A GP2 fez uma corrida bastante movimentada hoje pela manhã para fechar a rodada dupla pela segunda etapa do certame, com brigas por todo o pelotão, desde a disputa pela vitória como pelas últimas posições, algo incomum na sprint race.
Sabendo aproveitar a vantagem de ter um carro mais equilibrado que os demais, Davide Valsecchi fez uma corrida inteligente, poupando seus pneus para então atacar no terço final da prova, passando Esteban Gutiérrez, que então liderava, no início da última volta.
É certo, no entanto, que a vitória de Valsecchi somente ocorreu em razão do erro cometido por Fabio Leimer em ignorar bandeiras amarelas ao não reduzir o ritmo.
O suíço, que liderava com certa vantagem sobre Gutiérrez a cinco voltas do fim, foi punido com um drive through, que o derrubou para o meio do pelotão. Se não tivesse cometido a besteira, é possível que tivesse se sagrado vencedor da prova, vez que seriam muito difíceis as chances de Valsecchi alcançá-lo.
A briga que mais animou a prova foi aquela disputada pela dupla da Lotus ART, Esteban Gutiérrez e James Calado, com o britânico novamente utilizando de meios no limite da lealdade para defender sua posição, quando deixava para se mover no último instante.
Nessa briga, ambos os pilotos acabaram prejudicando um ao outro, que poderia ter trazido consequências indesejadas pelo time, já que o mexicano perdeu parte da sua asa dianteira enquanto que Calado novamente teve problemas com o desgaste excessivo dos pneus. Ainda sim, a dupla da equipe francesa ainda terminou no pódio.
O brasileiro Luiz Razia, que chegou ao Bahrein na liderança, fez o que pôde para andar no ritmo de Valsecchi, mas não conseguiu. O brasileiro chegou a passar o italiano no início da prova, porém não foi capaz de sustentar a posição mais do que algumas curvas.
Depois, a exemplo do que fez nas outras provas, teve um andamento conservador para evitar o desgaste prematuro dos pneus, o que lhe rendeu a posição de Chilton a seis giros do fim, porém foi incapaz de alcançar James Calado para fazer o segundo pódio do fim de semana.
Mesmo assim, o baiano fez o que tinha de fazer, marcando pontos importantes num campeonato que certamente será marcado pela inconstância dos jovens pilotos, algo comum na GP2 e em outras categorias de base do automobilismo.
Outro destaque da prova foi Felipe Nasr, comprovando a força dos carros da equipe DAMS, ao terminar a prova em sexto lugar depois de ter largado dos boxes ao ter problemas para alinhar seu carro após a primeira volta de apresentação.
O atual campeão da Fórmula 3 britânica, que já largaria de último em razão da injusta punição recebida após o acidente com Cecotto na feature race, fez uma corrida de recuperação excepcional, com várias ultrapassagens, principalmente nas voltas finais, quando todos já acusavam problemas com pneus.
Foi uma espécie de prêmio de consolação ao brasileiro, que tinha grandes chances de fazer em Sakhir dois pódios se não fosse a atitude desesperada de Cecotto na corrida longa.
Os dois pontos de bonificação pela melhor volta ficou para Giedo van der Garde, que marcou o tempo de 1min45s650, à média de 184,412 km/h, na 3ª passagem, salvando alguns tentos depois de um fim de semana para ser esquecido.
Por fim, de se notar os primeiros pontos de Jolyon Palmer e Simon Trummer na temporada, cabendo ao britânico a "honra" de dar à iSport também os primeiros tentos do ano.
Marcaram pontos na segunda bateria em Sakhir:
1º | Davide Valsecchi (ITA) | DAMS |
2º | Esteban Gutiérrez (MEX) | Lotus ART |
3º | James Calado (GBR) | Lotus ART |
4º | Luiz Razia (BRA) | Arden |
5º | Max Chilton (GBR) | Carlin |
6º | Felipe Nasr BRA) | DAMS |
7º | Jolyon Palmer (GBR) | iSport |
8º | Simon Trummer (SUI) | Arden |
Davide Valsecchi, com um fim de semana quase perfeito, em que faltou apenas a melhor volta na sprint race para sair de Bahrein com 100% de aproveitamento, dispara na liderança, abrindo treze pontos de Luiz Razia, que perdeu a ponta após a prova de ontem.
1º | Davide Valsecchi | 70 |
2º | Luiz Razia | 57 |
3º | Esteban Gutiérrez | 45 |
4º | James Calado | 39 |
5º | Max Chilton | 35 |
6º | Fabio Leimer | 22 |
7º | Felipe Nasr | 22 |
8º | Giedo van der Garde | 12 |
9º | Stefano Coletti | 10 |
10º | Tom Dillmann | 8 |
11º | Fabio Onidi | 4 |
12º | Rio Haryanto | 4 |
13º | Jolyon Palmer | 2 |
14º | Nathanaël Berthon | 1 |
15º | Fabrizio Crestani | 1 |
16º | Simon Trummer | 1 |
17º | Brendon Hartley | 1 |
A DAMS segue na liderança da tabela, tendo em seu encalço a Lotus ART que, com a prova de hoje, diminuiu a desvantagem de nove para oito pontos.
A briga pelo campeonato entre os times deve ficar mesmo entre essas duas escuderias, já que a DAMS possui dois pilotos bastante fortes, enquanto que a Lotus ART conta com uma dupla bastante homogênea, que tem tido certa constância até aqui.
1º | DAMS | 92 |
2º | Lotus ART | 84 |
3º | Arden | 58 |
4º | Carlin | 39 |
5º | Racing Engineering | 23 |
6º | Coloni | 14 |
7º | Caterham | 12 |
8º | Rapax | 8 |
9º | iSport | 2 |
10º | Lazarus | 1 |
11º | Ocean Racing | 1 |
A próxima etapa da GP2 acontece já na semana que vem, novamente no Bahrein, no único evento em que a categoria não fará em conjunto com a Fórmula 1.
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