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domingo, 18 de novembro de 2012

Hamilton vence segunda consecutiva nos EUA


Último vencedor do GP dos Estados Unidos na despedida de Indianápolis do calendário da Fórmula 1 em 2007, Lewis Hamilton repete a vitória em solo norte-americano, dessa vez em uma pista estreante que foi feita diretamente para a categoria máxima do automobilismo mundial.

O triunfo do britânico foi conquistado após magnífico duelo de nervos com Sebastian Vettel, algo que, de certa forma, já era aguardado depois que o alemão ficou com a pole position com uma margem bastante estreita;

Apesar de ambos não terem tocado rodas ou protagonizado várias mudanças na liderança, o que se viu hoje foi dois competidores no limite pessoal e de seu respectivo equipamento.

Não é à toa que Hamilton somente conseguiu superar o piloto da Red Bull lidando melhor com os retardatários e impulsionado pelo DRS, pois do contrário o campeão de 2008 comboiaria o tedesco até o final da prova, já que desde o início trocaram, por diversas oportunidades, a melhor volta da corrida que, ao final, ficou com Vettel.

Esse resultado deixa a briga pelo título totalmente aberta para Interlagos, principalmente diante da possibilidade de chuva para o fim de semana, algo que se tornou a preocupação do time austríaco e por este motivo pretendia em Austin "fechar a conta" em ambos os campeonatos, tendo logrado êxito apenas no Mundial de Construtores.

Da mesma forma que Alonso esperava descontar muitos pontos em Abu Dhabi, quando Vettel foi punido e teve de largar dos boxes, agora foi a vez do alemão sair com "gostinho amargo na boca", já que também aguardava, ao menos "colocar uma mão na taça" com o espanhol largando mais para o fundo após o péssimo desempenho do bicampeão de 2005 e 2006 na qualificação.

Com uma boa largada, Alonso pulou de sétimo para a quarta colocação e...só, já que o F2012 não lhe dava condições de fazer nada além disso, tendo ainda salvo um pódio bastante comemorado em razão do abandono de Mark Webber, novamente com problemas no KERS, os quais, para desespero dos italianos, só acometem o carro do australiano.

Outra situação que levou Alonso ao pódio se deu por mais uma das atitudes nada elogiáveis da Ferrari, que quebrou o lacre da caixa de câmbio no carro de Felipe Massa para que o brasileiro, que foi melhor piloto da equipe na qualificação, fosse punido com a perda de cinco posições no grid e permitiu que o espanhol ganhasse um lugar mais à frente.

Apesar de absolutamente legal, a conduta do time italiano não tem nada de ético, palavra que parece não fazer parte de alguns no mundo da Fórmula 1, tanto que foi a atitude do time italiano foi extremamente condenada por todos os especialistas, principalmente porque pune um piloto por quem seu time deveria zelar.

A desculpa "esfarrapada" dada foi que, assim, tanto Alonso como Massa largariam no trilho, local com mais aderência, já que, segundo simulações de largada, o arranque no lado sujo custaria cerca de quatro posições, pois as condições da pista eram similares à de asfalto molhado.

No entanto, não foi isso que se viu ao apagar das luzes vermelhas, já que a diferença entre o lado sujo e o limpo da pista não foi nada diferente de outras pistas, o que mostra que a Ferrari, na realidade, só desejava fazer com que o espanhol partisse mais próximo de Vettel.

De certa forma, isso contribuiu para que Felipe Massa não tivesse condições de chegar a um merecido pódio, já que o brasileiro teve seus dias de Alonso e andou muito mais do que seu colega de equipe, livrando-se do tráfego no início da prova para ganhar, ao todo, sete posições até se alocar na quarta posição com uma bela ultrapassagem sobre Kimi Räikkönen, para depois ser o mais rápido na pista por diversas vezes até perder para Vettel, na última passagem, por apenas 55 milésimos de segundo aquela que seria a primeira volta mais rápida da Ferrari na temporada.

É certo que, mesmo largando à frente de Alonso, o pódio não seria garantido para Massa, pois se tivesse o espanhol atrás de si o brasileiro seria obrigado a abrir passagem para seu colega de equipe, algo que teria sido muito mais compreensível do que a atitude da Ferrari em, propositadamente, impor uma punição ao seu segundo piloto para favorecer outro.

Aliás, curioso que a única polêmica da corrida se deu antes dela, já que, pela primeira vez em muito tempo, não se viu a indicação de investigação de quaisquer incidentes em momento algum durante a prova, para o alívio de Emerson Fittipaldi, o comissário convidado para Austin.

Entre os demais, excelente prova de Jenson Button que, tal qual Felipe Massa, conseguiu ganhar sete posições até chegar ao quinto posto graças à tática diferenciada de largar com os pneus mais duros, saindo ileso da disputa de foice que se tornou o pelotão intermediário no início da prova.

De se destacar o resultado conquistado pela Williams que, pela segunda vez consecutiva, pontua com ambos os seus pilotos, algo inédito na temporada, apesar de Maldonado ter passado por "maus bocados" no início da prova e de Bruno Senna ter levado dois "passões", um de Jenson Button e outro do próprio Maldonado.

O ponto negativo fica para a decadência de Michael Schumacher que, a despeito de ter feito um bom treino qualificatório, simplesmente foi "engolido" por todos até estacionar na 16ª colocação, a última antes dos carros das equipes pequenas.

Essa foi a classificação final do GP dos Estados Unidos:

 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz56 voltas em 1h35min55s269
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renaulta 00s675
Fernando Alonso (ESP)Ferraria 39s229
Felipe Massa (BRA)Ferraria 46s013
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 56s432
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 1min04s425
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 1min10s313
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 1min13s792
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renaulta 1min14s525
10ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 1min15s133
11ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferraria 1min24s341
12ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 1min24s871
13ºNico Rosberg (ALE)Mercedesa 1min25s510
14ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 1 volta
15ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 1 volta
16ºMichael Schumacher (ALE)Mercedesa 1 volta
17ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
19ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1 volta
20ºCharles Pic (FRA)Marussia/Coswortha 2 voltas
21ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 2 voltas
22ºNarain Karthikeyan (IND)HRT/Coswortha 2 voltas

De franco favorito e possível tricampeão ao final do GP dos Estados Unidos, Sebastian Vettel segue para a última etapa aumentando sua vantagem de dez para apenas treze pontos, deixando esperança de título para Alonso, que sonha reverter o revés de Abu Dhabi em 2010.

Vale dizer que há dois anos Alonso chegou à derradeira corrida quinze pontos à frente de Vettel, o qual ficou com o título graças ao erro estratégico da Ferrari, que preferiu travar sua mira em Webber na oportunidade.

Para "dar o troco" neste ano, o espanhol precisa fazer quatorze pontos a mais que o alemão, necessitando, desta forma, ao menos o terceiro lugar, quando então o piloto da Red Bull não pode chegar além do décimo lugar, ao passo que, se o piloto da Ferrari for segundo, Vettel tem que chegar até a oitava colocação.

Em caso de uma improvável vitória de Alonso, o time italiano comemora o título se Vettel terminar a prova, no máximo, no quarto posto.

Assim sendo, se o tedesco for inteligente e quiser se livrar dos riscos desnecessários, não precisará mais do que "marcar" o espanhol, algo que dificilmente o atual bicampeão estará predisposto a fazer.

 Sebastian Vettel273
 Fernando Alonso260
 Kimi Räikkönen206
 Lewis Hamilton
190
 Mark Webber167
 Jenson Button163
 Felipe Massa
107
 Romain Grosjean
96
 Nico Rosberg
93
10º Sérgio Pérez
66
11º Kamui Kobayashi
58
12º
 Nico Hülkenberg
53
13º Paul di Resta
46
14º Pastor Maldonado
45
15º
 Michael Schumacher
43
16º Bruno Senna
31
17º Jean-Éric Vergne
12
18º Daniel Ricciardo
10

Necessitando de apenas quatro pontos, a Red Bull sai de Austin com seu terceiro título de construtores consecutivo, algo que somente foi conquistado pela Ferrari (por duas vezes), McLaren e Williams.

A disputa pelo vice-campeonato, entretanto, continua aberta, já que a Ferrari possui apenas 14 pontos de avanço sobre a McLaren com 43 tentos ainda em disputa, a qual será definida, no meu entender, pelo desempenho de Massa e Button na etapa de encerramento da temporada.

 Red Bull 440
Italy Ferrari367
United Kingdom McLaren353
United Kingdom Lotus 302
 Mercedes 136
 Sauber124
 Force India
99
 Williams
76
Italy Toro Rosso
22

Sem tempo para descanso, comemorações ou lamentações, pilotos e equipes partem para São Paulo, cidade que sediará o GP do Brasil já no próximo domingo, encerrando a temporada de 2012.

Com a disputa pelo Mundial de Pilotos ainda aberta, será a chance de Interlagos, depois de um hiato de três anos, coroar o campeão da Fórmula 1, honra que o Autódromo José Carlos Pace teve por cinco anos consecutivos, de 2005 a 2009.

No ano passado, a vitória em Interlagos ficou para Mark Webber, agraciado pela atitude de Vettel que, seguindo ordens de equipe, permitiu a ultrapassagem de seu colega na Red Bull para aquela que seria a única vitória do australiano em toda a temporada de 2011.

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