The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 22 de abril de 2012

GP2 - Round 2 - Sakhir - Leg 2


A GP2 fez uma corrida bastante movimentada hoje pela manhã para fechar a rodada dupla pela segunda etapa do certame, com brigas por todo o pelotão, desde a disputa pela vitória como pelas últimas posições, algo incomum na sprint race.

Sabendo aproveitar a vantagem de ter um carro mais equilibrado que os demais, Davide Valsecchi fez uma corrida inteligente, poupando seus pneus para então atacar no terço final da prova, passando Esteban Gutiérrez, que então liderava, no início da última volta.

É certo, no entanto, que a vitória de Valsecchi somente ocorreu em razão do erro cometido por Fabio Leimer em ignorar bandeiras amarelas ao não reduzir o ritmo.

O suíço, que liderava com certa vantagem sobre Gutiérrez a cinco voltas do fim, foi punido com um drive through, que o derrubou para o meio do pelotão. Se não tivesse cometido a besteira, é possível que tivesse se sagrado vencedor da prova, vez que seriam muito difíceis as chances de Valsecchi alcançá-lo.

A briga que mais animou a prova foi aquela disputada pela dupla da Lotus ART, Esteban Gutiérrez e James Calado, com o britânico novamente utilizando de meios no limite da lealdade para defender sua posição, quando deixava para se mover no último instante.

Nessa briga, ambos os pilotos acabaram prejudicando um ao outro, que poderia ter trazido consequências indesejadas pelo time, já que o mexicano perdeu parte da sua asa dianteira enquanto que Calado novamente teve problemas com o desgaste excessivo dos pneus. Ainda sim, a dupla da equipe francesa ainda terminou no pódio.

O brasileiro Luiz Razia, que chegou ao Bahrein na liderança, fez o que pôde para andar no ritmo de Valsecchi, mas não conseguiu. O brasileiro chegou a passar o italiano no início da prova, porém não foi capaz de sustentar a posição mais do que algumas curvas.

Depois, a exemplo do que fez nas outras provas, teve um andamento conservador para evitar o desgaste prematuro dos pneus, o que lhe rendeu a posição de Chilton a seis giros do fim, porém foi incapaz de alcançar James Calado para fazer o segundo pódio do fim de semana.

Mesmo assim, o baiano fez o que tinha de fazer, marcando pontos importantes num campeonato que certamente será marcado pela inconstância dos jovens pilotos, algo comum na GP2 e em outras categorias de base do automobilismo.

Outro destaque da prova foi Felipe Nasr, comprovando a força dos carros da equipe DAMS, ao terminar a prova em sexto lugar depois de ter largado dos boxes ao ter problemas para alinhar seu carro após a primeira volta de apresentação.

O atual campeão da Fórmula 3 britânica, que já largaria de último em razão da injusta punição recebida após o acidente com Cecotto na feature race, fez uma corrida de recuperação excepcional, com várias ultrapassagens, principalmente nas voltas finais, quando todos já acusavam problemas com pneus.

Foi uma espécie de prêmio de consolação ao brasileiro, que tinha grandes chances de fazer em Sakhir dois pódios se não fosse a atitude desesperada de Cecotto na corrida longa.

Os dois pontos de bonificação pela melhor volta ficou para Giedo van der Garde, que marcou o tempo de 1min45s650, à média de 184,412 km/h, na 3ª passagem, salvando alguns tentos depois de um fim de semana para ser esquecido.

Por fim, de se notar os primeiros pontos de Jolyon Palmer e Simon Trummer na temporada, cabendo ao britânico a "honra" de dar à iSport também os primeiros tentos do ano.

Marcaram pontos na segunda bateria em Sakhir:

Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
James Calado (GBR)Lotus ART
Luiz Razia (BRA)Arden
Max Chilton (GBR)Carlin
Felipe Nasr BRA)DAMS
Jolyon Palmer (GBR)iSport
Simon Trummer (SUI)Arden

Davide Valsecchi, com um fim de semana quase perfeito, em que faltou apenas a melhor volta na sprint race para sair de Bahrein com 100% de aproveitamento, dispara na liderança, abrindo treze pontos de Luiz Razia, que perdeu a ponta após a prova de ontem.

 Davide Valsecchi 70
 Luiz Razia 57
 Esteban Gutiérrez 45
 James Calado 39
 Max Chilton35
 Fabio Leimer22
 Felipe Nasr 22
 Giedo van der Garde12
 Stefano Coletti 10
10º Tom Dillmann8
11º Fabio Onidi4
12º Rio Haryanto 4
13º Jolyon Palmer2
14º Nathanaël Berthon 1
15º Fabrizio Crestani 1
16º Simon Trummer1
17º Brendon Hartley1

A DAMS segue na liderança da tabela, tendo em seu encalço a Lotus ART que, com a prova de hoje, diminuiu a desvantagem de nove para oito pontos.

A briga pelo campeonato entre os times deve ficar mesmo entre essas duas escuderias, já que a DAMS possui dois pilotos bastante fortes, enquanto que a Lotus ART conta com uma dupla bastante homogênea, que tem tido certa constância até aqui.

 DAMS
92
 Lotus ART 84
 Arden
58
 Carlin39
 Racing Engineering23
 Coloni14
 Caterham 12
 Rapax8
 iSport2
10º Lazarus1
11º Ocean Racing1

A próxima etapa da GP2 acontece já na semana que vem, novamente no Bahrein, no único evento em que a categoria não fará em conjunto com a Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário