The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 9 de junho de 2012

Vettel surpreende e fica com a pole


Ao liderar todos os treinos livres da sexta-feira, esperava-se que Lewis Hamilton confirmasse a velocidade da McLaren na qualificação e retornasse à pole position, local que não frequenta desde o GP da Malásia no início do ano.

Entretanto, no sábado Sebastian Vettel começou a mostrar a que veio, marcando logo no primeiro e único treino livre do dia o melhor tempo para depois, na qualificação, ficar com o primeiro posto em todas as três partes da sessão, o que o levou à segunda pole position da temporada.

O resultado, claro, veio em boa hora e serviu para calar os críticos e rivais que vinham dizendo que a vitória em Mônaco somente foi conseguida devido ao polêmico assoalho com pequenos "buracos" próximos às rodas traseiras, peça que foi considerada ilegal pela FIA na semana passada ao responder o pedido das equipes de clarificação do regulamento, em que pese inexistir após a corrida em Monte Carlo nenhum protesto formal de qualquer uma das escuderias.

Com isso, a Red Bull foi obrigada a levar ao Canadá um novo assoalho que, segundo a equipe austríaca, já era previsto para ser usado antes mesmo da instrução da FIA a respeito dos "buracos" peça anterior, o que eu duvido muito.

Lewis Hamilton, então, teve de se conformar com a segunda posição no grid de largada, fazendo da primeira fila a mesma formação que se deu no GP do Bahrein, vencido pelo atual bicampeão.

Aquilo conquistado por Lewis Hamilton reflete o paradoxo que vive atualmente a equipe McLaren, já que Jenson Button parece que, depois da vitória conquistada na prova inaugural do campeonato, não vem falando a mesma língua do seu MP4-27, ficando, inclusive, de fora da Q3 nas duas últimas etapas.

No Canadá, o campeão de 2009 não parecia aquele piloto de tocada suave que sempre foi, travando seus pneus praticamente a todo momento nas freadas mais bruscas do traçado, o que mostra o total desequilíbrio em seu acerto e que quase o levou a ficar fora novamente na última fase da qualificação, razão pela qual optou para ir à pista no Q3 com os pneus de faixa amarela, em uma atitude até estranha, pois se era para ficar com o último tempo da sessão, entendo que ele não deveria sequer ter tirado seu carro dos boxes, o que o faria poupar seus pneus e o permitiria postergar ao máximo sua parada, imitando a estratégia adotada por Sebastian Vettel em Mônaco.

Já a Ferrari, pelo menos quando equipada com os dois compostos mais macios da Pirelli, parece ter reencontrado o caminho, o que pode ser comprovado pelo bom desempenho de seus pilotos na qualificação, com Alonso em terceiro e Massa, em sua melhor sessão do ano em treinos que definem o grid de largada, com o sexto posto, justamente em uma pista em que a tração e a velocidade de ponta são essenciais, justamente as coisas que o F2012 apresenta como principais deficiências.

Depois de um começo fulgurante, a Lotus começa a andar para trás, repetindo o script que desempenhou em 2011, com Räikkönen, pela segunda vez no ano sendo eliminado na Q2, deixando o caminho aberto para que seu jovem companheiro de equipe, Romain Grosjean, pela quarta oportunidade consecutiva, terminasse o treino à frente do campeão de 2007, restando saber se o franco-suíço conseguirá passar incólume pelas voltas iniciais da prova.

Outra decepção do treino foi a equipe Mercedes, cujos pilotos chegaram a Montreal de cabeça erguida e "falando grosso", principalmente Michael Schumacher, que disse no meio da semana que nunca esteve tão próximo da primeira vitória em seu retorno pós-aposentadoria, situação que contrasta com o conquistado em pista, já que Rosberg não fez mais do que o quinto tempo e Michael Schumacher ficou apenas com a nona colocação, sendo o mais lento na Q3 entre aqueles com os pneus super-macios, de faixa vermelha.

Entre os demais, grande treino de Paul di Resta, que conseguiu colocar seu Force India na última parte da qualificação pela segunda vez na temporada,  ficando com o oitavo lugar, suplantando o seu melhor resultado até então, a décima posição em Sakhir.

Com uma asa traseira nova, desenhada especialmente para a pista de Montreal, era também esperado que a Williams colocasse ao menos Pastor Maldonado na Q3, algo que o venezuelano ia conseguindo na sua última volta durante a Q2, mas exagerou na chicane final e acertou os pneus no "Muro dos Campeões", frustrando as expectativas do staff do time de Grove.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault1min14s6611min14s1871min13s784
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min14s8911min14s3711min14s087
Fernando Alonso (ESP)Ferrari1min14s9161min14s3141min14s151
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault1min14s9561min14s4791min14s346
Nico Rosberg (ALE)Mercedes1min15s0981min14s5681min14s411
Felipe Massa (BRA)Ferrari1min15s1941min14s6411min14s465
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min15s1631min14s6271min14s645
Paul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz1min15s0191min14s6391min14s705
Michael Schumacher (ALE)Mercedes1min14s8921min14s4801min14s812
10ºJenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min14s7991min14s6801min15s182
11ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari1min15s1011min14s688
12ºKimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault1min14s9951min14s734
13ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz1min15s1061min14s748
14ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min15s5521min15s078
15ºSérgio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari1min15s3261min15s156
16ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault1min14s9951min15s170
17ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renault1min14s9791min15s231
18ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renault1min16s263
19ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min16s482
20ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari1min16s602
21ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min17s492
22ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min17s901
23º Charles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min18s255
24º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min18s330
107% (tempo de corte)1min19s887

Essa Fórmula 1 de 2012 é realmente um marco na história da categoria e promoveu em Montreal outra qualificação apertada, pois tivemos uma Q1 onde todos os carros classificados para a segunda parte do treino dentro do mesmo segundo, ainda que considerarmos que alguns pilotos estavam utilizando os pneus macios e outros equipados com os pneus super-macios.

Já na Q2, com todos andando com os compostos de faixa vermelha, a situação foi idêntica a da sessão anterior, com todos os dezessete carros na tábua de classificação dentro da faixa de um segundo, o que ensejou a briga por milésimos de segundo que separou aqueles que se classificaram para a Q3 e aqueles que foram nocauteados.

Assim, o tempo conquistado por Vettel na última fase do treino, o único abaixo da casa de 1min14s, realmente destoou do que se viu durante todo o fim de semana, enfiando três décimos de segundo em Hamilton, o segundo colocado.

Por este motivo, Sebastian Vettel, se souber lidar com o desgaste de pneus, é o grande favorito à vitória no Canadá e a encerrar a diversidade de ganhadores em 2012, ainda que Hamilton e Alonso ainda estejam no páreo, tornando-os adversários duros para a confirmação desse favoritismo pelo piloto da Red Bull.

Mesmo sem a previsão de chuva, a corrida de amanhã promete ser épica, já que o circuito Gilles Villeneuve, ao contrário de Monte Carlo, propicia oportunidades de ultrapassagens, e é imperdível àqueles que amam o automobilismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário