Com dois terços da temporada já cumpridos, a GP2, com a feature race em Hungaroring, entra em sua reta final e decisiva, não só para aqueles que ainda disputam a coroa de 2012, mas também àqueles que buscam uma vaguinha em alguma equipe da Fórmula 1 para o ano que vem, nem que seja como piloto de testes.
A lista de inscritos novamente sofreu alterações, já que a Rapax deu outra oportunidade ao fraco holandês Daniel de Jong no lugar do compatriota Tom Dillmann, responsável por todos os pontos do time italiano na tabela.
Depois de brilharetes em algumas das provas deste ano, Max Chilton finalmente teve a chance de ganhar pela primeira vez na categoria, dando também à equipe Carlin a primeira vitória na GP2, conquista que foi facilitada pela pole position arrebatada nos instantes finais da qualificação, bem como da excelente arrancada até a liderança já na primeira curva.
O triunfo do britânico da Carlin foi valorizado pelo fato de ter conseguido suportar a grande pressão imposta por Valsecchi no terço final da prova, quando Julián Leal, que ainda precisava fazer sua parada obrigatória e andava em um ritmo bem lento com seus pneus já bem desgastados, serviu de tampão e permitiu a aproximação dos principais candidatos à vitória na prova.
Sem conseguir superar Chilton, o italiano da DAMS teve de se consolar com o segundo lugar, recebendo ainda os dois pontos de bonificação por ter feito a melhor volta entre aqueles que ficaram nas dez primeiras posições, marcando o tempo de 1min32s896 à média de 169,776 km/h, a quarta melhor passagem da prova, cerca de sete décimos de segundo mais lenta que o giro de Simon Trummer, último a cumprir a troca de pneus obrigatórias.
Com mais uma excelente largada, Razia pulou da quinta colocação para o terceiro posto ainda na primeira curva, posição esta que manteve até o final após não ter tido sucesso na grande briga travada com Valsecchi na volta 24, quando o brasileiro, aproveitando-se a presença de Leal, conseguiu fazer uma ultrapassagem por fora na curva 1 sobre o italiano, que devolveu o revés na mesma moeda ao passar o piloto da Arden logo na sequência, também por fora, na curva 2, em uma disputa que teve direito a toque de rodas e durou até a curva 5.
Já Felipe Nasr, que conseguiu apenas a 13ª posição na qualificação, fazia uma prova discreta brigando pela sétima colocação com Berthon quando teve uma falha nos freios traseiros na curva 1, levando-o a uma saída de pista sem consequências maiores, já que o brasiliense conseguiu imobilizar o carro antes de atingir as barreiras.
Tendo optado por uma estratégia diferenciada, e equivocada, de largar com os pneus prime para protelar ao máximo sua parada obrigatória e assim equipar seu carro com os pneus option, mais macios para ter mais velocidade em relação aos demais no final da prova, Gutiérrez perdeu a chance de marcar preciosos pontos e certamente a escapada que deu na saída da curva 14 quando perseguia Berthon, não ajudou, perdendo duas posições, as quais foram recuperadas com uma ultrapassagem sobre Leimer e com o abandono de Nasr.
Jolyon Palmer, por seu turno, foi o grande "perdedor" da prova ao desperdiçar a boa terceira colocação no grid de largada com uma péssima largada, sendo obrigado a se contentar com uma decepcionante sexta colocação.
Marcaram pontos na primeira bateria em Hungaroring:
1º | Max Chilton (GBR) | Carlin |
2º | Davide Valsecchi (ITA) | DAMS |
3º | Luiz Razia (BRA) | Arden |
4º | James Calado (GBR) | Lotus ART |
5º | Giedo van der Garde (HOL) | Caterham |
6º | Jolyon Palmer (GBR) | iSport |
7º | Nathanaël Berthon (FRA) | Racing Engineering |
8º | Esteban Gutiérrez (MEX) | Lotus ART |
9º | Fabio Leimer (SUI) | Racing Engineering |
10º | Stefano Coletti (MON) | Coloni |
Com o segundo lugar e os pontos de bonificação conquistados, Valsecchi conseguiu derrubar pela metade sua desvantagem em relação à Luiz Razia, os quais já colocam cerca de cinquenta pontos de avanço para o terceiro colocado, Gutiérrez.
1º | Luiz Razia | 186 |
2º | Davide Valsecchi | 181 |
3º |
Esteban Gutiérrez
| 133 |
4º |
Giedo van der Garde
| 129 |
5º |
James Calado
| 128 |
6º |
Max Chilton
| 124 |
7º | Fabio Leimer | 97 |
8º | Johnny Cecotto | 80 |
9º |
Felipe Nasr
| 68 |
10º |
Marcus Ericsson
| 56 |
11º |
Jolyon Palmer
| 56 |
12º |
Nathanaël Berthon
| 47 |
13º | Stefano Coletti | 32 |
14º |
Tom Dillmann
| 29 |
15º | Rio Haryanto | 27 |
16º | Nigel Melker | 25 |
17º |
Stéphane Richelmi
| 19 |
18º |
Fabio Onidi
| 13 |
19º |
Rodolfo González
| 6 |
20º |
Simon Trummer
| 4 |
21º |
Julián Leal
| 1 |
22º | Fabrizio Crestani | 1 |
23º | Brendon Hartley | 1 |
O problema enfrentado por Nasr deu oportunidade à Lotus ART de se distanciar um pouco mais da DAMS na ponta do campeonato entre as equipes.
1º | Lotus ART | 261 |
2º | DAMS | 249 |
3º | Arden | 190 |
4º | Carlin | 151 |
5º | Racing Engineering | 144 |
6º | Caterham | 135 |
7º | iSport | 112 |
8º |
Barwa Addax
| 80 |
9º | Coloni | 45 |
10º | Rapax | 29 |
11º | Ocean Racing | 26 |
12º | Trident | 20 |
13º | Lazarus | 1 |
Amanhã, antes do GP da Hungria de Fórmula 1, acontecerá a sprint race da GP2, a qual fecha o fim de semana da categoria na Hungria, tendo Esteban Gutiérrez saindo da pole position, com Berthon em segundo lugar, enquanto que Razia parte da quinta colocação, logo à frente de Valsecchi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário