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domingo, 1 de julho de 2012

DTM - Round 5 - Norisring - Jamie Green na última curva


Neste domingo aconteceu a quinta etapa do DTM, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, tendo como palco o traçado de rua montado em Nuremberg, cidade em que o Partido Nazista realizava seus desfiles militares e convenções.

O circuito é bastante tradicional no automobilismo alemão, sendo utilizado desde 1947 em provas que normalmente acontecem no final de junho, ou nício de julho, representando para a categoria o mesmo que Monte Carlo representa para a Fórmula 1, e deveria se chamar Nürnbergring (ou Nurembergring), mas recebeu o nome de Norisring, em alusão o antigo nome da cidade, Noris, para evitar confusão com Nürburgring, já na época bem estabelecido no cenário do esporte.

A pista é bastante rápida, porém muito curta, com apenas 2,3 quilômetros de extensão e apenas oito curvas, com dois ganchos ligando a Rua Beurhener à Rua Zeppelin, e vice-versa, estabelecido em torno dos 360 metros restantes da Steintribüne, uma imponente tribuna feita de concreto onde Hitler fazia seus famosos discursos na década de 1930.

Quem deu as cartas no dia de hoje foi mesmo a chuva, a grande responsável pela excelente corrida, cheia de alternativas, ultrapassagens, toques e esbarrões, artigos de luxo na categoria, que vem se notabilizando por corridas enfadonhas.

Conquistando a primeira fila inteira, a Mercedes-Benz mantinha sua esperança de aumentar ainda mais seu domínio em Norisring, onde não perde desde 2003, sendo que desde 2000 a marca da estrela de três pontas só deixou de vencer em 2002, quando o francês Laurent Aïello chegou na frente com seu Audi TT-R.

No entanto, quase tudo vai por literalmente água abaixo na primeira curva, quando Paffett e Green, cautelosos demais na pista molhada, buscaram antecipadamente os freios de seus carros dando início a um efeito dominó iniciado por Ralf Schumacher e que envolveu, na sequência, Augusto Farfus, Mattias Ekström e os britânicos da Mercedes-Benz, causando a rodada de Paffett na frente de todo o pelotão, iniciando o caos.

Ekström e Farfus acabaram acertando o carro de Paffet em um engavetamento que também não conseguiram escapar Edoardo Mortara, Filipe Albuquerque e Susie Wolff. O italiano ainda tentou sair da confusão por fora, mas ficou sem conseguir esterçar e parou "de cara" para o guard rail externo, bloqueando o caminho de Timo Scheider e Rahel Frey, que vinham atrás.

O safety car foi acionado e a liderança caiu justamente no colo daquele que aparentemente deu início à confusão, Ralf Schumacher, com as duas BMWs de Tomczyk e Spengler atrás.

No entanto, o castigo não demorou a vir, já que Schumacher começou a enfrentar problemas eletrônicos no seu carro, atingindo o sistema de seleção de marchas. O alemão até tentou continuar, mas as insistentes falhas o levaram ao abandono.

A partir daí, tudo indicada uma dobradinha da BMW, que seguia tranquila na frente e só havia perdido a liderança durante as paradas obrigatórias, bastando para Tomczyk e Spengler "driblarem" as condições adversas da pista, já que a situação meteorológica mudava a cada momento.

Há dez voltas do fim, quando era evidente que a prova terminaria pelo tempo limite e não pelo número de voltas programadas, Jamie Green iniciou uma surpreendente reação, chegando a tirar de um a um segundo e meio dos ponteiros.

Em um final eletrizante, Green conseguiu tirar toda a desvantagem que tinha e superou fácil Spengler na antepenúltima volta na curva Bahnhofkurve. No giro final, o britânico, após descontar cerca de dois segundos, atacou e passou Tomczyk com uma manobra idêntica àquela utilizada para ultrapassar o canadense e no mesmo local, a última curva do traçado.

Na ponta somente na reta final, Jamie Green cruzou a linha de chegada para vencer pela quarta vez nos últimos cinco anos em Norisring, mantendo, assim, a hegemonia da Mercedes em Nuremberg, deixando os frustrados pilotos da BMW, Tomczyk e Spengler, na segunda e terceira posições respectivamente.

O atual campeão da categoria, aliás, fez questão de tornar bastante evidente seu descontentamento após ter perdido a chance de vencer pela primeira vez a bordo de um carro da marca bávara, chegando a atirar suas luvas no chão ao sair de seu carro ao final da prova.

Outro que vez excelente corrida foi Gary Paffett que, após cair para o fundo do pelotão com o problema na primeira curva, foi o piloto mais rápido da pista durante quase todo o tempo, tendo escolhido a estratégia de postergar ao máximo suas paradas obrigatórias, que se deram já no fim da janela de pit stops, chegando, por isso a liderar a prova por alguns instantes, o que lhe valeu o excepcional quarto lugar diante das circunstâncias da pista.

Com muitos abandonos, muitos como resultado do problema na primeira curva, alguns pilotos conseguiram seus melhores resultados na categoria, como foi o caso de David Coulthard, que terminou a prova na quinta colocação. O canadense Robert Wickens e o alemão Dirk Werner, por exemplo, pontuaram pela primeira vez.

Augusto Farfus, que largava da terceira posição, tinha esperança de repetir o pódio conquistado em Lausitzring, mas o incidente na primeira curva o alijou, inclusive, de terminar a prova, já que os danos causados no BMW do brasileiro   o impediram de continuar, acabando por abandonar ainda na volta 15.

Já pelos lados da Audi a situação não foi das melhores já que Mattias Ekström, o mais rápido no warm up, que também sonhava com um pódio, abandonou logo no início em razão do acidente na primeira volta, deixando Mike Rockenfeller como o único piloto da marca das quatro argolas a pontuar neste fim de semana.

Esses foram os que pontuaram em Norisring:

Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Martin Tomczyk (ALE) BMW M3
Bruno Spengler (CAN) BMW M3
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
David Coulthard (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Mike Rockenfeller (ALE) Audi A5
Andy Priaulx (GBR) BMW M3
Christian Vietoris (ALE) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Robert Wickens (CAN) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
10º Dirk Werner (ALE) BMW M3

Gary Paffett mantem a liderança, mas agora com sua vantagem reduzida em dez pontos, tendo diretamente em seu encalço Jamie Green, o vencedor em Norisring.

O primeiro piloto não Mercedes-Benz é Bruno Spengler, que vem na terceira posição, enquanto que Ekström, que era vice-líder após Spielberg, caiu para a quinta posição.

 Gary Paffett95
 Jamie Green 69
 Bruno Spengler 58
 Martin Tomczyk 54
 Mattias Ekström 47
 Mike Rockenfeller 38
 Edoardo Mortara 31
 Christian Vietoris 24
 Augusto Farfus 16
10º  Timo Scheider 16
11º  David Coulthard 14
12º  Andy Priaulx 14
13º  Miguel Molina 8
14º  Filipe Albuquerque 8
15º  Ralf Schumacher 7
16º  Joey Hand 2
17º  Robert Wickens 2
18º  Dirk Werner 1

A Mercedes-Benz tem duas das suas escuderias no topo da tabela do campeonato entre as equipes, com o time principal da marca disparando na frente com 43 pontos.

 Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
119
 Mercedes AMG
76
 Audi Sport Team Abt Sportsline
63
 BMW Team Schnitzer
59
 BMW Team RMG 56
 Audi Sport Team Phoenix
47
 Audi Sport Team Rosberg
39
 BMW Team RBM
30
 DHL Paket/Stern Mercedes AMG
16

Com o sucesso da marca de Stuttgart em Nuremberg, colocando cinco carros entre os dez primeiros, ela lidera o campeonato de construtores, ampliando sua vantagem para a Audi, a segunda colocada, a qual já vê a BMW encostar,

 Mercedes-Benz
211
 Audi
149
 BMW
145

O próximo compromisso da categoria será o evento extra-campeonato no dia 15 de julho no Estádio Olímpico de Munique, ao estilo Race of Champions, em duelos eliminatórios em chaves e que não contará pontos para o campeonato.

Assim, a próxima etapa do DTM acontecerá apenas em 19 de agosto, no traçado curto de Nürburgring que, no ano passado, teve como vencedor o piloto da Audi Mattias Ekström, que na oportunidade quebrava o jejum de vitórias que já durava um ano e meio.

Já o recorde oficial da pista pertence ao canadense Bruno Spengler que, em 2010, a bordo de uma Mercedes-Benz C-Klasse 2009 marcou o tempo de 1min24s372.

Abaixo seguem dois vídeos com uma volta virtual em Norising:

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