antes de se dirigir aos pits e bloqueou Fernando Alonso já na sessão vespertina.

Bruno Senna, que andou muito bem no segundo treino livre de ontem, esperava ficar entre os dez primeiros colocados na qualificação, mas foi barrado da Q3 por exatos dois décimos, ressaltando que a 11ª colocação não é de todo ruim, eis que ainda lhe dá grandes chances de pontuar, de forma inédita, pela terceira oportunidade consecutiva.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault
1min36s558
1min35s796
1min35s657
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min37s058
1min36s795
1min35s766
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault
1min37s215
1min36s298
1min36s174
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renault
1min37s486
1min36s906
1min36s587
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault
1min38s051
1min37s404
1min36s708
Michael Schumacher (ALE)Mercedes
1min37s927
1min37s102
1min36s794
Felipe Massa (BRA)Ferrari
1min37s667
1min36s549
1min36s937
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz
1min37s756
1min37s066
1min37s141
Fernando Alonso (ESP)Ferrari
1min37s968
1min37s123
1min37s300
10ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renault
1min37s537
1min37s011
1min37s842
11ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault
1min37s520
1min37s604
12ºJenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz
1min37s565
1min37s616
13ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz
1min38s104
1min37s665
14ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari
1min38s434
1min37s879
15ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari
1min38s500
1min38s206
16ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari
1min38s418
1min38s437
17ºNico Rosberg (ALE)Mercedes
1min38s862
1min38s501
18ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min39s114
19ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min40s056
20ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min40s664
21ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min40s809
22ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renault1min41s166
23º Pedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min42s011
24º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth
1min42s740
107% (tempo de corte)
1min43s317

Temerosa em errar na escolha de pneus para o Texas, a Pirelli foi bastante conservadora na opção pelos compostos médios e duros, os quais, misturados com o asfalto completamente "verde" e recém colocado, levou os pilotos a uma inusitada situação de completa ausência de aderência, algo totalmente contrário do que se viu durante o ano, em que a questão era o excessivo desgaste dos pneus.

Uma das explicações para o erro da Pirelli foi a informação completamente equivocada de que no local a expectativa era de que a temperatura ambiente poderia atingir os 40ºC, condição completamente oposta daquilo que realmente se encontrou no local nesses últimos dias.

Essa é a razão para que todos tenham sofrido com a dificuldade em aquecer os pneus, com exceção aparentemente das Red Bulls, o que, em muitos casos, levou a pneus ainda praticamente "zerados" mesmo com dez voltas de uso, isso com relação aos compostos médios, que são os mais macios deste fim de semana. 

Por este motivo, com carros de tanques cheios e condição do asfalto que se assemelha a pista molhada, o começo da corrida promete ser bastante movimentado, com várias saídas de pista e acidentes, principalmente na primeira curva, que é cega, em subida acentuada e com ângulo bastante apertado.

É bastante óbvio que Sebastian Vettel é o favorito, mas não como aconteceu em Buddh, já que Lewis Hamilton promete ser um adversário a altura do alemão, ainda que que ainda pretende vencer uma prova até o fim do ano como "presente de despedida" da McLaren.

Por seu turno, Fernando Alonso terá de remar muito para conseguir levar a briga pelo campeonato até o Brasil, ressaltando que a Ferrari e o espanhol costumam ter em corrida um desempenho bem superior comparado aos demais do que em qualificação, e as últimas etapas são provas disso, mas para tanto o campeão de 2005 e 2006 terá de sobreviver à primeira curva tendo em seu redor Pastor Maldonado e Romain Grosjean.

Nenhum comentário:

Postar um comentário