O WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo, teve hoje a sua quarta etapa numa pista debutante no calendário da categoria, o Slovakia Ring, um circuito de 5,922 quilômetros localizado a cerca de quarenta quilômetros a leste de Bratislava, a capital da Eslováquia, contendo uma reta de quase um quilômetro, além de várias curvas de raio longo, algumas em alta velocidade, com muitas subidas e freadas em descidas, que o torna uma mistura muito interessante de Brno e Portimão, com um desenho em formato de caracol que se assemelha ao traçado curto do Autódromo Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires.
A pista agradou demais os pilotos e, devido às características que obrigam os pilotos a frear com o volante virado em algumas das curvas de alta velocidade, esperava-se um domínio dos BMW 320, único modelo que compete com tração traseira.
A lista de inscritos novamente sofreu alterações, já que Gábor Wéber, que ficou de fora da etapa anterior para se recuperar de uma fratura na mão, estava de volta, restando ausente, no entanto, Isaac Tutumlú, cujo carro não teve condições de ser reparado pela sua equipe, a Proteam, depois do acidente sofrido em Marrakech, após ser atingido por Dudukalo na primeira bateria.
De forma surpreendente, a qualificação promoveu uma primeira fila de pilotos europeus orientais dirigindo carros independentes, com o húngaro Norbert Michelisz ficando com a pole position e os cinco pontos de bonificação, deixando o segundo posto para o russo Aleksei Dudukalo.
O primeiro carro não-independente, o Seat de Gabriele Tarquini, ficou com o terceiro posto, enquanto que os Chevrolets, então praticamente imbatíveis, ficaram mais para trás, com Muller em quinto, Huff em sexto e Menu em oitavo.
Largando muito bem, parecia que Michelisz conquistaria a sua segunda vitória na categoria, a primeira por sua equipe atual, a Zengö Motorsport, mas na terceira volta foi tocado por Tarquini na freada para a curva 3, perdendo não só a ponta, mas o segundo lugar para Dudukalo.
Na briga para retomar as posições perdidas, o húngaro iniciou uma batalha com o russo que permitiu que Yvan Muller encostasse de forma perigosa até que, na quarta volta, no contorno da curva 15, o francês, de maneira intencional e nada desportiva, acertou a traseira do BMW que, com tração traseira, foi levado a uma rodada.
Com isso, Tarquini sobrou sozinho na ponta e só teve o trabalho de cuidar dos seus pneus dianteiros para colher a primeira vitória em 2012, a primeira aliás de um carro não Chevrolet na temporada.
Para a alegria da equipe Lukoil, Aleksei Dudukalo, beneficiado por um pneu estourado de Pepe Oriola, terminou a prova em segundo lugar, o seu melhor resultado na carreira, dando ao time uma dobradinha inesperada após o russo ter feito uma pequena excursão por fora da pista na volta 7.
O líder do campeonato, Yvan Muller, por sua conduta, foi punido com um drive through, o que o fez cair na classificação, terminando a prova em 11º, que se transformou em um décimo lugar e um ponto "no bolso" após a punição imposta a Tom Coronel, que teve trinta segundos acrescidos sobre o tempo final de prova do holandês, que havia chegado em oitavo, por ter tirado Engstler da corrida.
Já Michelisz demonstrou que tinha carro para vencer a corrida, pois caiu para oitavo após rodar e iniciou uma corrida de recuperação, ficando com um frustrante sexto lugar.
O suíço Alain Menu evitou que a Chevrolet ficasse fora do pódio, algo que não acontece desde a segunda bateria de Brands Hatch, em 2010, e salvou as honras da marca da gravatinha com um terceiro lugar, já que Robert Huff teve de abandonar a prova.
Entre os independentes, que praticamente dominaram a zona de pontuação da classificação geral, a vitória ficou com Aleksei Dudukalo, deixando o segundo lugar para Alberto Cerqui que, como o russo, conquistou seu melhor resultado da carreira ao terminar a prova em quarto no geral, vencendo a batalha travada com seu compatriota Stefano D'Aste com uma ultrapassagem na oitava volta.
Marcaram pontos na primeira bateria:
1º | Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León WTCC 1.6T |
2º | Aleksei Dudukalo (RUS) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
3º | Alain Menu (SUI) | Chevrolet Cruze 1.6T |
4º | Alberto Cerqui (ITA) | BMW 320 TC (i) |
5º | Stefano D'Aste (ITA) | BMW 320 TC (i) |
6º | Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
7º | Darryl O'Young (CHI) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
8º | Tom Boardman (GBR) | Seat León TDi (i) |
9º | Gábor Wéber (HUN) | BMW 320 TC (i) |
10º | Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze 1.6T |
Aparentando estar abatida na primeira prova da rodada dupla na Eslováquia, a Chevrolet deu a volta por cima na segunda bateria, retornando ao tão velho conhecido domínio que vem desde 2011.
Largando mais à frente em razão da inversão entre os dez primeiros classificados na Q2, os Cruze oficiais só tiveram o trabalho de se livrar de D'Aste, o pole position, o que aconteceu já na primeira volta, quando o italiano abriu demais a saída da curva 2 e foi ultrapassado por Huff para depois cair na classificação quando foi tocado na curva 3 por Alain Menu.
Nesse instante, formou-se uma trifeta da Chevrolet, com Huff na frente, seguido de Muller e Menu, algo que não durou muito, já que Tarquini, com sede de vitória, e sabendo da fragilidade dos Cruze, atacou e passou Menu entre as curvas 1 e 2 já na segunda volta.
O suíço ainda perdeu a quarta colocação para Tom Coronel na quarta volta, na freada para a curva 1, até que, metros adiante, na curva 7, saiu da pista com o pneu dianteiro direito furado, levando-o ao abandono.
Com receio de mais problemas de pneus, a Chevrolet pediu que seus pilotos tomassem muito cuidado na briga pela liderança, principalmente diante do histórico envolvendo a briga Huff-Muller, a qual poderia entregar a vitória"de bandeja" aos rivais.
Ainda sim, Muller foi obrigado a se defender de Tarquini, que veio com tudo que tinha para roubar a segunda posição, mas o francês soube se posicionar bem e, principalmente, mostrar habilidade ao evitar uma rodada após ser tocado pelo italiano na curva 14, a penúltima da pista, na derradeira volta.
A briga entre os dois permitiu que Huff escapasse na frente para, finalmente, vencer pela primeira vez na temporada de 2012, com Muller em segundo, fechando a dobradinha da Chevrolet, tendo Tarquini que se conformar com o terceiro lugar.
Entre os independentes, Pepe Oriola ficou com a vitória, a quarta na temporada, deixando Norbert Micheliz em segundo e Mehdi Bennani com o terceiro lugar.
Marcaram pontos na segunda bateria:
1º | Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
2º | Yvan Muller (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
3º | Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León WTCC 1.6T |
4º | Tom Coronel (HOL) | BMW 320 TC |
5º | Pepe Oriola (ESP) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
6º | Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
7º | Mehdi Bennani (MAR) | BMW 320 TC (i) |
8º | Alberto Cerqui (ITA) | BMW 320 TC (i) |
9º | Darryl O'Young (CHI) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
10º | Tom Chilton (GBR) | Ford Focus S2000 TC |
Mesmo com o péssimo resultado na primeira prova, Yvan Muller continua na ponta e segue se distanciando de seus rivais, tendo agora 27 pontos de vantagem para o segundo colocado, que agora pertence a Robert Huff.
Com os bons resultados na Eslováquia, Tarquini se redime dos problemas que teve nas últimas etapas e recupera a quinta posição de D'Aste, estando agora a apenas dois pontos de Coronel, o quarto, na briga pelo "melhor do resto".
1º | Yvan Muller | 149 |
2º | Robert Huff | 122 |
3º | Alain Menu | 121 |
4º | Tom Coronel | 89 |
5º | Gabriele Tarquini | 87 |
6º | Stefano D'Aste | 55 |
7º | Pepe Oriola | 53 |
8º | Norbert Michelisz | 47 |
9º | Franz Engstler | 34 |
10º | Aleksei Dudukalo | 22 |
11º | Alberto Cerqui | 19 |
12º | Rickard Rydell | 14 |
13º | Darryl O'Young | 11 |
14º | James Nash | 10 |
15º | Alex MacDowall | 10 |
16º | Tom Chilton | 7 |
17º | Mehdi Bennani | 7 |
18º | Tiago Monteiro | 5 |
19º | Tom Boardman | 4 |
20º | Gábor Wéber | 2 |
Entre os independentes, mesmo com o abandono na primeira bateria o jovem espanhol Oriola segue se isolando na frente, aumentando sua diferença para D'Aste de quatro para nove pontos.
1º | Pepe Oriola | 62 |
2º | Stefano D'Aste | 53 |
3º | Norbert Michelisz | 47 |
4º | Franz Engstler | 38 |
5º | Alberto Cerqui | 25 |
6º | Darryl O'Young | 22 |
7º | Alex MacDowall | 19 |
8º | Mehdi Bennani | 17 |
9º | Aleksei Dudukalo | 16 |
10º | Tom Boardman | 7 |
11º | Gábor Wéber | 5 |
12º | Pasquale di Sabatino | 4 |
13º | Isaac Tutumlú | 3 |
14º | Andrea Barlesi | 3 |
15º | Charles Ng | 3 |
Mesmo apagada nesta rodada dupla, a Chevrolet continua abrindo na ponta na tabela do campeonato dos construtores que tem a Seat assumindo a segunda colocação justamente numa pista em que se esperava a força dos BMW.
1º | Chevrolet | 337 |
2º | Seat Customer | 219 |
3º | BMW Customer | 208 |
A ROAL mantem-se na ponta na briga pelo Troféu Yokohama, abrindo sua frente de dezoito para vinte pontos, tendo agora a Lukoil no segundo posto, ultrapassando a Tuenti.
1º | ROAL Motorsport | 73 |
2º | Lukoil Racing Team | 53 |
3º | Tuenti Racing Team | 44 |
4º | Wiechers-Sport | 40 |
5º | Zengö Motorsport | 34 |
6º | Liqui Moly Team Engstler | 26 |
7º |
Special Tuning Racing
| 13 |
8º |
Team AON
| 12 |
9º | Bamboo Engineering | 10 |
10º | Proteam Racing | 7 |
O WTCC não terá descanso, já que a próxima etapa do certame de 2012 está marcada para a semana que vem, no circuito de Hungaroring, que estreou na categoria no ano passado, em substituição à etapa de Marrakech, e teve como vencedores dois pilotos da Chevrolet, Alain Menu na primeira bateria e Yvan Muller na segunda.
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