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sábado, 21 de julho de 2012

Chuva dá a Alonso a segunda pole consecutiva


O que se viu hoje na Alemanha foi uma reedição daquilo que aconteceu há duas semanas, com a chuva dando novamente o tom na qualificação e só não tivemos exata identidade em relação à Silverstone porque dessa vez não houve a paralisação do treino em razão do excesso de água na pista.

E tal qual a etapa anterior, foi Alonso quem melhor conseguiu se aproveitar das condições traiçoeiras da pista para conquistar, pela segunda vez consecutiva, a pole position, marcando, a princípio, um tempo excepcional e que posteriormente foi baixado na última tentativa do espanhol, sendo o único a andar na casa de 1min40s, muito em razão da estratégia do time em fazer a troca de pneus para um novo jogo dos compostos para chuva no meio da última parte do treino.

O curioso é que foi justamente Alonso quem reclamou, antes do início da Q3, que a pista não reunia condições para os carros, em mais uma "sessão choradeira" do espanhol, o qual não precisa se valer de tais expedientes justamente pelo que ele é ao volante de um carro de Fórmula 1.

É de se imaginar o quanto Alonso deve "chorar" no rádio com seu engenheiro, Andrea Stella durante um treino ou uma corrida, já que a FIA só leva ao ar as conversas que entende interessantes e teoricamente informativas.

A despeito disso, foi Sebastian Vettel quem mais conseguiu se aproximar do piloto principal da Ferrari em uma inversão de posições em relação à última prova ocorrida em Hockenhein, no ano de 2010, quando o atual bicampeão largou da pole seguido de Alonso.

Vencedor da última prova, Mark Webber conseguiu o terceiro tempo e mostra que a Red Bull volta a ter o melhor carro do grid, ainda que longe daquela superioridade mostrada nos dois últimos anos, sendo realmente uma pena que a briga pela vitória, pelo menos em seu início, não terá a presença do australiano em razão da punição de perda de cinco posições por ter tido a necessidade de realizar a troca da caixa de câmbio .

Correndo em casa, Michael Schumacher escapou no "bico do corvo" (como se diz no interior de São Paulo) de ser eliminado ainda no Q1 para terminar a qualificação outra vez com um bom resultado, o quarto tempo, o que dará oportunidade ao multicampeão de largar da terceira posição, a mesma que ocupou na grelha de partida em Silverstone.

A grande decepção desse sábado foi mais uma vez a McLaren, que tinha esperanças de voltar a brigar com as Red Bulls e Alonso com o novo pacote de atualizações e principalmente com o excelente resultado do time no primeiro treino livre do fim de semana, mas ficou apenas com o sétimo e oitavo tempos (sexta e sétimas posições no grid em razão da punição a Webber).

A única notícia boa para a escuderia de Woking em meio a esse resultado frustrante foi o fato de que Jenson Button parece ter voltado a andar no ritmo de seu colega de equipe depois de ter passado as últimas provas totalmente "perdido" a bordo de seu MP4-27.

Entre os demais, de se destacar o desempenho de Daniel Ricciardo que, na difícil situação da pista, conseguiu ficar com o 11º posto a apenas sessenta milésimos de segundo de eliminar Räikkönen e se classificar para a Q3.

Colocando ambos os seus carros na Q3 a Force India deixa claro que é realmente o melhor dos times médios, colocando Hülkenberg em quinto, que se transformou em quarto com a punição imposta a Webber, e Di Resta em nono, restando à equipe de Vijay Mallya conseguir transformar essas excelentes qualificações em um excepcional resultado na corrida, algo que não tem acontecido. 

Após pontuarem e mostrarem consistência em Silverstone, os brasileiros não se entenderam com o piso molhado de Hockenheim e fracassaram na qualificação, ambos "tomando sonoras lunetas" de seus respectivos companheiros de equipe, sequer se classificando para a Q3.

Como consolação serve a informação que Massa e Senna possuem um carro aparentemente bem acertado para o piso seco, algo que pode ser de grande valia para a corrida, já que não há previsão de chuva para domingo.

Além de Mark Webber, Romain Grosjean, Nico Rosberg e Sergio Pérez também sofrerão penalização consistente na perda de cinco posições no grid de largada e pelo mesmo motivo, sendo os franco-suíço e o alemão por terem feito a troca da caixa de câmbio e o mexicano por ter bloqueado Alonso e Räikkönen durante a Q2.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Fernando Alonso (ESP)Ferrari1min16s0731min38s5211min40s621
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault1min16s3931min38s3091min41s026
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renault1min16s5001min38s3821min41s496
Michael Schumacher (ALE)Mercedes1min16s6861min38s0101min42s459
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz1min16s2711min39s4671min43s501
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renault1min16s1811min38s7311min43s950
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min16s5071min38s6591min44s113
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min16s2211min37s3651min44s186
Paul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz1min16s3621min39s7931min44s889
10ºKimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault1min15s6931min39s7291min45s811
11ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min16s5161min39s789
12ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari1min15s7261min39s933
13ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari1min16s4811min39s985
14ºFelipe Massa (BRA)Ferrari1min16s2651min40s212
15ºRomain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min16s6851min40s574
16ºBruno Senna (BRA)Williams/Renault1min16s4261min40s752
17ºNico Rosberg (ALE)Mercedes1min15s9881min40s551
18ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferrari1min16s741
19ºHeikki Kovalainen (FIN)Cateham/Renault1min17s620
20ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min18s531
21ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min19s220
22ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min19s291
23º Pedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min19s912
24º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min20s230
107% (tempo de corte)1min20s991

As equipes não tiveram muito tempo para analisar corretamente as evoluções trazidas para Hockenheim e também o desempenho e durabilidade dos pneus Pirelli, que estreiam nessa pista.

Ainda sim, a compreensão dos compostos de borracha é maior do que aquela que todos tiveram em Silverstone, onde os pilotos conseguiram correr com os pneus slicks apenas durante a prova.

Com a Q3 disputada em pista molhada, o regulamento abre a oportunidade para que todos escolham com qual tipo de pneu largarão, algo que também ocorreu na Grã-Bretanha, o que deve abrir margem para uma variedade de estratégias, ressaltando que, aparentemente, os RB8 não se entrosaram muito com os compostos macios.

A Red Bull, no entanto, é o time que possui o modelo mais forte em ritmo de prova conforme se viu em Valência e Silverstone, o que significa dizer que, mesmo saindo da segunda colocação, Sebastian Vettel terá uma chance de ouro de finalmente quebrar o tabu de nunca ter vencido em solo alemão.

Resta apenas saber como se sairá a McLaren, principalmente se o resultado ruim de Button e Hamilton nos treinos se deu porque ambos privilegiaram o acerto para pista seca, o que poderia colocá-los em boa posição para brigar pelo pódio.

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