The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

GP2 - Round 3 - Sakhir - Leg 1


Sem precisar sair de lugar, a GP2 iniciou hoje a terceira etapa do seu calendário com a feature race no Bahrein, local onde a categoria também correu a rodada dupla na semana passada, porém dessa vez com a programação espremida em apenas dois dias de atividades.

Dessa vez, quem saiu na frente foi Giedo van der Garde, que fez a pole position e conseguiu os quatro pontos de bonificação, em uma espécie de redenção depois de um fim de semana para ser esquecido na segunda etapa, quando não conseguiu marcar pontos.

O holandês, no entanto, tinha ao seu lado Davide Valsecchi, que "detonou" a concorência na rodada dupla anterior no circuito barenita, pois só não teve 100% de aproveitamento de pontos porque deixou de fazer a volta mais rápida na corrida curta.

Apesar de Van der Garde ter conseguido largar bem, foi questão de tempo para que Valsecchi, nitidamente superior aos demais pilotos a essa altura do campeonato, encostasse no piloto da Caterham para assumir a liderança, o que se deu na nona volta.

Na ponta, o piloto da DAMS controlou sua vantagem como quis, não tendo adversários em pista até cruzar a linha final na primeira posição, conquistando em 2012 a sua terceira vitória consecutiva no campeonato, igualando o feito de Lewis Hamilton e Nelson Ângelo Piquet em 2006 e de Nico Hülkenberg em 2009.

Davide Valsecchi, de quebra, conseguiu os dois pontos extras pela melhor volta, marcando o tempo de 1min45s281, à média de 185,059 km/h, já que o real autor do giro mais rápido, James Calado, que cronometrou o tempo de 1min43s964, à média de 187,403 km/h, não figurou entre os dez primeiros colocados como determina o regulamento, tendo necessitado de uma segunda parada para troca de pneus no final da prova.

Van der Garde, por seu turno, desgastou demais seus pneus macios no início da corrida e demorou para fazer sua parada obrigatória, situação que o fez perder a segunda posição para Fabio Leimer,  o qual se recuperou de uma saída de pista nas voltas iniciais com uma boa apresentação, deixando o holandês com apenas a última vaga do pódio e um gostinho amargo na boca.

O brasileiro Luiz Razia foi apenas eficiente na corrida de hoje. Sem ritmo para chegar ao pódio, o piloto baiano, que largou da sexta colocação, foi bastante inteligente. Fez boas ultrapassagens sobre Max Chilton e Marcus Ericsson e ficou  com o quarto lugar, chegando ao final da prova bastante pressionado por Chilton, que não foi capaz de devolver a ultrapassagem que levou do brasileiro.

Por seu turno, Felipe Nasr novamente demonstrou grande capacidade, sendo o piloto que mais fez ultrapassagens durante a prova, inclusive uma dupla sobre Gutiérrez e Crestani na volta 19. Saindo da 11ª posição no grid, o brasiliense terminou na sétima posição na classificação geral, o que o faria largar da segunda colocação na sprint race, mas após o encerramento da corrida acabou relegado à posição que largou em razão de uma punição, que também foi imposta a Rodolfo González e Fabrizio Crestani, consistente no acréscimo de vinte segundos sobre o tempo final de corrida por ignorar bandeiras amarelas.

Vale dizer que ficou evidente, na prova de hoje, a falta de critérios dos comissários da categoria, restando patente a existência de "dois pesos e duas medidas" em dois lances idênticos, porém com duas decisões diferentes.

Na rodada dupla anterior, Felipe Nasr foi punido com a perda de posições no grid de largada por ter sido considerado culpado por um acidente com Johnny Cecotto na curva 4, que tirou ambos da prova longa.

No evento de hoje, o angolano Ricardo Teixeira, na mesma curva 4, acertou a traseira de Brendon Hartley na quarta volta da corrida praticamente da mesma maneira com que Cecotto tocou em Nasr na feature race anterior, porém de forma um pouco desastrada, o que indicaria uma punição a Hartley caso os critérios fossem os mesmos.

Entretanto, de forma surpreendente, foi Teixeira o piloto punido pelos comissários com um drive through, demonstrando, desta forma, que o total despreparo que reinou na temporada de 2011, quando foram distribuídas penalizações sem qualquer parâmetro, ainda sobrevive, sugerindo que a GP2 ainda precisa evoluir nesse sentido.

Por fim, digno de nota o fato de que o sueco Marcus Ericsson, da iSport, e o venezuelano Johnny Cecotto (que na rodada dupla anterior só "aprontou"), da Barwa Addax, conseguiram pontuar pela primeira vez na temporada.

Por outro lado, a decepção ficou com a equipe Lotus ART, que havia conseguido chegar ao pódio em ambas a provas da rodada dupla anterior, inclusive com seus dois pilotos na sprint race, porém marcar nesta corrida longa apenas um ponto com o décimo lugar de Gutiérrez, graças ainda à punição imposta a Felipe Nasr.

Marcaram pontos na primeira bateria em Sakhir:

Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Luiz Razia (BRA)Arden
Max Chilton (GBR)Carlin
Rio Haryanto (IDN)Carlin
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Tom Dillman (FRA)Rapax
Johnny Cecotto (VEN)Barwa Addax
10ºEsteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART

Davide Valsecchi dispara na liderança, abrindo nada menos que 28 pontos do seu mais próximo rival, o brasileiro Luiz Razia, com apenas cinco provas disputadas, deixando clara a grande fase do outrora apagado piloto italiano.

Em terceiro lugar está o mexicano Esteban Gutiérrez, agora a apenas um ponto à frente de Max Chilton, o quarto colocado.

 Davide Valsecchi 97
 Luiz Razia 69
 Esteban Gutiérrez 46
 Max Chilton45
 Fabio Leimer 40
 James Calado39
 Giedo van der Garde31
 Felipe Nasr22
 Tom Dillmann
12
10º
 Rio Haryanto
12
11º Stefano Coletti 10
12º Marcus Ericsson6
13º Fabio Onidi 4
14º Jolyon Palmer 2
15º Johnny Cecotto2
16º Nathanaël Berthon 1
17º
 Fabrizio Crestani
1
18º
 Simon Trummer
1
19º Brendon Hartley1

O único ponto marcado pela Lotus ART permitiu que a DAMS aumentasse ainda mais a sua já largada vantagem, que agora se encontra na casa dos 34 pontos.

A grande equipe das últimas temporadas, a Barwa Addax, conseguiu finalmente fazer seus primeiros tentos em 2012 com o apagado nono lugar de Johnny Cecotto, já que Daniel Clos, tido como "salvação da lavoura" em substituição ao tcheco Josef Král, abandonou a prova.

 DAMS
119
 Lotus ART 85
 Arden
70
 Carlin57
 Racing Engineering41
 Caterham 31
 Coloni 14
 Rapax12
 iSport8
10º Barwa Addax2
11º Ocean Racing1
12º Lazarus1

A sprint race, que fecha a rodada dupla do Bahrein, acontece amanhã pela manhã e terá o francês Tom Dillman, da Rapax, na pole position em razão da regulamentar inversão dos oito primeiro colocados na feature race.

Nenhum comentário:

Postar um comentário