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sábado, 21 de abril de 2012

GP2 - Round 2 - Sakhir - Leg 1


Logo após os treinos qualificatórios para o GP do Bahrein aconteceu em Sakhir a primeira prova da segunda rodada dupla da GP2, que foi interessantíssima, com várias brigas, muitas das quais que poderiam ser classificadas como kamikazes, chegando ao limite, ou até além, da lealdade exigida entre os pilotos.

Entre os incritos, duas modificações, ambas em equipes ibéricas, já que a espanhola Barwa Addax mandou embora o tcheco Josef Král pelos fracos resultados e contratou, no lugar dele, o também espanhol Daniel Clos, que já fez três temporadas na GP2, e atualmente ocupa a vaga de piloto de testes da HRT.

A outra modificação aconteceu na portuguesa Ocean Racing, que sacou o britânico Jon Lancaster, chamando às pressas para o lugar o neozelandês Brendon Hartley, que participou de apenas quatro rodadas duplas da GP2 nos últimos dois anos e estava sem planos para a temporada de 2012.

Na qualificação, novamente muito disputada, dessa vez com quinze pilotos no mesmo segundo, Davide Valsecchi repetiu o feito conquistado na etapa anterior, em Sepang, e novamente ficou com a pole position, marcando, de quebra, os quatro pontos de bonificação.

Se na feature race anterior o italiano da DAMS perdeu a liderança logo na largada, em Sakhir, Valsecchi não quis dar chance ao azar e fez uma boa arrancada. Depois disso, guiou com autoridade, sem dar qualquer possibilidade aos adversários, nem mesmo após a relargada em razão de uma intervenção do safety car, liderando a prova de ponta-a-ponta até receber a bandeira quadriculada na frente para vencer pela primeira vez no ano, coroando o grande desempenho na prova.

Valsecchi ainda conseguiu fazer a volta mais rápida da prova, com o tempo de 1min44s380, à média de 186,656 km/h, na 25ª passagem, marcando mais dois pontos extras.

A briga mais interessante foi aquela travada pelo segundo lugar entre sete pilotos, James Calado, Luiz Razia, Max Chilton, Esteban Gutiérrez, Felipe Nasr, Johnny Cecotto e Daniel Clos, pelotão que se juntou em razão da lentidão de Nathanaël Berthon, que ainda não havia parado para fazer sua troca obrigatória de pneus, ao contrário dos outros.

O francês Berthon, aliás, foi autor de uma manobra extremamente perigosa quando quis se dirigir aos boxes, cortando a frente de vários pilotos, inclusive de Luiz Razia, que teve bom reflexo para evitar um acidente grave.

Com aqueles sete pilotos agrupados, houve várias trocas de posições por diversas voltas, principalmente porque o venezuelano Johnny Cecotto, ainda "zerado" no campeonato e, portanto, desesperado para marcar pontos pela Barwa Addax, considerada equipe de ponta na GP2, começou a agir "como louco" ao bloquear tentativas de ultrapassagens de Gutiérrez, que em certo momento chegou a sair da pista para passar Cecotto, e de Daniel Clos, até que conseguiu passar, na marra, Felipe Nasr.

O brasileiro, na volta seguinte, deu o troco no venezuelano na freada para a curva 1, com direito a toque de rodas na disputa pela curva 2, mas Cecotto não quis "dar o braço a torcer" e forçou uma ultrapassagem sobre Nasr na curva 4. O piloto da Barwa Addax freou além do limite e, com o carro de lado, acertou a roda traseira direita do carro da DAMS, levando ambos os pilotos, que disputavam a sexta colocação, ao abandono.

O incidente provocou a entrada do safety car na pista para possibilitar a remoção dos carros parados em segurança e enquanto isso a transmissão focou na ferrenha discussão entre Nasr e Cecotto.

O brasileiro, que havia conquistado um grande terceiro lugar na qualificação, não estava tendo, naquela altura da prova, um desempenho excepcional, mas buscava adquirir experiência ao volante do carro e não ficar muito distantes dos ponteiros na tabela de classificação, mas tudo caiu por terra em razão da atitude descomedida de Cecotto.

Porém, o pior estaria por vir ao final da prova, pois segundo os comissários, Nasr foi considerado culpado pelo acidente e punido com a perda de cinco posições no grid de largada para a prova de domingo, em uma decisão inteiramente absurda e contrária ao que aconteceu em pista.

Mais à frente, James Calado, que então ocupava o segundo posto após fazer uma dupla ultrapassagem sobre Berthon e Chilton na volta 14, conseguia, mesmo sendo mais lento que todos, segurar os demais sobreviventes atrás de si até que seus pneus acusaram o desgaste, fazendo com que o britânico fosse perdendo posições até se estabilizar no quinto posto.

Outro grande destaque da prova foi Luiz Razia. O piloto baiano, saindo do oitavo posto no grid, fez uma largada canhão e já aparecia em sexto na primeira curva. De forma agressiva e decidida, o brasileiro ementou ultrapassagens sobre Leimer na segunda volta e sobre Nasr na nona volta. Após as paradas obrigatórias, Razia se livrou rapidamente de Chilton e se viu atrás de Calado, iniciando grande batalha, travada no limite da lealdade, já que o britânico, para se defender, movia seu carro no último momento para bloquear as tentativas do piloto da Arden. 

Luiz Razia demonstrou maturidade ao aguardar até o momento certo para superar Calado, sem jogar fora pontos importantes com uma manobra arriscada e aflita. Na volta 23, o brasileiro se aproveitou do erro do britânico na saída para a curva 13 para pegar o vácuo e completar a ultrapassagem na freada para a curva 14.

Com ainda dez voltas para o fim, o brasileiro não teve condições de encostar em Valsecchi, que era muito mais rápido, e teve de contentar com o segundo lugar, fazendo o segundo pódio na temporada, se redimindo, pelo menos por enquanto, da péssima impressão deixada na categoria em 2011.

É digna de nota também as provas de Max Chilton, o aniversariante do dia, que saiu do nono lugar da grelha de partida para terminar em quarto posto, chegando a figurar por algumas voltas na terceira posição até que foi superado por Gutiérrez na última volta após um belo drible, quando cedeu à forte pressão imposta pelo mexicano.

O piloto da Lotus ART, aliás, teve uma prova de altos e baixos. Após se manter na segunda colocação, a mesma em que largou, no estágio inicial da competição, Gutiérrez perdeu várias posições em razão de um trabalho desastrado de seu time na parada obrigatória, sendo obrigado a escalar o pelotão, passando por Clos, Cecotto (utilizando a parte de fora da pista na pequena reta que leva à curva 4), Nasr, Calado e Chilton, ficando com a última vaga do pódio e um certo gostinho amargo na boca.

Por sua vez, Tom Dillmann se recuperou de uma discreta 14ª posição no grid de largada para terminar a prova na sexta posição, marcando seus primeiros pontos, e os primeiros da equipe Rapax, na temporada. 

Marcaram pontos na primeira bateria em Sakhir:

Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Luiz Razia (BRA)Arden
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Max Chilton (GBR)Carlin
James Calado (GBR)Lotus ART
Tom Dillmann (FRA)Rapax
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Fabio Onidi (ITA)Coloni
Rio Haryanto (IDN)Carlin
10ºBrendon Hartley (NZ)Ocean Racing

Com 100% de aproveitamento até aqui na rodada dupla do Bahrein ao marcar a pole position, fazer a volta mais rápida e vencer a feature race, Davide Valsecchi assume a liderança do campeonato, superando o ponteiro até então, Luiz Razia.

Apesar do erro de Cecotto ter custado a Felipe Nasr apenas uma posição na tabela, o brasileiro se distancia dos ponteiros e ainda terá de fazer uma prova de recuperação muito boa para entrar na zona de pontuação amanhã.

 Davide Valsecchi 55
 Luiz Razia 49
 Esteban Gutiérrez 33
 James Calado 29
 Max Chilton29
 Fabio Leimer  22
 Felipe Nasr 18
 Giedo van der Garde 10
 Stefano Coletti 10
10º Tom Dillmann8
11º Fabio Onidi4
12º Rio Haryanto 4
13º Nathanaël Berthon 1
14º Fabrizio Crestani 1
15º Brendon Hartley1

Mesmo com o infortúnio de Nasr, a DAMS não só mantem o topo de tabela do campeonato entre as equipes como consegue se distanciar da rival mais próxima, a Lotus ART, já que a Arden, até agora, só marcou pontos com Razia.

Por outro lado, a tradicional Barwa Addax continua sem pontuar em 2012, já que a troca de pilotos promovida para o Bahrein não surtiu efeito, isso sem contar que Cecotto, mais uma vez, se envolveu em um acidente.

 DAMS
73
 Lotus ART 62
 Arden
49
 Carlin33
 Racing Engineering 23
 Coloni14
 Caterham 10
 Rapax8
 Lazarus1
10º Ocean Racing1

A última prova da rodada dupla, a sprint race, acontece amanhã, algumas horas antes do GP do Bahrein de Fórmula 1, e terá no novato Fabio Onidi, da Coloni, na pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados, que deixa Luiz Razia na sétima posição no grid, uma a menos do que o posto originário do brasileiro após a qualificação.

Com a punição imposta pelo acidente provocado por Johnny Cecotto, Felipe Nasr partirá da última posição, tornando virtualmente impossível a tarefa do brasileiro pontuar na prova curta.

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