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domingo, 30 de outubro de 2011

Vettel em velocidade cruzeiro


Mesmo com as mãos no "caneco", Sebastian Vettel continua não dando chances à concorrência, talvez como forma de "revidar" o fato de não o terem permitido vencer a corrida em Suzuka, local onde o bicampeão confirmou o título da temporada de 2011.

Em Buddh, Vettel novamente fez seu passeio dominical, vencendo de ponta-a-ponta, e praticamente livre de qualquer ameaça, pois fez questão de abrir vantagem suficiente no começo da prova para evitar ser atacado com o uso do DRS na reta oposta.

Apenas nos giros finais, quando todos os carros de ponta já estavam equipados com os pneus duros, é que Jenson Button ensaiou uma investida, mas o alemão logo tratou de reagir, fazendo consecutivamente nas três últimas passagens a volta mais rápida da corrida, em que pese a promessa feita à equipe na Coreia, e os avisos do seu engenheiro pelo rádio, pedindo apenas que "trouxesse o carro para casa".

Jenson Button novamente foi o "melhor do resto", e o único a colocar certo incômodo sobre Vettel. Com isso, o britânico mostra que realmente se encaixou como uma luva na McLaren, deixando para trás colega de time, Lewis Hamilton, um piloto mais espetacular.

Já Fernando Alonso segue fazendo o que dá, e mesmo assim sempre acima das expectativas, e o pódio de hoje é prova disso, ganhando a terceira posição quando Mark Webber, não se sabe por qual motivo, antecipou a parada para colocar os pneus mais duros e, assim, cumprir o regulamento.

O australiano, aliás, mostra que está muito aquém das capacidades do seu carro, passando um candidato ao título na metade de 2010 para um notório coadjuvante em 2011, sem ao menos vencer uma prova, enquanto seu companheiro de equipe faturou onze corridas.

Enquanto fazia a sua melhor corrida no ano, praticamente no mesmo ritmo de de Alonso, algo que praticamente não aconteceu nesta temporada, o brasileiro Felipe Massa se envolveu em mais um incidente com Lewis Hamilton, e justamente no dia em que o britânico tentou uma reaproximação ao brasileiro, lhe desejando "boa sorte" enquanto os pilotos faziam o minuto de silêncio em homenagem a Dan Wheldon e Marco Simoncelli.

Dessa vez, no entanto Hamilton foi o menos culpado. Numa atitude inteligente, e sabendo que dificilmente ultrapassaria Massa na reta oposta, mesmo com o DRS acionado, o piloto da McLaren guardou alguns segundos do KERS para utilizá-lo na reta seguinte.

Nitidamente surpreendido, o brasileiro tentou se defender, mas já era tarde demais, e o toque entre ambos foi inevitável, pois ambos já tinham se comprometido no contorno da curva 5.

O erro de Massa foi ter fechado a tangência da curva como se estivesse sozinho na pista, mas Hamilton sabia também que aquela brecha fatalmente desapareceria. O acidente seria impedido se algum dos dois cedesse, mas diante do histórico entre eles, deu no que deu.

Em que pese a decisão dos comissários em punir Felipe Massa, certamente o que mais errou no incidente ao não deixar espaço ao seu rival, considero que o drive through foi excessivo, pois o toque foi mais um acidente de corrida do que uma tentativa deliberada por parte do brasileiro de causar um acidente, ou eliminar um concorrente.

Se Hamilton não foi punido pelo que fez em Suzuka, Massa não deveria ter sido punido pelo que acontecem na Índia.

Felipe Massa ainda acabaria fora da corrida pela mesma situação que o tirou do Q3 no sábado, a quebra da suspensão pelo uso excessivo da zebra interna. Dessa vez, no entanto, tudo aconteceu na curva 9.

É certo que aquele tipo de zebra posicionada em uma curva rápida, de quarta marcha, não é o ideal, mas o brasileiro "atacou" demais tangência, e já tinha excedido a largura da zebra normal.

Assim, por ter sido o único a ter esse tipo de problema, e por dois dias consecutivos, penso que Felipe Massa, mais uma vez, errou, não tendo tomado qualquer tipo de cuidado após o problema no sábado, e de novo não poderá colocar a culpa nos outros pelo seu abandono.

Entre os demais, há alguns destaques a serem feitos.

O primeiro é Michael Schumacher, que terminou numa excelente quinta colocação, aproveitando-se do problema entre Hamilton e Massa. O multicampeão parece retornar próximo à velha forma. Nas últimas três corridas em que ambos os Mercedes GP chegaram ao final da prova, Spa, Suzuka e agora na Índia, Schumacher ficou à frente de seu colega de time.

Grande corrida das Toro Rosso em Buddh. Após chegar ao Q3, o time italiano certamente pontuaria com ambos os carros, razão pela qual foi uma decepção para Giorgio Ascanelli o abandono de Buemi, causado pela quebra do motor Ferrari.

O mexicano Sérgio Pérez também fez uma excelente prova. Saindo do vigésimo lugar em razão da punição que lhe foi imposta por ter ignorado as bandeiras amarelas no primeiro treino livre de sexta-feira, o jovem mexicano conseguiu chegar à zona de pontuação, mesmo após um segundo pit stop complicado na volta 34, quando entrou com muita velocidade e parou fora da posição correta, o que o fez perder alguns segundos preciosos, impedindo-o de ganhar a posição de Sutil.

Essa foi a classificação final do GP a Índia:

Sebastian Vettel (ALE) Red Bull/Renault 60 voltas em 1h30min35s002
Jenson Button (GBR) McLaren/Mercedes-Benz a 8s433
Fernando Alonso (ESP) Ferrari a 24s301
Mark Webber (AUS) Red Bull/Renault a 25s529
Michael Schumacher (ALE) Mercedes GP a 1min05s421
Nico Rosberg (ALE) Mercedes GP a 1min06s851
Lewis Hamilton (GBR) McLaren/Mercedes-Benz a 1min24s183
Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso/Ferrari a 1 volta
Adrian Sutil (ALE) Force India/Mercedes-Benz a 1 volta
10º Sérgio Pérez (MEX) Sauber/Ferrari a 1 volta
11º Vitaly Petrov (RUS) Renault a 1 volta
12º Bruno Senna (BRA) Renault a 1 volta
13º Paul di Resta (GBR) Force India/Mercedes-Benz a 1 volta
14º Heikki Kovalainen (FIN) Lotus/Renault a 2 voltas
15º Rubens Barrichello (BRA) Williams/Cosworth a 2 voltas
16º Jérôme D'Ambrosio (BEL) Virgin/Cosworth a 3 voltas
17º Narain Karthikeyan (IND) HRT/Cosworth a 3 voltas
18º Daniel Ricciardo (AUS) HRT/Cosworth a 3 voltas
19º Jarno Trulli (ITA) Lotus/Renault a 5 voltas

Enquanto Vettel amplia a sua frente com vitórias, a briga pelo vice-campeonato continua com Jenson Button à frente, e de forma merecida, pois é bastante notório que o britânico, a despeito de ter sido campeão mundial em 2009, faz de 2011 a sua melhor temporada da carreira na Fórmula 1.

Enquanto isso, Mark Webber, com pobres apresentações se o compararmos com seu colega de equipe, segue como azarão nessa briga pelo segundo lugar no campeonato, já que não consegue se colocar em uma posição em que poderia ser ajudado por Vettel, se é que isso acontecerá.

Fernando Alonso, com mais um pódio, também segue vivo na disputa, ainda que a Ferrari seja o carro mais deficiente em relação a McLaren e Red Bull, o que mostra a capacidade desse espanhol ranheta.

Germany Sebastian Vettel 374
United Kingdom Jenson Button 240
Spain Fernando Alonso 227
Australia Mark Webber 221
United Kingdom Lewis Hamilton 202
Brazilia Felipe Massa 98
Germany Nico Rosberg 75
Germany Michael Schumacher 70
Russia Vitaly Petrov 36
10º Germany Nick Heidfeld 34
11º Germany Adrian Sutil 30
12º Japan Kamui Kobayashi 27
13º Spain Jaime Alguersuari 26
14º United Kingdom Paul di Resta 21
15º Switzerland Sébastien Buemi 15
16º Mexico Sérgio Pérez 14
17º Brazilia Rubens Barrichello 4
18º Brazilia Bruno Senna 2
19º  Pastor Maldonado 1

Com o título definido em favor da Red Bull, a McLaren também assegura o vice-campeonato, e à Ferrari, com as pobre exibições de Felipe Massa, que sequer consegue acompanhar o ritmo de seu colega de time, restará novamente a terceira posição, que também é inalcançável pela Mercedes.

Briga boa mesmo é aquela pela sexta posição, que envolve três times, Force India, Sauber e Toro Rosso, com grandes chances do time italiano "engolir" os demais, pois faz um fim de temporada bastante forte.

Austria Red Bull 595
United Kingdom McLaren 442
Italy Ferrari 325
Germany Mercedes GP 145
France Renault 72
India Force India 51
Switzerland Sauber 41
Italy Toro Rosso 41
United Kingdom Williams 5

A Fórmula 1 segue da Índia para os Emirados Árabes Unidos onde, daqui a duas semanas, será disputado o GP de Abu Dhabi, a penúltima etapa do calendário.

No ano passado, o circuito de Yas Marina definiu o título em favor de Sebastian Vettel, ficando também marcada a "choradeira" de Alonso em relação à atitude correta de Petrov, que defendeu sua posição contra o espanhol durante toda a prova.

Apesar de 2011 ter proporcionado uma temporada com mais ultrapassagens, muito pela diferença de desempenho dos pneus, e também pelo DRS, o circuito árabe realizou reformas para permitir mais ultrapassagens, as quais foram raríssimas nesses três anos em que a pista fez parte da categoria.

Um comentário:

  1. LEGAL E BEM ESCRITO, COMO SEMPRE!! SÓ ACHO QUE CHAMAR O bUTTON DE "MELHOR DO RESTO" É MEIO DESELEGANTE, POR MAIS QUE O DOMÍNIO DO VETTEL SEJA TAO EXPRESSIVO!! BUTTON VEM SENDO O MELHOR PILOTO, DEPOIS DO DOMÍNIO SOBERANO DO MENINO ÍCONE VETTEL!! BOM FDS! AMICCO DI AMICCI

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