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domingo, 2 de setembro de 2012

Button domina e vence em Spa


A vitória no GP da Bélgica de Fórmula 1 de 2012 ficou para Jenson Button, em um domínio retumbante que o britânico não tinha desde a época em que pilotava para a Brawn, em 2009, ano que que se sagrou campeão mundial, largando da pole position para cruzar a linha de chegada após liderar todas as voltas da corrida, ou seja, um fim de semana perfeito. 

O excepcional desempenho de Button gerou em Lewis Hamilton uma tremenda "dor de cotovelo", já que o campeão de 2008 chegou a postar no Twitter dados da telemetria demonstrando que somente não conseguiu acompanhar o ritmo do seu colega de McLaren por ter escolhido uma configuração errada da asa traseira, comentário esse que gerou mal estar no time, já que Martin Whitmarsh foi obrigado a exigir que Hamilton apagasse tal mensagem no microblog.

Em que pese tal situação, a corrida em Spa ficará marcada realmente pelo acidente ocorrido na largada, provocado por Grosjean e que envolveu Hamilton, Alonso, Pérez, Kobayashi e Maldonado, eliminando da competição praticamente todos, já que aqueles que continuaram não tiveram condições de andar em um ritmo decente.

Como já deve ser de conhecimento de todos, o piloto franco-suíço recebeu uma exemplar punição, sendo suspenso de uma corrida, o que será motivo de dor da cabeça para Eric Boullier em escolher o substituto em apenas alguns dias, e multado em € 50.000.

Apesar de justa a punição, que foi fundamentada pela FIA não só em razão da gravidade do acidente, que potencialmente poderia ter ferido algum dos envolvidos, mas também porque provocou a eliminação de um dos postulantes ao título, leia-se Fernando Alonso, a atitude dos comissários novamente revela total ausência de critérios em relação a outros incidentes similares e mostra que o automobilismo necessita de um código de conduta que faltas iguais recebam penas de mesmo peso.

Certo é que a atitude de Romain Grosjean, que é um piloto bastante rápido e amadureceu muito ao necessitar retornar às categorias menores após sua fracassada aventura na Renault em substituição a Nelson Piquet em 2009, parece demonstrar que ele possui um certo "bloqueio mental" durante as largadas, momento mais tenso em uma corrida, sendo certo que este não é o primeiro acidente que ele provoca nos instantes iniciais de uma prova.

Vale dizer que tudo isso foi causado porque o franco-suíço simplesmente cruzou a pista, de fora para dentro, para fechar Lewis Hamilton, tanto que em suas declarações, o piloto da Lotus mencionou que julgava estar à frente do britânico quando trouxe seu E20 para o lado interno da pista, algo que não se faz numa largada porque o risco de acertar algum piloto é real, como se demonstrou hoje.

Outro que vai para casa com as orelhas quentes é Pastor Maldonado que perderá dez posições no grid na prova em Monza por ter queimado a largada em Spa, além de ter sido considerado culpado em uma colisão com Glock na La Source logo na relargada, ressaltando que o venezuelano, desta forma, contabilizou mais três punições na etapa belga, já que havia sido penalizado após a qualificação por ter bloqueado Nico Hülkenberg.

De tudo isso, quem mais lucrou não foi Jenson Button, mas sim Sebastian Vettel, que teria vida muito dura saindo da décima colocação na grelha de partida e se despede de Spa com um importantíssimo segundo lugar para se impor na briga interna na Red Bull perante Mark Webber e, mais importante, se aproximar bastante de Alonso, que já seguia à frente com quarenta pontos de vantagem e não pontuou pela primeira vez desde o GP do Canadá em 2011.

Com um espírito combativo, o atual bicampeão fez excelente corrida, protagonizando belas manobras de ultrapassagem, incluindo uma sobre seu colega de equipe na Bus Stop, e escapou de um acidente quando Michael Schumacher, de forma perigosa, se dirigiu aos boxes, cortando a frente de seu compatriota.

Aquele em que se depositava a confiança de fazer frente a Button, Kimi Räikkönen, esteve bastante apagado em Spa, algo raro no finlandês que tem na pista belga algumas das suas melhores apresentações, salvando mais um pódio que teria sido impossível de se conquistar se não tivesse ocorrido o acidente na primeira volta. Ainda sim, o piloto da Lotus fez uma das mais bonitas ultrapassagens da prova ao superar Michael Schumacher na primeira perna da Eau Rouge.

De se destacar a grande corrida de Nico Hülkenberg, que se aproveitou muito bem da confusão na largada para assumir a terceira colocação, valendo lembrar que o alemão partiu da 11ª posição, para conquistar o quarto posto final, seu melhor resultado na categoria.

A equipe Toro Rosso também tirou muito proveito do strike da largada para voltar à zona de pontuação e novamente com seus dois carros, quebrando o jejum do time que durava desde Melbourne, algo que dará a Vergne e Ricciardo tranquilidade para enfrentar a sequência do campeonato diante de apresentações pífias nas provas anteriores.

Já pelo lado dos brasileiros, quem mais se deu bem foi Felipe Massa, justamente aquele que mostrava maior desânimo após a qualificação.

Apesar dos pesares, Massa fez uma corrida segura, marcando por algumas vezes a volta mais rápida até então, sendo superado apenas por Senna e Rosberg, os últimos a trocarem os pneus, além de completar uma bela ultrapassagem sobre Webber, que teoricamente possui um carro melhor, chegando a pouco menos de cinco segundos da última vaga no pódio, desempenho este que certamente assegurará ao brasileiro o cockpit da Ferrari para 2013.

Por seu turno Bruno Senna tinha grandes chances de pontuar e, quiçá, ultrapassar seu colega de Williams na tabela do campeonato, mas foi impedido por aquilo que considero como erro de estratégia de seu time ao mantê-lo na pista com um jogo de pneus que já mostrava sinais de desgaste excessivo.

Assim que foi ultrapassado por Schumacher, Senna começou a perder cerca de dois ou mais segundos por volta, situação que deveria ter alertado à Williams que uma troca seria necessária, e que somente foi feita após o brasileiro cair para 11º.

Para piorar, ao invés do colocarem os pneus médios numa troca justificada por um furo no pneu traseiro causado por um toque de um dos Toro Rosso, o time de Grove decidiu instalar os pneus duros para que Senna completasse as quatro voltas finais. Ainda que as chances de pontuar fossem mínimas, mesmo com os compostos option, tal pensamento mostra que a Williams ainda peca em decisões críticas de prova.

Essa foi a classificação final do GP da Bélgica:

 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benz44 voltas em 1h29min08s530
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renaulta 13s624
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 25s334
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 27s843
Felipe Massa (BRA)Ferraria 29s845
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 31s244
Michael Schumacher (ALE)Mercedesa 53s374
Jean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferraria 58s865
Daniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 1min02s982
10ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 1min03s783
11ºNico Rosberg (ALE)Mercedesa 1min05s111
12ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 1min11s529
13ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 1min56s119
14ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
15ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1 volta
16ºCharles Pic (FRA)Marussia/Coswortha 1 volta
17ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 1 volta

Com o problema na largada, Alonso vê sua vantagem ser reduzida de 40 para 24 pontos e recoloca na briga pelo título vários pilotos, principalmente a dupla da McLaren, que ainda sonha em encostar no topo da tabela diante do súbito aumento de desempenho do MP4-27.

 Fernando Alonso164
 Sebastian Vettel140
 Mark Webber 132
 Kimi Räikkönen
131
 Lewis Hamilton 117
 Jenson Button101
 Nico Rosberg77
 Romain Grosjean 76
 Sérgio Pérez47
10º Michael Schumacher35
11º Felipe Massa35
12º
 Kamui Kobayashi
33
13º Nico Hülkenberg31
14º Pastor Maldonado29
15º
 Paul di Resta
28
16º Bruno Senna 24
17º Jean-Éric Vergne 8
18º Daniel Ricciardo 4

A Red Bull segue se distanciando na ponta e certamente não terá trabalho em assegurar aquele que será o seu terceiro título consecutivo no Mundial de Construtores.

 Red Bull 272
United Kingdom McLaren218
United Kingdom Lotus207
Italy Ferrari 199
 Mercedes 112
 Sauber80
 Force India59
 Williams53
Italy Toro Rosso12

Sem nenhuma folga, o circo da Fórmula 1 parte para Monza, cujo GP da Itália acontece já no próximo domingo, fechando a temporada europeia da categoria, prova que, no ano passado, teve Sebastian Vettel como vencedor depois da linda manobra sobre Alonso na Curva Grande.

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