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domingo, 11 de novembro de 2012

Rally da Espanha


Depois de percorrer todo o mundo sobre todo o tipo de superfície, o WRC, Campeonato Mundial de Rally, chegou à Catalunha, na Espanha, para a sua última etapa apenas para "cumprir tabela", já que apenas o terceiro lugar no campeonato de pilotos ainda restava indefinido.

Baseado na cidade de Salou, na região de Tarragona, a cerca de 560 quilômetros a leste de Madrí e por volta de 110 quilômetros a oeste de Barcelona, o Rally da Espanha, foi disputado entre os dias 09 a 11 de novembro com um total de dezoito estágios cronometrados, sendo seis na sexta-feira, seis no sábado e seis no domingo, totalizando 405,46 quilômetros de competição, ou 1.528,77 quilômetros se contarmos os trechos de mero deslocamento.

Até 2010, a etapa espanhola era percorrida inteiramente em asfalto, mas as modificações feitas no ano passado em comemoração à XX edição do evento, com a introdução de estágios em terra no primeiro dia, culminando com uma superespecial noturna dentro da cidade de Salou, agradou a todos e foi mantida para este ano.

De forma muito cautelosa para evitar abandonar a etapa ainda no início como aconteceu na Sardenha há três semanas, principalmente em razão da chuva que caiu durante todo o dia, tornando os trechos de terra bastante escorregadios, Sébastian Loeb, em tom de despedida, fechou a sexta-feira em segundo lugar a pouco menos de trinta segundos do líder.

Nos dias posteriores, já com estágios em asfalto, seu terreno favorito, o multicampeão não deu chances aos seus adversários e logo assumiu a liderança para não mais perdê-la, ainda que tenha vencido apenas quatro superespeciais durante todo o fim de semana, dando à Michelin a 250ª vitória na categoria.

O maior adversário de Loeb foi mesmo Latvala, que desejava muito dar, em uma etapa em asfalto, a última vitória da equipe oficial da Ford, que abandona a categoria no ano que vem, fazendo um domingo alucinante, dia em que conseguiu descontar do eneacampeão cerca de vinte segundos, oito deles apenas no penúltimo estágio, ritmo impressionante por se tratar do piso onde o francês se destaca em relação aos demais, mas que não foi suficiente para o finlandês triunfar, ficando com a segunda colocação a sete segundos do vencedor.

O colega de Latvala na Ford, Petter Solberg, chegou a andar na terceira colocação, mas abandonou a sexta-feira após destruir a suspensão dianteira esquerda ao acertar com força um buraco aberto em razão da intensa passagem dos carros e encoberto por uma poça d'água, razão pela qual retornou à competição no sábado, terminando o evento numa distante 11ª colocação, sem conseguir pontuar.

Desempenhando seu papel, e muito bem, Mikko Hirvonen assegurou mais um pódio, o seu décimo na temporada, reafirmando a boa escolha que a Citroën fez por ele quando perdeu Sébastien Ogier em razão das brigas internas no time francês com o seu piloto maior, Loeb.

Depois de fechar a sexta-feira na frente, com quase trinta segundos de frente, Mads Ostberg não manteve o mesmo desempenho nos demais dias, caindo na classificação já no sábado, principalmente na SS8, quando rodou por duas vezes, tendo sofrido também problemas de acerto em seu Ford Fiesta, que o fez despencar para a quinta colocação, recuperando a quarta posição no domingo após o acidente de Ott Tänak (que acertou com muita força o guard-rail na saída de uma curva à esquerda a dois estágios do fim).

Na sequência, pontuaram dois pilotos que não são habituais na categoria, como é o caso do finlandês Jarkko Nikara, que neste ano participou apenas no evento em seu país e conseguiu na Espanha um excelente quinto lugar na equipe oficial da Prodrive após perder quatro minutos em razão de um pneu furado na SS5, e o irlandês Craig Breen, que conseguiu um excepcional sexto lugar em sua sétima aparição nesta temporada a bordo de um Ford Fiesta S2000, o que realça ainda mais o seu feito.

Na sétima e nona colocações, respectivamente, chegaram Chris Atkinson e Daniel Sordo, que se recuperaram de problemas enfrentados na sexta-feira, que os levaram a abandonar o dia após rodadas e saídas de pista, com destaque para Sordo, que corria diante de seus torcedores e protagonizou uma fantástica reação, vencendo seis dois últimos nove estágios da competição.

Com a oitava colocação, o experiente sueco Per-Günnar Andersson pontuou pela primeira vez na temporada e, de quebra, deu à Proton os seus primeiros pontos na categoria.

A décima colocação ficou para Evgeny Novikov, que correu com os pneus DMACK, tendo sido punido no sábado com dez minutos em razão dos compostos estarem 1,6 milímetros abaixo do mínimo permitido, apesar de ter dado à marca chinesa a sua primeira vitória em estágios, que aconteceu na SS5.

O power stage foi vencido por Jari-Matti Latvala, com o tempo de 15min43s5, deixando o segundo posto para Daniel Sordo, que cronometrou 15min45s9, enquanto que Sébastien Loeb, com 15min54s2, não passou do terceiro posto.

A etapa espanhola também contou com a presença de dois pilotos brasileiros, Daniel Oliveira e Paulo Nobre, sendo que este último conseguiu finalizar neste domingo uma temporada completa na categoria, um feito inédito para o Brasil.

Pelo Brazil World Rally Team, Daniel Oliveira chegou a andar em 11ª na sexta-feira, mas saiu da pista e atolou seu Ford Fiesta, retirando-se do dia, acabando com as esperanças de pontuar pela primeira vez, recuperando-se no sábado e domingo, quando subiu de 35º para a 16ª colocação final.

A outra dupla tupiniquim, correndo pelo Team Mini Portugal e composta por Paulo Nobre e Edu Paula, também enfrentou problemas na sexta-feira, quando sofreu a quebra da suspensão dianteira esquerda ao acertarem o mesmo buraco que tirou não só Solberg da competição, mas também Thierry Neuville, Andreas Mikkelsen e Karl Kruuda, enquanto que no sábado o Mini Cooper dos brasileiros sofreu com superquecimento e falha da direção elétrica e, apesar de terem terminado a etapa, com um 30º lugar, por muito pouco não tiveram de abandonar no domingo, quando quase capotaram o carro.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Espanha:

Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Jari-Matti Latvala (NOR) Ford Fiesta
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Jarkko Nikara (FIN) Mini Cooper
Craig Breen (IRL) Ford Fiesta S2000 (privado)
Chris Atkinson (AUS) Mini Cooper (privado)
Per-Günnar Andersson (SUE) Proton Satra Net S2000
Daniel Sordo (ESP) Mini Cooper
10º Evgeny Novikov (RUS) Ford Fiesta

Mesmo não conseguindo vencer a etapa como queria, Jari-Matti Latvala conseguiu recuperar de Ostberg o terceiro posto na classificação entre os pilotos, deixando a situação da Ford em seu ano de despedida um pouco menos melancólica.

 Sébastien Loeb 270
 Mikko Hirvonen
213
 Jari-Matti Latvala
154
 Mads Otsberg 149
 Petter Solberg
124
 Evgeny Novikov
88
 Thierry Neuville
53
 Ott Tänak
52
 Martin Prokop
46
10º
 Sébastien Ogier
41
11º
 Daniel Sordo
35
12º
 Nasser Al-Attiyah
28
13º
 Chris Atkinson
28
14º
 Andreas Mikkelsen
13
15º
 Armindo Araújo
11
16º
 Jarkko Nikara
10
17º
 François Delecour
8
18º
 Dennis Kuipers
8
19º
 Craig Breen
8
20º
 Henning Solberg
6
21º
 Pierre Campana
6
22º
 Jari Ketomaa
6
23º
 Matti Rantanen
6
24º
 Patrik Sandell
4
25º
 Yazeed Al-Rajhi
4
26º
 Ken Block
4
27º
 Matthew Wilson
4
28º
 Per-Günnar Andersson
4
29º
 Eyvind Brynildsen
1
30º
 Ricardo Triviño
1
31º
 Peter van Merksteijn
1
32º
  Abdulaziz Al-Kuwari
1
33º
 Manfred Stohl
1
34º
 Mathieu Arzeno
1
35º
 Sébastien Chardonnet
1
36º
 Luca Pedersoli
1

No último evento do ano, a Adapta, time de Ostberg, conseguiu passar o time Júnior da Citroën, enquanto que o Brazil World Rally Team, gerenciado pela equipe do experiente austríaco Manfred Stohl, passou a Mini, que está fora da temporada com uma escuderia oficial de fábrica desde o início do ano.

 Citroën WRT 453
 Ford WRT 309
 M-Sport WRT 170
 Adapta WRT
83
 Citroën Junior WRT
72
 Qatar WRT
71
 Brazil WRT
28
 Mini WRC Team
26

Em 2013, sem Sébastien Loeb e sem a equipe oficial de fábrica da Ford, o WRC inicia uma nova fase, passando pelo gerenciamento da Red Bull Media após uma crise que quase acabou com a categoria no início do ano.

Para compensar a perda da marca do oval azul, já foi anunciado o retorno da Volkswagen, com o Polo R, e da Hyundai, com o i20, enquanto a Citroën ampliará sua atuação com três carros e a Prodrive será mais assídua.

O campeonato do ano que vem, com as mesmas treze etapas deste ano, terá início em 25 de janeiro, com o tradicionalíssimo Rally de Monte Carlo.

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