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sábado, 23 de junho de 2012

GP2 - Round 6 - Valência - Leg 1


Depois de quase um mês com as atividades paralisadas, a GP2, uma das principais categorias de base à Fórmula 1, teve hoje a primeira das duas provas na rodada dupla no circuito citadino de Valência, na Espanha.

Na lista de inscritos uma novidade, com a substituição do angolano Ricardo Teixeira, por inexplicadas razões de saúde, pelo holandês Daniel de Jong, que desde o ano passado compete na Auto GP, sem nenhuma vitória conquistada.

Quem começou bem o fim de semana foi James Calado, que ficou com a pole position e os quatro pontos de bonificação, superando o brasileiro Felipe Nasr, em sua melhor qualificação na temporada, por apenas sete milésimos de segundo. O terceiro e quarto colocados, Gutiérrez e Valsecchi, foram punidos com a perda de três posições no grid de largada e tiveram de largar, respectivamente, do quinto e sexto postos.

Sem muita surpresa, foi o safety car que deu o tom durante a feature race fazendo nada menos do que três intervenções devido a acidentes, um dos quais levou ao capotamento de Crestani após o carro da Lazarus ser atingido pelo desajeitado Palmer na curva 10, em evidente erro de julgamento do britânico, que tentava passar por três carros naquele apertado trecho e por isso acabou punido com a perda de dez posições no grid de largada, causando o término da prova pelo tempo regulamentar, e não em razão das voltas previstas.

O grande prejudicado em tudo isso foi mesmo James Calado.

O britânico vinha fazendo uma prova exemplar, abrindo boa diferença dos demais depois uma grande arrancada. Entretanto, sua estratégia de postergar ao máximo a parada obrigatória foi prejudicial quando, na volta 12, o carro de segurança foi à pista pela primeira vez motivado pelo excesso de detritos na pista quando González "atropelou" a asa traseira que havia caído do carro de Tom Dillmann momentos antes.

O safety car não só anulou toda a vantagem que o piloto da Lotus ART havia conquistado como o colocou em posição difícil perante todo o pelotão, já que Calado ainda precisava fazer sua troca de pneus regulamentar enquanto que os demais já haviam cumprido sua obrigação.

O britânico ainda preferiu continuar na pista para tentar abrir certa vantagem, mas uma segunda intervenção do carro de segurança sobreveio menos de uma volta depois da relargada, situação que voltou a ocorrer dois giros após a segunda relargada.

Calado deixou para fazer seu pit stop durante a terceira e última oportunidade em que o safety car foi à pista e dessa vez até que foi beneficiado, já que o Mercedes guiado por Bernd Maylander demorou demais para sair ao traçado, entrando bem no meio do pelotão, em situação idêntica àquela que ocorreu na corrida em Valência pela Fórmula 1 em 2010, o que permitiu ao piloto da Lotus ART fazer sua troca e voltar ainda na zona de pontuação.

Em razão disso, a vitória ficou com o colega de Calado na Lotus ART, o mexicano Esteban Gutiérrez, que quase jogou pela janela sua prova em duas oportunides, a primeira logo nas voltas iniciais, quando tocou Giedo van der Garde na freada da curva 17 e a segunda na primeira das relargadas, ao "bater rodas" com Leimer, o que o fez perder uma posição para Razia, a qual foi recuperada curvas depois.

O mexicano também foi agraciado com dois pontos extras por ter feito a melhor volta da prova com o tempo de 1min49s360, à média de 178,386 km/h no 28º e último giro da corrida.

Quem, no entanto, fez grande corrida foi o brasileiro Luiz Razia. Saindo de 11º no grid de largada, o brasileiro conseguiu se livrar da confusão na curva 3 para fechar a primeira volta em sétimo, ganhando duas posições posteriormente, uma sobre Nasr e outra sobre Van der Garde, que teve problemas durante sua parada.

Na quinta posição, o baiano novamente tirou proveito do afoito de seus adversários para ganhar três posições na primeira relargada, passando por Ericsson, Leimer e Gutiérrez de uma vez só, ainda que o mexicano e o sueco tenham conseguido devolver a ultrapassagem, deixando o piloto da Arden com um bastante comemorado pódio após ter de suportar grande pressão de Leimer nos derradeiros momentos da prova.

Felipe Nasr, por outro lado, sonhava com um pódio com o segundo lugar conquistado na qualificação, mas teve um sábado para ser esquecido.

Com uma péssima largada, o brasiliense caiu para o quarto posto, sendo presa fácil para Leimer, Ericsson, Razia e Cecotto até parar para fazer sua troca de pneus. Na primeira relargada, foi facilmente passado por Chilton, Berthon e Valsecchi, até que seu carro diminuiu drasticamente a velocidade, sendo o causador indireto do choque entre Palmer e Crestani, que levou à segunda intervenção do safety car

Não restou alternativa a Nasr senão encostar o carro nos boxes, momento em que se descobriu, conforme declarado por Amir Nasr, tio e empresário de Felipe, que o cabo do acelerador estava mal colocado desde o início da prova e acabou por se soltar, um erro infantil dos mecânicos e que levou o brasileiro a uma prova extremamente frustrante, isso sem contar que, com isso, partirá das últimas colocações na sprint race amanhã.

Com uma péssima largada, Davide Valsecchi, o líder do campeonato, perdeu dez posições e foi obrigado a fazer uma corrida de recuperação que se iniciou com o cumprimento da troca de pneus regulamentar ainda no início da prova, acabando por conquistar um importante oitavo posto ao final. Entretanto, após deliberações dos comissários, o italiano teve vinte segundos acrescidos sobre o seu tempo final de prova por ter ultrapassado o safety car no segundo dos três períodos em que ele esteve na pista, derrubando o piloto da DAMS para a 18ª colocação.

Dois pilotos outros que tinham chances de um grande resultado e desperdiçaram a oportunidade foram Giedo van der Garde e Johnny Cecotto.

O holandês, que figurou no início da prova na segunda colocação, perdeu posições ao ser tocado por Gutiérrez na nona volta. Depois, teve problemas nos boxes. Para "fechar com chave" de ouro a sua participação na feature race, o piloto da Caterham errou por muito o ponto de freada quando tentou passar por Razia e quase "encheu a traseira" do carro de Ericsson na curva 12.

Já o colombiano, para variar, aprontou das suas ao passar por cima do equipamento da Caterham durante a parada para troca de pneus dele, levando o piloto da Barwa Addax a um drive through que demorou por demais para ser anunciado e foi convertido em acréscimo de trinta segundos sobre o tempo final de prova, o que o fez cair da oitava para a 19ª colocação.

Porém, ambos os carros da Barwa Addax, incluindo o de Cecotto, acabaram sendo excluídos da feature race por um erro da equipe, que montou os pneus de um no carro do outro, e vice-versa, durante a parada obrigatória.

Marcaram pontos na primeira bateria em Valência:

Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Luiz Razia (BRA)Arden
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Rio Haryanto (IDN)Carlin
Nathanaël Berthon (FRA)Racing Engineering
Max Chilton (GBR)Carlin
James Calado (GBR)Lotus ART
Stefano Coletti (MON)Coloni
10ºSimon Trummer (SUI)Arden

Contrariando as previsões iniciais, feitas considerando as posições no grid de largada, o brasileiro Luiz Razia, em outra grande apresentação em ritmo de corrida, conseguiu baixar sua desvantagem para Valsecchi de 31 para 16 pontos e segue vivo na briga pelo título, já que os demais, Gutiérrez, Vander Garde, Chilton e Calado, vêm muito atrás.

 Davide Valsecchi 141
 Luiz Razia 125
 Esteban Gutiérrez
87
 Giedo van der Garde
85
 Max Chilton
85
 James Calado
83
 Fabio Leimer 53
 Marcus Ericsson52
 Nathanaël Berthon
35
10º
 Johnny Cecotto
31
11º
 Stefano Coletti
31
12º
 Felipe Nasr
28
13º Jolyon Palmer27
14º
 Tom Dillmann
27
15º Rio Haryanto  26
16º Fabio Onidi 12
17º
 Rodolfo González
6
18º
 Stéphane Richelmi
4
19º
 Simon Trummer
2
20º
 Fabrizio Crestani
1
21º Brendon Hartley1

Com a punição imposta a Valsecchi, a Lotus ART consegue superar aDAMS na briga pelo título das equipes, ainda que tenha perdido a oportunidade de se isolar ainda mais na ponta com o erro de estratégia de James Calado, sem o qual o time francês poderia ter comemorado uma dobradinha.

 Lotus ART
170
 DAMS169
 Arden
127
 Carlin111
 Caterham91
 Racing Engineering88
 iSport79
 Coloni
43
 Barwa Addax 31
10º Rapax 27
11º Trident4
12º Lazarus1
13º Ocean Racing 1

Amanhã, preliminarmente ao GP da Europa de Fórmula 1 acontece a sprint race da GP2, encerrando a rodada dupla de Valência, tendo o italiano Calado, beneficiado pela punição imposta a Valsecchi, na pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados enquanto que Luiz Razia parte da sexta posição.

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