The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

sábado, 28 de julho de 2012

Hamilton faz a pole com sobras


Com uma classificação finalmente acontecendo em condições normais de clima, ou seja, sem chuva, algo que não se via desde a prova em Valência, a McLaren conseguiu mostrar do que realmente é capaz com o novo pacote de atualização que já equipava os carros desde a etapa anterior.

Quem mais parece ter se beneficiado com essa nova revisão aerodinâmica dos MP4-27 foi Lewis Hamilton, absolutamente o piloto mais rápido do fim de semana, dominando praticamente todas as sessões, falhando de pontear apenas os treinos livres de sábado, quando ficou em segundo lugar a apenas 93 centésimos de segundo de Mark Webber, sendo o único, no treino que definiu o grid de largada, a andar abaixo da casa de 1min20s.

Para se ter uma ideia da velocidade do campeão de 2008 na qualificação basta dizer que ele conseguiu acabar o Q1 na frente fazendo sua volta equipado dos pneus médios, ao contrário dos demais rivais, que tiveram de andar com os pneus macios, e mesmo assim ainda foi mais rápido em relação aos tempos conseguidos por Alonso, Massa, Maldonado, Senna e Hülkenberg no Q3.

O resultado conquistado por Hamilton foi bastante comemorado pela equipe pois se trata da 150ª pole position da McLaren na Fórmula 1, um marco realmente histórico atingido pelo time de Woking, que vem de resultados pouco animadores nas últimas provas.

Totalmente sem alarde, Romain Grosjean desbancou os grandes para ficar com a segunda posição no grid de largada, o que deu ao franco-suíço a oportunidade de fazer sua aparição de estreia na primeira fila, sendo a grande surpresa desse sábado.

A Red Bull, por outro lado, parece ter sentido a modificação em seu mapeamento de motor após exigências da FIA e ameaça de desclassificação já que Vettel não conseguiu melhor do que ficar a quase meio segundo da pole position, enquanto que Mark Webber sequer passou pela Q2.

Depois de três provas com os excelentes resultados de duas poles, duas vitórias e um segundo lugar, Alonso e Ferrari foram absolutamente discretos até agora, destacando-se a sorte de campeão do espanhol em razão dos problemas enfrentados por Webber, seu mais próximo rival na tabela.

Com as notícias de que a Ferrari não irá renovar seu contrato para 2013 chegando ao ponto máximo nesse fim de semana, o desempenho de Felipe Massa na Hungria até agora não comprometeu, tendo ficado sempre próximo de seu colega de equipe, em uma diferença de exato um décimo de segundo se somarmos os tempos conseguidos por ambos os pilotos do time italiano durante as três fases da qualificação.

Já a Williams mostra extrema competitividade e certamente dará trabalho para os times grandes durante a prova, ressaltando o que parece ser uma boa evolução de Bruno Senna, que vem tendo diversas dificuldades em qualificações e pela primeira vez em 2012 conseguiu chegar à Q3.

Por outro lado, a grande decepção do dia é a Mercedes, que tem tido em Hungaroring problemas de adaptação e sequer foi à última parte do treino, deixando, inclusive, Michael Schumacher com a distante 17ª posição, a última colocação entre aqueles que participaram do Q2.

Esse foi o resultado do treino de qualificação:

 Piloto (País)Equipe/MotorQ1Q2Q3
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min21s7941min21s0601min20s953
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renault1min22s7551min21s6571min21s366
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault1min22s9481min21s4071min21s416
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz1min22s0281min21s6181min21s583
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renault1min22s2341min21s5831min21s730
Fernando Alonso (ESP)Ferrari1min22s0951min21s5981min21s844
Felipe Massa (BRA)Ferrari1min22s2031min21s5341min21s900
Pastor Maldonado (VEN)Williams/Renault1min22s4751min21s5041min21s939
Bruno Senna (BRA)Williams/Renault1min22s2711min21s6971min22s343
10ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benz1mn22s1761min21s6531min22s847
11ºMark Webber (AUS)Red Bull/Renault1min22s8291min21s715
12ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benz1min21s9121min21s813
13ºNico Rosberg (ALE)Mercedes1min22s0791min21s895
14ºSergio Pérez (MEX)Sauber/Ferrari1min22s1101mn21s895
15ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferrari1min22s8011min22s300
16ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferari1min22s7991min22s380
17ºMichael Schumacher (ALE)Mercedes1min22s4361min22s723
18ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferrari1min23s250
19ºHeikki Kovalainen (FIN)Cateham/Renault1min23s576
20ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renault1min24s167
21ºCharles Pic (FRA)Marussia/Cosworth1min25s244
22ºTimo Glock (ALE)Marussia/Cosworth1min25s476
23º Pedro de la Rosa (ESP)HRT/Cosworth1min25s916
24º Narain Karthikeyan (IND)HRT/Cosworth1min26s178
107% (tempo de corte)1min27s519

Pela velocidade apresentada até agora, Hamilton é realmente o favorito à vitória na corrida de amanhã, principalmente pelo fato do britânico ter sido extremamente rápido quando equipados com os pneus prime, de compostos médios, que certamente serão utilizados em dois stints, tal qual aconteceu em Silverstone e Hockenheim.

Resta saber, no entanto, a quantas andam o nível de desgaste nos carros da McLaren, já que o campeão de 2008 não é reconhecido pelo seu fino trato com os pneus.

Apesar da estratégia a ser escolhida para a prova desempenhar um papel importante no resultado final, serão a largada e a primeira curva os grandes pontos chave e determinantes, principalmente quando se verifica a presença de pilotos como Hamilton e Grosjean, sujeitos a manobras intempestivas e propensos a acidentes estúpidos, dividindo a primeira fila.

Aliás, uma eventual "zebra" não deve ser descartada já que existe risco de chuva forte durante a competição, conforme infirma a previsão do tempo, algo que certamente "embaralharia as cartas" e daria grande vantagem a Alonso, já que a Ferrari aparenta ter um carro que se adapta melhor à situação de pista molhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário