The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 22 de abril de 2012

O bom filho a casa torna


Como diz aquele ditado, "o bom filho a casa torna", e à vitória retornou Sebastian Vettel, tão acostumado ao lugar mais alto do pódio na temporada passada e que vinha tendo uma temporada frustrante até aqui.

O resultado, além de ser um alento para a Red Bull, é animador para a própria competitividade do campeonato, que vive uma situação que não ocorria desde 1983, já que temos até aqui quatro pilotos e quatro carros vencedores nas primeiras quatro etapas do ano, algo totalmente diferente do que se viu no ano passado.

Depois de rejeitar o escapamento novo na prova da China, o time austríaco insistiu na reintrodução da peça para Sakhir, agora com uma pequena modificação na traseira do RB8 dando a oportunidade para que Vettel pudesse se sentir novamente à vontade, o que pode ser comprovado se compararmos o andamento do atual bicampeão com o desempenho de Mark Webber.

Até Jiading, à exceção da prova em Melbourne, o australiano simplesmente "engoliu" Vettel, tanto em classificação como em corrida. Porém, no Bahrein, o alemão deu o troco, e com maestria, deixando Webber para trás em quase quarenta segundos, retornando ao domínio que exerceu no time em 2011.

Trata-se, também, da primeira vitória na temporada de um motor Renault que, em Sakhir, "nadou de braçada", conquistando as quatro primeiras posições, em uma perfeita quadrifeta!

Outro time que saiu do Bahrein comemorando foi, logicamente, a Lotus, que teve seus dois pilotos chegando ao pódio, confirmando a expectativa que se tinha sobre o E20, o qual andou muito bem nos testes pré-temporada, e fez bons resultados em treinos de qualificação, faltando ao time somente resultado em corrida, que finalmente veio.

Kimi Räikkönen, aliás, foi o nome da corrida ao meu ver. Saindo da 11ª posição ao ser eliminado no Q2 durante a qualificação, o finlandês foi passando um a um até, montado sobre os pneus médios, encostou em Vettel, que estava com os pneus macios, chegando a discutir com o piloto da Red Bull a vitória.

O finlandês teve chance de assumir a ponta no início da volta 36 mas, aparentemente, não quis arriscar considerando que teria condições melhores para fazer a ultrapassagem posteriormente, as quais não vieram, fazendo com que Räikkönen tivesse de se contentar com o segundo lugar.

Para confirmar o excelente desempenho da equipe, o franco-suíço Romain Grosjean, que teve um início de temporada desastrado, andou de forma consistente e chegou ao seu primeiro pódio na categoria.

Vale dizer que, apesar desse time atual da Lotus ser descendente direto da equipe Renault, que teve dois pilotos no pódio pela ultima vez em Suzuka, no ano de 2006, a marca Lotus, que não ia ao pódio desde Adelaide, em 1988, não chegava terminava entre os três primeiros com a sua dupla de pilotos desde Jarama, na Espanha, em 1979, quando Carlos Reutemann ficou com o segundo lugar e Mario Andretti chegou logo atrás.

Vencedora na prova anterior, a Mercedes não conseguiu repetir em Bahrein o andamento que teve em Jiading. Rosberg, por exemplo, mesmo cheio de confiança por ter finalmente quebrado a barreira da primeira vitória, não conseguiu mais do que duelar com as duas Ferraris durante quase toda a prova, enquanto que Schumacher, eliminado na Q1 na qualificação e alçado à ultima posição do grid por ter substituído a caixa de câmbio, salvou um ponto após ser beneficiado com o problema de Button no final.

Depois de um início quase arrasador na Austrália, a McLaren vem, pouco a pouco, em franco declínio, culminando com a discretíssima corrida no Bahrein, onde marcou pontos apenas com o distante oitavo lugar de Lewis Hamilton, que mais uma vez sofreu com os erros do time em dois pit stops.

Se até o ano passado a Ferrari demonstrava o maior índice de erros em paradas para troca de pneus, em 2011 quem assumiu esse indesejado lugar foi a McLaren, que além de ter errado duas vezes em Sakhir, errou também em todas as provas até aqui, tirando as chances de vitórias de seus pilotos em Sepang e em Jiading.

Já a Ferrari mostrou que, em Maranello, "pau que bate em Chico não bate em Francisco", pois se Felipe Massa foi obrigado a abrir passagem para Fernando Alonso na China por ordem do time porque o espanhol estava em estratégia diferente do brasileiro, era de se esperar que semelhante comando viesse se as condições fossem opostas.

O que se viu no Bahrein, no entanto, foi a política de "dois pesos e duas medidas" do time italiano, já que Felipe Massa, equipado com os pneus macios, era mais rápido do que Fernando Alonso, com pneus médios, mas não teve permissão da Ferrari de que tivesse o caminho facilitado, mas eu aposto que, se o posicionamento dos pilotos fosse diverso, a história seria diferente.

Em razão disso, Massa perdeu a chance de ficar à frente de Lewis Hamilton após a última rodada de pit stops, ficando com o décimo lugar que, posteriormente, se transformou em nono com a parada extra ao final da prova feita por Jenson Button, que teve um pneu furado.

Ainda sim, foi a melhor corrida do brasileiro na temporada, andando o tempo topo bem próximo de Fernando Alonso, chegando, finalmente, aos pontos, ainda que tal desempenho não livre Massa da enxurrada de críticas que sofre dos jornais italianos, que chegaram a apontá-lo como inútil.

Destaque para o grande resultado de Paul di Resta, pela Force India, que, com uma parada a menos que os demais, conseguiu chegar ao sexto posto, marcando pontos pela terceira vez na temporada.

A Sauber, por outro lado, demonstra que o pódio obtido em Sepang foi realmente fruto do acaso, já que, depois disso, só conseguiu marcar um ponto com o décimo lugar conquistado por Kobayashi na China.

Igualmente decepcionado ficou Daniel Ricciardo. Com uma qualificação promissora, quando ficou com o sexto tempo a apenas meio segundo da pole, o australiano sonhava em fazer uma boa corrida, mas logo o sonho virou pesadelo quando cruzou a primeira volta na 16ª posição, terminando a prova atrás de Vergne, seu colega de time que partiu da 17ª colocação no grid de largada, tendo sido obrigado a brigar por posições com Petrov, da nanica Caterham.

Essa foi a classificação final do GP do Bahrein:

Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault57 voltas em 1h35min10s990
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 03s333
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 10s194
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 38s788
Nico Rosberg (ALE)Mercedesa 55s460
Paul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 57s543
Fernando Alonso (ESP)Ferraria 57s803
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 58s984
Felipe Massa (BRA)Ferraria 1min04s999
10ºMichael Schumacher (ALE)Mercedesa 1min11s490
11ºSérgio Pérez (MEX)Sauber/Ferraria 1min12s702
12ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 1min16s539
13ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 1min30s334
14ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferraria 1min33s723
15ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 1 volta
16ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
17ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºJenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 2 voltas - abandono
19ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 2 voltas
20ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 2 voltas
21ºNarain Karthikeyan (IND)HRT/Coswortha 2 voltas
22ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 3 voltas - freios

Com a vitória, Sebastian Vettel saiu do quinto lugar na tabela para assumir a liderança do campeonato, cuja vantagem poderia ser bem maior se não tivesse cometido aquele erro que lhe custou o quarto lugar em Sepang.

 Sebastian Vettel 53
 Lewis Hamilton49
 Mark Webber 48
 Jenson Button43
 Fernando Alonso 43
 Nico Rosberg35
 Kimi Räikkönen 34
 Romain Grosjean 23
 Sérgio Pérez 22
10º Paul di Resta15
11º Bruno Senna 14
12º Kamui Kobayashi 9
13º Jean-Éric Vergne 4
14º Pastor Maldonado 4
15º Daniel Ricciardo2
16º Nico Hülkenberg2
17º Felipe Massa2
18º Michael Schumacher2

Os problemas da McLaren permitiram que a Red Bull roubasse a liderança para ocupar, pela primeira vez no ano, a ponta da tabela do Mundial de Construtores.

O bom resultado da Lotus, que teve seus dois pilotos no pódio, alçou o time do sexto lugar para o terceiro posto, deixando a Ferrari para trás.

 Red Bull 101
United Kingdom McLaren92
United Kingdom Lotus 47
Italy Ferrari 45
 Mercedes 37
 Sauber
31
United Kingdom Williams
18
 Force India
17
Italy Toro Rosso6

A Fórmula 1 encerra a primeira parte asiática do calendário, retornando à ativa em três semanas, com o GP da Espanha, em Barcelona, iniciando a temporada europeia, quando muitos times trarão novidades para os seus carros.

Antes disso, as equipes terão condições de fazer um teste de três dias na pista italiana de Mugello entre os dias 1º a 3 de maio, quando serão testados os pacotes de atualização que deverão estrear na próxima etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário