Hoje pela manhã tivemos a quarta etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, no remodelado circuito de Spielberg, que era conhecido pelo nome de A1-Ring, e que também já foi chamado de Zeltweg e Österreichring, um autódromo deficitário, à beira da falência, o qual foi adquirido em 2008 por Dieter Mateschitz como parte de um projeto da Red Bull visando um gigantesco complexo voltado para a velocidade, que contem, dentre outras instalações, uma universidade preparatória de pilotos e um espaço visando o entretenimento, e por isso recebeu o nome de Red Bull Ring.
Apesar da remodelação da pista, que teve como intuito apenas a modernização do autódromo, o traçado continua o mesmo utilizado quando voltou a fazer parte do calendário da Fórmula 1 entre os anos de 1997 a 2004, projetado por Hermann Tilke, que "limou" as curvas de alta velocidade que faziam a fama do temido Österreichring, como a Dr. Tiroch-Kurve, cuja reutilização chegou a ser cogitada pela Red Bull, a Bosch-Kurve e a Rindt-Kurve.
Saindo da pole position pela primeira vez na categoria, o jovem italiano Edoardo Mortara estava determinado a conquistar sua vitória inaugural, e fez por onde ao conseguir segurar atrás de si dois dos mais experientes pilotos do DTM, Gary Paffett e Martin Tomczyk, principalmente após a segunda rodada de paradas obrigatórias, chegando, inclusive, a protagonizar uma manobra nada elogiável quando, ao retornar dos pits na volta 30, espremeu o britânico da Mercedes-Benz para fora da pista na freada para a curva Remus.
Com a vitória de Mortara, a Audi finalmente conseguiu o resultado que faltava na temporada, já que então até a estreante BMW já havia figurado no lugar mais alto do pódio.
O atual campeão da categoria, Martin Tomczyk, depois de um começo de ano bastante desastrado, enfim conquistou o seu primeiro pódio com a BMW ao terminar a prova em um importante segundo posto, passando por Ekström logo na largada e posteriormente superando Paffett na segunda rodada de pits stops obrigatórios
Dentre aqueles que pontuaram, de se destacar o grande desempenho de Timo Scheider que, saindo da 16ª posição, brigava pelo 12º posto na oitava passagem quando foi obrigado a fazer uma "excursão" para fora da pista na Schlossgold após ser tocado por Farfus, retornando na última colocação.
Imprimindo um ritmo bastante forte, o campeão de 2008 e 2009 já figurava no décimo lugar na volta 22, quando todos já haviam completado a primeira parada, e então postergou seu segundo pit stop até a volta 35, quando conseguiu retornar à pista na sexta colocação, em uma excepcional corrida de recuperação.
Se no grupo da frente as posições foram praticamente inalteradas, o mesmo não pode ser dito do pelotão de trás, que protagonizou a grande diversão da prova nas voltas iniciais, em um grupo formado por Alburquerque, Hand, Spengler, Schumacher, Molina, Farfus, Merhi, Rockenfeller, Wickens, Coulthard, Wolff e Frey, que se tocaram e trocaram de posições por diversas vezes, com direito a ultrapassagem dupla de Spengler sobre Hand e Albuquerque na volta 6 quando os dois últimos escorregaram na saída da Schlossgold, e a um empurrão "à la NASCAR" de Molina sobre Spengler após ter sido formada uma linha de três composta pelo canadense, pelo americano e pelo português na reta entre as curvas Castrol Edge e Remus, a maior da pista, no oitavo giro, disputa esta que acabou sendo desfeita, infelizmente, em razão da primeira rodada de pit stops, iniciado na volta 12.
Após sobreviver a essa grande briga, o americano Joey Hand finalmente conseguiu terminar pela primeira vez na zona de pontuação ao receber a bandeira quadriculada na nona colocação depois de ter perdido posições para Rockenfeller e Albuquerque nos instantes finais da prova.
O grande perdedor da prova em Spielberg foi mesmo Bruno Spengler que, saindo da sexta colocação, sonhava com um pódio para encostar em Paffett na tabela. A esperança, no entanto, foi desfeita logo na primeira volta, quando se envolveu em um toque entre Green e Werner. O canadense ainda tentou continuar a prova, mas com um carro "inguiável" resolveu abandonar a competição a quinze voltas do fim quando brigava com Frey pela distante 13ª posição.
O brasileiro Augusto Farfus conseguiu salvar um pontinho para o seu time RMB da BMW depois que seu colega de equipe, Andy Priaulx, novamente se envolveu em um acidente no início da prova, novamente sem que tenha tido qualquer culpa, quando não conseguiu desviar de Christian Vietoris, que rodou à frente do pelotão na saída da curva Remus ainda na primeira volta, causando a intervenção do safety car.
Esses foram os que pontuaram em Spielberg:
1º | Edoardo Mortara (ITA) | Audi A5 |
2º | Martin Tomczyk (ALE) | BMW M3 |
3º | Gary Paffett (GBR) | Mercedes-Benz AMG C-Coupé |
4º | Mattias Ekström (SUE) | Audi A5 |
5º | Jamie Green (GBR) | Mercedes-Benz AMG C-Coupé |
6º | Timo Scheider (ALE) | Audi A5 |
7º | Mike Rockenfeller (ALE) | Audi A5 |
8º | Filipe Albuquerque (POR) | Audi A5 |
9º | Joey Hand (EUA) | BMW M3 |
10º | Augusto Farfus (BRA) | BMW M3 |
Mesmo com o terceiro lugar, Gary Paffett segue se distanciando na tabela, abrindo 36 pontos à frente do seu mais próximo perseguidor, que agora é o sueco Mattias Ekström, enquanto que Bruno Spengler, com o abandono, é rebaixado da segunda para a quarta colocação.
1º | Gary Paffett | 83 |
2º | Mattias Ekström | 47 |
3º | Jamie Green | 44 |
4º | Bruno Spengler | 43 |
5º | Martin Tomczyk | 36 |
6º | Edoardo Mortara | 31 |
7º | Mike Rockenfeller | 31 |
8º | Christian Vietoris | 20 |
9º | Augusto Farfus | 16 |
10º | Timo Scheider | 16 |
11º | Andy Priaulx | 8 |
12º | Miguel Molina | 8 |
13º | Filipe Albuquerque | 8 |
14º | Ralf Schumacher | 7 |
15º | David Coulthard | 4 |
16º | Joey Hand | 2 |
Apesar da dianteira da principal equipe da Mercedes-Benz ter diminuído em cinco pontos, a distância para o vice-líder ainda é grande, figurando na casa dos quarenta pontos sobre o time mais importante da Audi.
1º |
Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
| 103 |
2º |
Audi Sport Team Abt Sportsline
| 63 |
3º |
Mercedes AMG
| 51 |
4º |
BMW Team Schnitzer
| 43 |
5º | Audi Sport Team Rosberg | 39 |
6º |
Audi Sport Team Phoenix
| 39 |
7º |
BMW Team RMG
| 38 |
8º |
BMW Team RBM
| 24 |
9º |
DHL Paket/Stern Mercedes AMG
| 4 |
Com apenas dois carros na zona de pontuação, a Mercedes-Benz vê a Audi, que pontuou com cinco dos seus carros em Spielberg, encostar no campeonato de construtores.
1º |
Mercedes-Benz
| 158 |
2º |
Audi
| 141 |
3º |
BMW
| 105 |
O próximo compromisso da DTM ocorrerá em quatro semanas, com a etapa no tradicional circuito de Norisring, com um traçado bastante curto, e de apenas sete curvas, mas de alta velocidade.
Jamie Green é o grande dominador da corrida em Nuremberg, vencendo três das últimas quatro edições, já que ano passado a vitória ficou com o ex-piloto da Mercedes-Benz Bruno Spengler, que também detém o recorde da pista com o tempo de 48s446, conquistado em 2008 a bordo de um C-Klasse da marca da estrela de três pontas, que há dez anos não sabe o que é perder nessa pista de rua.
Abaixo, seguem três vídeos com uma volta virtual em Spielberg:
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