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sábado, 7 de julho de 2012

GP2 - Round 7 - Silverstone - Leg 1


Com atraso de quase uma hora e meia em razão da paralisação do treino oficial para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 motivada pelo excesso de água na pista, aconteceu hoje a primeira prova da rodada dupla de Silverstone, iniciando a segunda metade do certame da GP2.

O fim de semana, no entanto, iniciou-se com a triste notícia veiculada ainda na sexta-feira de que a Coloni, em razão de desacordos com a organização da categoria, deixará a série no fim da temporada de 2012, abrindo mão conquistados neste ano. Segundo Enzo Coloni, que já chegou a ter um time na Fórmula 1 entre os anos de 1987 a 1991, o time italiano continuará sua saga automobilística apenas na Auto GP.

Por outro lado, entre os inscritos para Silverstone, mais uma modificação promovida pela Rapax, com o retorno do angolano Ricardo Teixeira agora no lugar de Tom Dillmann, mantendo o holandês Daniel de Jong, que estreou em Valência, o que deixa a equipe italiana órfã de um piloto que possa pontuar com certa regularidade.

Depois de uma sessão com muita chuva, a pole position ficou com o suíço Fabio Leimer enfiando quase um segundo sobre Cecotto, que ficou com o segundo posto em um grid de largada que foi bastante modificado em razão da farta distribuição de penalizações.

Rio Haryanto, por exemplo, carregava de Valência a perda de cinco posições em razão do acidente com Calado, enquanto que Valsecchi e Van der Garde tomaram dez posições por terem realizado ultrapassagens enquanto o treino livre em Silverstone estava sob bandeira vermelha.

O problema para Valsecchi, que chegou à Inglaterra líder do campeonato, era ainda pior, já que tanto ele, como seu colega de time, o brasileiro Felipe Nasr, bem como Marcus Ericsson e Stefano Coletti, foram excluídos dos resultados da qualificação por terem ficado parados na pista sem combustível a final da qualificação, em uma situação bem semelhante a que ocorreu com Lewis Hamilton em Barcelona.

Com extremo cuidado dos comissários, a prova se iniciou com o safety car liderando o pelotão, ainda que tal situação não tenha evitado acidentes, já que De Jong acabou com sua corrida logo na primeira volta sob bandeiras amarelas ao acertar em cheio a traseira de Rodolfo González na antiga reta dos boxes, o que valeu ao holandês uma punição consistente na perda de dez posições no grid de largada de amanhã, algo sem efeito prático, já que o piloto da Rapax já largaria em último na sprint race.

A bordo do carro mais rápido da prova, Fabio Leimer conseguiu a proeza de atirar pela janela a vitória quase certa ao deixar de fazer sua troca de pneus, ao contrário de seus rivais, logo que o safety car precisou retornar à pista em razão de James Calado ter tido problemas e parado no pit lane, bloqueando a saída, em um local bastante perigoso.

A situação enfrentada por Leimer foi praticamente a mesma que o próprio Calado encarou em Valência, quando o britânico perdeu uma vitória que praticamente já era dele ao postergar ao máximo sua parada obrigatória na feature race.

Ao fazer a parada nos instantes finais, o suíço da Racing Engineering deixou a liderança da prova de bandeja para Gutiérrez, um dos primeiros do grupo da frente a fazer o pit regulamentar, tendo trocado apenas os pneus do lado esquerdo, o que lhe valeu saltar da quarta posição para o segundo posto e, depois, herdar a ponta, a qual foi mantida até o final pelo mexicano, conquistando, assim, o segundo triunfo na temporada.

Além da vitória, Gutiérrez ficou com os dois pontos extras por ter feito a melhor volta da prova na 25ª e última passagem da corrida, marcando o tempo de 2min01s622, à média de 174,373 km/h, quase um segundo mais rápido que qualquer outro piloto.

Dessa vez, sem fazer nenhuma besteira, Johnny Cecotto abiscoitou o segundo lugar, deixando Jolyon Palmer, que salvou seu carro de uma saída de pista com uma bela manobra no início da prova, no terceiro lugar.

Um dos destaques do dia foi Nigel Melker, que conseguiu pontuar pela primeira vez na categoria com um vistoso quarto lugar, em uma apresentação sem erros, depois de ter largado da oitava posição.

Com uma corrida conservadora até certo ponto, já que precisava apenas chegar à frente de Valsecchi para assumir a liderança do campeonato, o brasileiro Luiz Razia ficou com o quinto posto, mas não sem antes imprimir forte pressão sobre Melker no final da prova, chegando, inclusive, a fazer duas tentativas de ultrapassagem na Stowe, porém sem resultados.

Após os problemas das desclassificações nos treinos qualificatórios, os pilotos da DAMS adotaram grande estratégia ao cumprir suas respectivas obrigações regulamentares de troca de pneus quando o safety car estava na pista no começo da prova.

Isso, somado à grande corrida de recuperação que Nasr e Valsecchi fizeram, com várias ultrapassagens, rendeu a eles, respectivamente, a sexta e sétima posições, um grande resultado se considerarmos que ambos partiram da penúltima e última fila do grid.

Outro que fez grande corrida foi Giedo van der Garde, um daqueles punidos após o treino livre de sexta-feira. Saindo de 18º, o holandês da Caterham conseguiu superar ambos os carro da Carlin nas derradeiras voltas para ficar com a oitava colocação, o que pode ser considerado bom diante das circunstâncias.

Marcaram pontos na primeira bateria em Silverstone:

Esteban Gutiérrez (MEX)Lotus ART
Johnny Cecotto (VEN)Barwa Addax
Jolyon Palmer (GBR)iSport
Nigel Melker (HOL)Ocean Racing
Luiz Razia (BRA)Arden
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Max Chilton (GBR)Carlin
10ºRio Haryanto (IDN)Carlin

Com o quinto lugar, Luiz Razia alcança a liderança do campeonato perdida após a primeira prova no Bahrein, tendo agora apenas três pontos de vantagem para Valsecchi.

Com 27 pontos conquistados no sábado, Gutiérrez recupera a terceira posição, passando Calado, seu colega de equipe na Lotus ART.

 Luiz Razia150
 Davide Valsecchi147
 Esteban Gutiérrez
114
 James Calado
95
 Max Chilton
95
 Giedo van der Garde
93
 Fabio Leimer 69
 Marcus Ericsson52
 Johnny Cecotto
49
10º
 Jolyon Palmer
42
11º
 Nathanaël Berthon
41
12º
 Felipe Nasr
36
13º Stefano Coletti 31
14º
 Tom Dillmann
27
15º Rio Haryanto27
16º Nigel Melker12
17º
 Fabio Onidi
12
18º
 Rodolfo González
6
19º
 Simon Trummer
4
20º
 Stéphane Richelmi
4
21º
 Julián Leal
1
22º Fabrizio Crestani 1
23º Brendon Hartley1

Após conquistar a liderança após a feature race em Valência, a Lotus ART começa a se distanciar na da DAMS que, inclusive, perde terreno para a Arden, que praticamente só vem pontuando com Razia.

 Lotus ART
209
 DAMS183
 Arden
154
 Carlin122
 Racing Engineering110
 Caterham 99
 iSport94
 Barwa Addax
49
 Coloni43
10º Rapax 27
11º Ocean Racing13
12º Trident 5
13º Lazarus 1

Preliminarmente ao GP da Grã-Bretanha, amanhã se dará a sprint race, encerrando a rodada dupla em Silverstone, tendo Van der Garde na pole position em razão da inversão entre os oito primeiros, com Valsecchi, que tenta recuperar a ponta do campeonato, na segunda colocação.

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