Foi no último treino livre do fim de semana que Lewis Hamilton deixou bem claro quais eram suas intenções, quando encabeçou a folha dos tempos com meio segundo de frente sobre os demais, ainda que Sebastian Vettel tenha conseguido dar apenas uma volta rápida em razão de um problema nos freios que nos boxes quase todo o período de sessenta minutos.
Já durante a qualificação, o campeão mundial de 2008 não deu chance para ninguém ao liderar todas as sessões, sempre com vantagens de cerca de quatro décimos a meio segundo para Mark Webber, que foi quem mais próximo andou do piloto da McLaren.
Aliás, a volta que rendeu a Hamilton a pole position, com "apenas" três décimos de vantagem sobre Webber não reflete o domínio do britânico, que vinha muito mais rápido em sua segunda tentativa, abortada na metade por já ter assegurado a posição de honra na grelha de partida, um alento para todos após ver a Red Bull conquistar dobradinhas na primeira fila nas últimas três etapas.
No time austríaco dos energéticos, Mark Webber mereceu o segundo lugar, já que conseguiu, durante todas as fases da qualificação, ser mais rápido que seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, que chegou a acertar, sem consequências aparentes, o guard-rail durante a Q1.
Por outro lado, necessitando de um bom resultado na qualificação para ver vivas as chances de continuar na briga pelo título, a Ferrari de Fernando Alonso, que chegou a andar no ritmo das Red Bulls durante a primeira parte do treino, feita com os pneus médios, não conseguiu baixar nem mesmo meio segundo quando calçada com os pneus macios, derrubando o espanhol para a distante sétima colocação.
Já conformado com a péssima qualificação, o que levou Alonso a dizer que aquele era o limite do F2012, eis que surge a tão famosa sorte que tão bem acompanhou o espanhol na primeira metade da temporada e poderá mudar de figura aquilo que aparentemente já estava destinado a acontecer no campeonato deste ano.
Ao final da qualificação, Sebastian Vettel, quando fazia seu retorno aos boxes após ter conquistado o terceiro tempo do treino, recebeu um comando de sua equipe para que parasse imediatamente o carro, instrução essa que foi seguida pelo atual bicampeão, que encostou o RB8 entre as curvas 18 e 19, bem embaixo do hotel, que fez ser cogitada mais uma falha do alternador, causa dos abandonos do alemão em Valência e em Monza.
Sem conseguir voltar aos boxes por seus próprios meios, o incidente entrou em investigação, onde se verificou que realmente houvera uma falha mecânica que motivou a parada do carro e tudo indicava um comunicado de "no further action" por parte da direção de prova.
Entretanto, após quase cinco horas de deliberações, veio a notícia de que Sebastian Vettel foi desclassificado da qualificação, razão pela qual terá de largar da última colocação na corrida, eis que, durante a inspeção, foi verificado que o RB8 não possuía o mínimo de um litro de combustível de sobra exigido pelo regulamento, exatamente a mesma causa que levou à exclusão de Lewis Hamilton em Barcelona.
A punição, justíssima por sinal, foi, a princípio, contestada pelo time, que dizia que o carro possuía a quantidade mínima de gasolina na célula de combustível, a qual, no entanto, não poderia ser extraída sem a remoção de algumas peças conforme manda o regulamento.
Assim, posteriormente, Christian Horner declarou aceitar a sanção e já informou que Vettel partirá dos pits justamente para que o RB8 possa receber ajustes para a corrida, tanto que logo após o anúncio da desclassificação já havia sido retirado do parque fechado.
Entre os demais, grande resultado de Pastor Maldonado, que se volta novamente aos holofotes com o quarto tempo, que o levou à terceira posição do grid em razão da punição imposta a Vettel, deixando seu colega de equipe da Williams bem para trás, já que Bruno Senna não conseguiu melhor do que o 15º tempo, o que o fará largar apenas do 14º posto.
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min41s497
|
1min40s901
| 1min40s630 |
2º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min41s933
|
1min41s277
| 1min40s978 |
3º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min42s160
|
1min41s511
| 1min41s073 |
4º
| Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min41s981
|
1min41s907
| 1min41s226 |
5º
| Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min42s222
|
1min41s532
| 1min41s260 |
6º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min42s342
|
1min41s873
| 1min41s582 |
7º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min41s939
|
1min41s514
| 1min41s582 |
8º
| Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min41s926
|
1min41s698
| 1min41s603 |
9º
| Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min41s974
|
1min41s846
|
1min41s723
|
10º | Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault |
1min42s046
|
1min41s620
|
1min41s778
|
11º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min42s579
| 1min42s019 | |
12º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min42s624
| 1min42s084 | |
13º | Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min42s572
| 1min42s218 | |
14º | Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min42s735
| 1min42s289 | |
15º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault |
1min43s298
| 1min42s330 | |
16º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari |
1min43s582
| 1min42s606 | |
17º | Daniel Ricciardo (AUS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min43s280
|
1min42s765
| |
18º | Jean-Éric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari | 1min44s058 | ||
19º | Heikki Kovalainen (FIN) | Cateham/Renault | 1min44s956 | ||
20º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min45s089 | ||
21º | Vitaly Petrov (RUS) | Caterham/Renault | 1min45s151 | ||
22º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min45s426 | ||
23º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth | 1min45s766 | ||
24º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth |
1min46s382
| ||
107% (tempo de corte) |
1min48s601
|
A desclassificação de Sebastian Vettel é o que a corrida precisava para ganhar em emoção, já que muito provavelmente Lewis Hamilton não terá adversários e só não quebrará a sequência de triunfos do atual bicampeão em caso de falha mecânica do seu McLaren, ou mesmo um acidente, ressaltando que a pista tem um histórico de toques na primeira curva.
Com isso, Alonso ganha uma posição e mais uma fila, já que largará da sexta colocação, fechando a terceira fileira, tendo condições de tirar alguns pontos do atual líder do campeonato e, quiçá, ultrapassá-lo na tábua de classificação, impedindo que o título seja decidido antecipadamente em Austin já na próxima etapa.
Aliás, é a vez do espanhol de dar o troco no alemão pelos acontecimentos de 2010, já que, saindo do fundo do pelotão, Vettel sentirá na pele as dificuldades em se ultrapassar no traçado de Yas Marina, mesmo com duas zonas de uso do DRS, uma na sequência da outra.
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