The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 3 de junho de 2012

WTCC - Round 7 - Algarve


Fechando a temporada europeia do WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, o circuito português de Algarve, localizado na região de Portimão, recebeu hoje a sétima rodada dupla da categoria em uma pista que, apesar de bastante estreita e com uma reta bastante curta, é bastante apreciada pelos pilotos em razão dos diferentes tipos de curvas, muitas delas cegas devido à grande variação na topografia local onde o autódromo se encontra.

Na lista de inscritos, a única novidade é o retorno do time oficial de fábrica da Lada, com o piloto britânico James Thompson, seguindo o cronograma da marca russa, que havia anunciado que faria apenas duas etapas na temporada de 2012, Hungria e Portugal.

Para o evento português, o suíço Alain Menu correu sob as cores da "Equipe Vaillante", time fictício por onde corre Michel Vaillant, grande personagem do mundo das histórias em quadrinhos, criado na década de 1950 pelo artista francês Jean Graton, único do gênero a ter como tema o automobilismo e grande heroi de infância do piloto suíço, que chegou a tingir e cortar seus cabelos grisalhos e a usar lentes de contato ao invés de seus tradicionais par de óculos para "encarnar" o personagem, em uma grande campanha de marketing da Chevrolet.

Depois de marcar a primeira posição no primeiro treino livre, Gabriele Tarquini repetiu o feito, dessa vez na qualificação, conquistando assim sua segunda pole position da temporada, cronometrando o tempo de 1min53s966, com média de 146,980 km/h, ficando com os cinco pontos de bonificação, enfiando quase três décimos de segundo sobre Yvan Muller, o segundo colocado, e quase sete décimos sobre o terceiro, o húngaro Norbert Michelisz, outra surpresa da sessão.

Mesmo sendo superior nos treinos, Tarquini não foi capaz de segurar Muller, que "abocanhou" a liderança logo na largada e conseguiu mantê-la até o fim, mesmo sendo duramente pressionado pelo italiano, conquistando assim a sexta vitória na temporada, cabendo ao piloto da Seat apenas se consolar com o segundo posto, retornando ao pódio desde a segunda prova na Eslováquia.

Após conseguir uma posição na largada ao passar Michelisz, Robert Huff tentou, a todo custo, superar Tarquini para não permitir que Muller se distanciasse no campeonato, mas o britânico nunca foi capaz de sequer colocar seu carro ao lado do Seat do italiano, acabando com a última vaga do pódio.

Largando da nona posição, a bordo do último dos Chevrolets de fábrica, Alain "Michel Vaillant" Menu teve um pouco mais de trabalho para passar pelo "bolo".

Ainda na primeira volta o suíço tocando o carro Dudukalo, que conseguiu evitar uma rodada com uma bela manobra de contra-esterço, porém segundos depois o russo alargou demais a trajetória da curva 11, saindo da pista e, ao tentar voltar, foi atingido por Gábor Wéber (o qual havia conquistado na qualificação seu melhor resultado da carreira, o sétimo posto, e fez uma péssima largada), com D'Aste, que também exagerou no contorno da mesma curva, conseguindo escapar por muito pouco da confusão.

Depois disso, Menu começou a escalar o pelotão, passando por Cerqui na terceira volta, por Monteiro na quinta passagem e por Coronel, de forma muito fácil na reta principal, durante o sexto giro, sem conseguir alcançar Michelisz, o quarto colocado, que já "ia bem longe".

A bordo do Granta oficial de fábrica, James Thompson fazia uma grande corrida e brigava com Oriola, D'Aste e MacDowall pelo nono lugar, mas tudo foi em vão quando um semi-eixo resolveu quebrar a duas voltas do fim, levando o britânico a abandonar a competição.

Pelos independentes, a vitória ficou com Norbert Michelisz. Alberto Cerqui, que também pontuou na classificação geral, ficou com o segundo lugar, deixando Pepe Oriola, o líder do campeonato, na terceira posição.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Gabriele Tarquini (ITA) Seat León WTCC 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Alberto Cerqui (ITA) BMW 320 TC (i)
Pepe Oriola (POR) Seat León WTCC 1.6T (i)
10º Alex MacDowall (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T (i)

Com o grid de largada invertido entre os dez primeiros colocados na Q2, a corrida ficou um pouco mais divertida, principalmente porque obrigou aos líderes do campeonato, Yvan Muller e Robert Huff, a saírem do meio do pelotão.

Saindo da segunda posição, Alain "Michel Vaillant" Menu não teve dificuldade para conquistar a ponta já na largada para então abrir confortável diferença  e assim ficar, de forma até fácil, com a sua terceira vitória na temporada, a primeira desde a bateria inaugural em Marrocos.

Pepe Oriola, que largou da pole position, bem que tentou "comboiar" o suíço da Chevrolet, mas acabou tendo de se concentrar na disputa pelo segundo lugar com Tom Coronel, que chegou a "roubar" na primeira volta a posição do espanhol, o qual, por sua vez, a retomou para não mais perdê-la duas passagens depois.

Com o segundo lugar, Pepe Oriola, de apenas 17 anos, fez seu primeiro pódio na categoria, tornando-se também o mais jovem piloto a chegar entre os três primeiros colocados em um campeonato mundial da FIA.

O sempre lutador Tom Coronel ainda tentou pressionar Oriola, mas ficou mesmo com a terceira posição e mais um pódio, o quarto em 2012.

Mais atrás, Muller e Huff vinham fazendo suas respectivas "corridas de recuperação" e à sétima volta brigavam pela quarta posição com Tarquini, em grande batalha que durou um bom tempo.

No início do oitavo giro, no entanto, o francês tentou, na freada para a primeira curva, passar o italiano que, por sua vez, exagerou no uso da zebra interna e teve suas rodas direitas levantadas no ar, dando oportunidade para que Muller finalmente superasse o piloto da Seat.

No processo, Huff tentou se aproveitar do momento para colocar por dentro de Tarquini que, obviamente, fechou a porta "em cima da hora" na freada para a curva 3 e acabou rodando após ser tocado de leve pelo britânico, atingindo no processo Yvan Muller, que vinha a frente e se desequilibrou, "espalhando" na curva.

Além do abandono de Tarquini, que vinha fazendo grande corrida partindo da décima colocação no grid de largada, chegando a fazer ultrapassagem dupla sobre Monteiro e Michelisz no grampo da curva 5 logo na segunda volta, o incidente, tido como lance normal de corrida pela direção de prova, derrubou Yvan Muller do quarto para o sexto posto, jogando por terra a intenção do francês em terminar a prova à frente de Huff e se distanciar ainda mais de seu colega de equipe na tabela.

Para não bater em Tarquini e Muller, Huff acabou freando forte, permitindo a ultrapassagem de Cerqui que, com o incidente, ganhou as três posições, retomando a quarta colocação, a qual logo foi perdida para o britânico na volta seguinte e para Muller dois giros mais tarde.

Pelos independentes, Pepe Oriola conquistou a vitória, com Alberto Cerqui novamente na segunda colocação e Alex MacDowaall figurando na terceira posição.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Alberto Cerqui (ITA) BMW 320 TC (i)
Alex MacDowall (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
10º Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)

Yvan Muller sai de Portugal com um pouco mais de folga na tabela em relação à situação de quando chegou, estendendo sua liderança de oito para dezoito pontos em relação a Robert Huff.

 Yvan Muller245
 Robert Huff 227
 Alain Menu 208
 Tom Coronel 142
 Gabriele Tarquini 134
 Pepe Oriola 107
 Norbert Michelisz 106
 Stefano D'Aste 84
 Tiago Monteiro 45
10º  Mehdi Bennani 43
11º  Franz Engstler 40
12º  Alberto Cerqui 37
13º  Alex MacDowall 28
14º  Aleksei Dudukalo 22
15º  Rickard Rydell 14
16º  James Nash 12
17º  Darryl O'Young 11
18º  Tom Chilton 7
19º  Tom Boardman 4
20º  Gábor Wéber 3

Pelo Troféu Yokohama, Pepe Oriola se mantem no topo da tabela com a mesma diferença sobre Norbert Michelisz existente após a prova na Áustria, ou seja, dez pontos, com ambos distanciando-se de D'Aste, que não foi bem em Algarve.

 Pepe Oriola 106
 Norbert Michelisz 96
 Stefano D'Aste 73
 Franz Engstler 58
 Alex MacDowall 50
 Alberto Cerqui 50
 Mehdi Bennani 41
 Darryl O'Young 28
 Aleksei Dudukalo 17
10º  Gábor Wéber 15
11º  Pasquale di Sabatino 12
12º  Tom Boardman 8
13º  Charles Ng 7
14º  Isaac Tutumlú 3
15º  Andrea Barlesi 3

A Chevrolet, com duas vitórias no encerramento da temporada europeia, segue ampliando sua vantagem no campeonato de construtores.

 Chevrolet 578
 BMW Customer 389
 Seat Costumer 370

A ROAL Motorsport conserva a ponta na disputa pelo Troféu Yokohama entre as equipes, alargando sua diferença de oito para dez pontos para a Tuenti, a vice-líder.

 ROAL Motorsport 118
 Tuenti Racing Team 108
 Lukoil Racing Team 77
 Zengö Motorsport 70
 Wiechers-Sport 54
 Liqui Moly Team Engstler 34
 Proteam Racing 29
 Bamboo Engineering
27
 Team AON
16
10º  Special Tuning Racing 13

O WTCC tem uma pausa de mais de um mês e meio e só volta à ativa em 22 de julho, com a rodada dupla em Curitiba, no Brasil, que durante 2007 a 2011 abriu o campeonato da categoria.

No ano passado ficaram com as vitórias Robert Huff e Alain Menu, ambos pela Chevrolet, em etapa que contou com a participação de Cacá Bueno como piloto convidado pela marca da gravatinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário