Apesar de novamente ter "dado as caras" durante a sprint race da GP2, e por duas vezes logo nas voltas inicias, o safety car, dessa vez, não passou de mero coadjuvante à grande vitória do piloto brasileiro Luiz Razia, com um final de prova espetacular que o levou, a quatro giros do fim, de sexto para o lugar mais alto do pódio.
Arrancando mal, o baiano, que partiu do final da terceira fila, perdeu quatro posições, recuperando duas com o acidente que vitimou Ericsson e Gutiérrez na curva 2, os quais vinham à frente do piloto da Arden, e que também envolveu Serenelli e Valsecchi, causando a primeira intervenção do carro de segurança.
Na segunda relargada, Razia se aproveitou da confusão entre Onidi e Berthon para superar a ambos, primeiro passando pelo italiano, que ficou sem a asa dianteira, entre as curvas 3 e 4, e depois ultrapassando Berthon na curva 12 em uma linda manobra por fora.
O brasileiro, ao contrário dos demais que vinham à frente dele em intensa batalha, passou, então, a cuidar dos seus pneus, o que rendeu a ele frutos que certamente não se esperava.
A quatro passagens do fim, Razia parecia conformado com a sexta posição até que conseguiu ascender para quinto quando Haryanto, em uma manobra desastrada de ultrapassagem sobre o então líder James Calado, acabou fora da prova, incidente que ensejou uma punição sobre o indonésio, que perderá dez posições no grid de largada na próxima prova.
Duas voltas mais tarde, enquanto todos os olhos se voltaram para a dura briga pela liderança entre Calado e Leimer, Razia passou Van der Garde quando o holandês "espalhou" na freada da curva 2 e a recente quarta posição conquistada logou se transformou em pódio quando o brasileiro conseguiu ultrapassar Chilton na freada para a curva 12.
No último giro, Leimer tentou uma manobra desesperada sobre Calado de novo na curva 12 e saiu da pista, retornando à frente do britânico. O suíço, para evitar punição, diminuiu a velocidade para devolver a posição para o piloto da Lotus, permitindo que Razia encostasse e passasse a ambos, que já demonstravam estar com desgaste acentuado dos pneus, por fora no grampo da curva 17, em mais uma maravilhosa manobra do brasileiro, que recebeu a bandeira quadriculada para a sua terceira vitória na temporada, a quarta dele desde que estreou na GP2 em 2009.
Coube então a James Calado, que tal qual ontem liderou a maior parte da prova depois de largada na pole position, se conformar com o segundo lugar, deixando Leimer com a última vaga do pódio.
O suíço da Racing Engineering também ficou com os dois pontos de bonificação por ter sido o autor da melhor volta entre aqueles que figuraram entre os dez primeiros, conforme manda o regulamento, tendo cronometrado o tempo de 1min51s187, à média de 175,455 km/h.
O autor do giro mais rápido foi o brasileiro Felipe Nasr, que novamente não fez boa corrida, tendo sido obrigado a fazer uma troca de pneus imprevista no meio da prova, terminando num discreto 14º posto.
Em que pese ter sido superado por Razia e Berthon nas voltas finais, Giedo van der Garde fez bom trabalho ao levar seu carro à zona de pontuação, muito graças à excelente largada do holandês, que partiu de 11º e fechou a primeira volta na quinta colocação.
O venezuelano Johnny Cecotto novamente se envolveu em confusão, dessa vez com Jolyon Palmer, ambos filhos de ex-pilotos de Fórmula 1, em um incidente estúpido na primeira relargada, quando ambos se tocaram e acabaram rodando na reta principal e ocasionou a segunda intervenção do safety car.
Largando do meio do grid em razão da punição recebida na feature race por ter ultrapassado sob o regime de safety car, o líder do campeonato Davide Valsecchi bem que fez uma boa corrida de recuperação, principalmente após ter sido jogado para o fundo do pelotão ao não conseguir evitar a traseira do carro de Serenelli no "engavetamento" ocorrido na curva 2 logo na primeira volta, mas o décimo lugar final não rendeu tentos ao italiano, o que o fez deixar Valência inteiramente "zerado", sendo a primeira rodada dupla da temporada em que ele falha em pontuar.
Marcaram pontos na segunda bateria em Valência:
1º | Luiz Razia (BRA) | Arden |
2º | James Calado (GBR) | Lotus ART |
3º | Fabio Leimer (SUI) | Racing Engineering |
4º | Max Chilton (GBR) | Carlin |
5º | Nathanaël Berthon (FRA) | Racing Engineering |
6º | Giedo van der Garde (HOL) | Caterham |
7º | Simon Trummer (SUI) | Arden |
8º | Julián Leal (COL) | Trident |
Sem movimentar seu placar há três provas consecutivas, Davide Valsecchi vê Luiz Razia encostar perigosamente no certame, estando o brasileiro, com a vitória de hoje e o terceiro lugar de ontem, a apenas um ponto do italiano, diferença esta que chegou a ser de 37 pontos em favor do piloto da DAMS.
1º | Davide Valsecchi | 141 |
2º | Luiz Razia | 140 |
3º |
James Calado
| 95 |
4º |
Max Chilton
| 93 |
5º |
Giedo van der Garde
| 89 |
6º |
Esteban Gutiérrez
| 87 |
7º | Fabio Leimer | 65 |
8º | Marcus Ericsson | 52 |
9º |
Nathanaël Berthon
| 41 |
10º |
Johnny Cecotto
| 31 |
11º |
Stefano Coletti
| 31 |
12º |
Felipe Nasr
| 28 |
13º | Jolyon Palmer | 27 |
14º |
Tom Dillmann
| 27 |
15º | Rio Haryanto | 26 |
16º | Fabio Onidi | 12 |
17º |
Rodolfo González
| 6 |
18º |
Simon Trummer
| 4 |
19º |
Stéphane Richelmi
| 4 |
20º |
Julián Leal
| 1 |
21º |
Fabrizio Crestani
| 1 |
22º | Brendon Hartley | 1 |
A Lotus ART mantem a liderança recém conquistada ontem e já começa a se distanciar da DAMS, que ficou sem pontuar na rodada dupla de Valência, algo que não acontecia com o o time francês desde a prova em Barcelona, no ano passado.
1º | Lotus ART | 182 |
2º | DAMS | 169 |
3º | Arden | 144 |
4º | Carlin | 119 |
5º | Racing Engineering | 106 |
6º | Caterham | 95 |
7º | iSport | 79 |
8º |
Coloni
| 43 |
9º | Barwa Addax | 31 |
10º | Rapax | 27 |
11º | Trident | 4 |
12º | Lazarus | 1 |
13º | Ocean Racing | 1 |
A próxima etapa da GP2 acontece em duas semanas, em Silverstone, na Inglaterra, prova que teve como vencedores no ano passado Jules Bianchi (atualmente piloto reserva da Force India), pela Lotus ART, e Romain Grosjean, que corria pela DAMS.
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