The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 15 de abril de 2012

WTCC - Round 3 - Marrakech


O WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo, retornou à cidade de Marrakech, em Marrocos, para a terceira etapa da temporada depois do evento ter sido cancelado no ano passado em razão das revoltas explodiram no mundo árabe, razão pela qual acabou sendo substituído pela rodada dupla em Hungaroring.

A pista, montada nas ruas da cidade de Marrakech, é bastante rápida, contendo longas retas entremeadas por chicanes com zebras altíssimas que chegam a tirar as rodas dos carros de turismo do chão.

Na lista de inscritos houve duas baixas, Gábor Wéber e Fernando Monje. O húngaro fica de fora porque uma fratura na mão direita sofrida no inverno ainda não restou totalmente curada. Já o espanhol decidiu priorizar o Campeonato Europeu de Carros de Turismo, que teve a primeira etapa em Monza neste fim de semana.

A pole position dessa vez ficou para Alain Menu, que marcou o tempo de 1min43s901, à média de 157,476 km/h, baixando em cerca de dois segundos o recorde extraoficial da pista e, de quebra, ficou com cinco pontos de bonificação, deixando os rivais Huff em segundo e Muller em quarto, com um intrometido Tom Coronel no terceiro posto.

O resultado do treino de qualificação, de certa forma, já antecipava o que estaria por vir, ou seja, outro domínio da equipe oficial da Chevrolet.

Alain Menu largou bem e manteve o primeiro posto, deixando Huff logo atrás, com Yvan Muller, que também arrancou bem, ganhando a terceira colocação de Coronel que, por sua vez, não saiu bem e também perdeu posição para Oriola.

Sempre em comboio, nenhum dos componentes do trio da Chevrolet arriscou uma ultrapassagem desnecessária que poderia levar a um acidente. Juntos, todos terminaram a prova da forma que completaram a primeira volta, o que significa dizer que Alain Menu conseguiu a sua segunda vitória consecutiva, seguido de Huff e Muller.

Nada de novo no front.

Mais atrás, o jovem espanhol Pepe Oriola, que foi protagonista de uma grande manobra na largada para passar Coronel, foi o melhor "do resto", ficando com o quarto lugar em uma grande exibição, cuja desvantagem para os Chevrolets foi bem menor do que a vantagem que conseguiu abrir para Stefano D'Aste. Oriola, em razão disso, foi o vencedor entre os independentes, com o italiano da Wiechers-Sport em segundo, deixando o veterano Engstler com o terceiro posto.

Por outro lado, Tom Coronel frustrou suas grandes esperanças de repetir os dois pódios de Valência, primeiro perdendo duas posições na largada e depois, curvas adiante ainda na volta inaugural, foi abalroado por Alex MacDowall na freada para a segunda chicane, o que fez com que o holandês iniciasse uma corrida de recuperação a partir do 12º posto, conseguindo salvar uma frustrante oitava colocação.

Depois de duas rodadas duplas decepcionantes, o Team AON, que representa a Ford, correndo com o Focus S2000, conseguiu marcar seus primeiros pontos na temporada, conquistados por Tom Chilton, que chegou a desafiar Oriola pelo quarto lugar na metade da prova, além de fazer um bom duelo com Stefano D'Aste pela quinta colocação, mas o britânico perdeu a força no final, caindo para sétimo. Já o colega de time de Chilton, James Nash, foi eliminado da prova ainda na primeira volta quando rodou na primeira chicane quando foi tocado por Franz Engstler para depois ser atingido por Mehdi Bennani.

Para Gabriele Tarquini só restou a desilusão. Largando de último após ser desclassificado após os treinos de qualificação, quando constatou-se que o Seat León do italiano estava abaixo do peso mínimo permitido pelo regulamento. O piloto da Lukoil teve de fazer uma corrida de recuperação, chegando a figurar no oitavo posto, mas na última volta teve problemas na parte elétrica do carro, o que o fez perder três posições, ficando apenas com o 11º posto e fora da zona de pontuação.

Marcaram pontos na primeira bateria:

Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Stefano D'Aste (ITA) BMW 320 TC (i)
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
Tom Chilton (GBR) Ford Focus S2000 TC
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Norbert Michelisz (HUN) BMW 320 TC (i)
10º Darryl O'Young (CHI) Seat León WTCC 1.6T (i)

Na segunda bateria, o domínio arrasador dos carros da Chevrolet ficou ainda mais evidente, principalmente se considerarmos a inversão entre os dez primeiros, que fez com que Menu largasse de décimo, Huff de nono e Muller da sétima posição.

Os Cruze oficiais de fábrica, após a largada, "fizeram a fila", e sempre em trenzinho foram deixando seus adversários para trás, MacDowall na primeira volta, D'Aste na segunda, além de Monteiro e Coronel na terceira passagem.

Na quarta volta, Franz Engstler foi superado por Muller e Huff, que no giro subsequente chegaram a primeiro e segundo após ultrapassarem James Nash, que liderava a prova até então após ter saído da pole position.

Alain Menu foi aquele que teve um pouco mais de dificuldade, demorando uma volta a mais que seus colegas de Chevrolet para superar Engstler e Nash, chegando à terceira colocação apenas na sexta passagem.

Sem mais ninguém à frente, o trio da marca da gravatinha fez a segunda trifeta do domingo, com Yvan Muller vencendo pela quarta vez em seis provas na temporada. Huff repetiu o resultado da primeira bateria ao chegar em segundo, deixando Menu na terceira colocação.

Entre os outros, James Nash, se redimindo do abandono na primeira rodada, fez uma boa corrida, liderando a prova por quatro voltas. Depois de ser deixado para trás pelo trio da Chevrolet, o britânico sofreu grande pressão de Coronel. A três voltas do fim, com problemas de esterçamento, Nash acabou cedendo e foi ultrapassado pelo holandês e por Stefano D'Aste, terminando a prova na sexta colocação, marcando pontos pela primeira vez no WTCC, permitindo também que a Ford pontuasse novamente.

Tom Chilton, que tinha esperanças de repetir o resultado da prova anterior, acabou tendo problemas. Logo na largada foi atingido ao ser espremido por Tiago Monteiro, perdendo várias posições na primeira chicane, quando foi acossado pelos Chevrolets oficiais, e mais outras na segunda chicane enquanto brigava com Oriola pelo nono posto. A dois giros do fim, quando após ter passado um bom tempo na oitava posição, Chilton teve de abandonar com um turbo quebrado.

Entre os independentes, a vitória foi de Stefano D'Aste, que também ficou com a quinta colocação na classificação geral. Pepe Oriola chegou no segundo lugar e Ensgler completou os três primeiros.

Marcaram pontos na segunda bateria:

Yvan Muller (FRA) Chevrolet Cruze 1.6T
Robert Huff (GBR) Chevrolet Cruze 1.6T
Alain Menu (SUI) Chevrolet Cruze 1.6T
Tom Coronel (HOL) BMW 320 TC
Stefano D'Aste (ITA) BMW 320 TC (i)
James Nash (GBR) Ford Focus S2000 TC
Pepe Oriola (ESP) Seat León WTCC 1.6T (i)
Franz Engstler (ALE) BMW 320 TC (i)
Tiago Monteiro (POR) Seat León 1.6T
10º Darryl O'Young (CHI) Seat León WTCC 1.6T (i)

Com mais uma vitória, Yvan Muller mantem a liderança do campeonato e, aparentemente, segue tranquilo para a conquista de mais um título.

Robert Huff, que fez dois segundos lugares na rodada dupla do Marrocos, consegue reagir e reassume o terceiro posto, ainda que esteja a 33 pontos do líder.

Sem marcar pontos em Marrakech, Gabriele Tarquini perdeu a quinta colocação do piloto independente Stefano D'Aste, que vem fazendo brilhantes corridas na temporada de 2012.

 Yvan Muller130
 Alain Menu 106
 Robert Huff 97
 Tom Coronel 77
 Stefano D'Aste 45
 Gabriele Tarquini 44
 Pepe Oriola 43
 Franz Engstler 34
 Norbert Michelisz 26
10º  Rickard Rydell 14
11º  Alex MacDowall 10
12º  James Nash 8
13º  Tom Chilton 6
14º  Tiago Monteiro 4
15º  Alberto Cerqui 3
16º  Darryl O'Young 3
17º  Mehdi Bennani 1

Apesar do esforço de Stefano D'Aste, que é quinto colocado na classificação geral, o líder da tabela pelo Troféu Yokohama é o jovem espanhol Pepe Oriola, que também vem demonstrando grande talento.

 Pepe Oriola 51
 Stefano D'Aste 47
 Franz Engstler 37
 Norbert Michelisz 32
 Alex MacDowall 19
 Darryl O'Young 14
 Alberto Cerqui 12
 Mehdi Bennani 9
 Aleksei Dudukalo 6
10º  Pasquale di Sabatino  5
11º  Isaac Tutumlú 3
12º  Gábor Wéber 3
13º  Andrea Barlesi 2
14º  Charles Ng 2
15º  Tom Boardman 1

Após duas trifetas, a Chevrolet continua ampliando sua liderança e domínio no campeonato de construtores, deixando a BMW em segundo, distanciando-se da Seat.

 Chevrolet 268
 BMW Customer 161
 Seat Customer 144

A ROAL continua com grande vantagem na disputa pelo Troféu Yokohama, ainda que a diferença tenha caído de dezenove para dezoito pontos para a segunda colocada, que agora é a Tuenti.

 ROAL Motorsport 56
 Tuenti Racing Team 38
 Wiechers-Sport 35
 Liqui Moly Team Engstler  26
 Lukoil Racing Team 25
 Zengö Motorsport 24
 Team AON
11
 Bamboo Engineering 10
 Special Tuning Racing 6
10º  Proteam Racing 3

O próximo compromisso do WTCC acontecerá daqui duas semanas, em 29 de abril, quando se dirige pela primeira vez para a Eslováquia, onde correrá no novíssimo circuito Slovakia Ring, uma pista de quase seis quilômetros de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário