Depois de ser superado por Sebastian Vettel em todos os treinos livres, Lewis Hamilton não deu chances ao atual bicampeão do mundo e fez a pole position com quase meio segundo de sobras sobre o seu mais próximo rival, mostrando claramente a evolução que a McLaren vem tendo desde Hungaroring.
Entretanto, a grande surpresa do treino foi realmente o segundo lugar conquistado por Pastor Maldonado, que larga da primeira fila pela segunda vez na carreira e terá grandes chances de voltas à zona de pontuação desde que venceu em Barcelona caso não faça nenhuma besteira, especialmente na largada.
Mesmo sabendo que não teria carro suficiente para largada na frente, Sebastian Vettel tinha grandes esperanças, principalmente por ter ponteado todas as três sessões de treinos não-oficiais, e o terceiro lugar, em razão disso, deve ter deixado um gostinho de frustração na boca do alemão, que não foi ameaçado, em momento algum, por seu colega de equipe, Mark Webber, que parte apenas da sétima colocação.
Com o quinto lugar, Fernando Alonso já começa a contabilizar os prejuízos da grande fase da McLaren, o que pode colocar em risco de forma inimaginável há algumas etapas a busca do espanhol pelo seu terceiro título nas últimas provas do ano caso a Ferrari não apresente sinais de evolução.
Entre os demais, grande resultado de Paul di Resta, que parte da sexta colocação e realmente terá oportunidade para uma boa prova caso a Force India não apresente seus usuais problemas de excesso de consumo de pneus.
A Lotus, por seu turno, foi a grande decepção da qualificação e por isso deverá ficar fora de uma briga, inclusive, por uma vaga no pódio, tendo em oitavo lugar Romain Grosjean, em seu retorno após a suspensão que lhe foi imposta pelo acidente em Spa Francorchamps, e Kimi Räikkönen na 12ª posição, eliminado ainda na Q2.
Já os brasileiros novamente desiludiram a torcida ao serem nocauteados na segunda parte do treino após superarem a Q1 arriscando-se demais e só conseguiram o feito após contarem com um problema de desempenho de Kamui Kobayashi, que ficou de fora já na primeira parte do treino junto com os demais pilotos das equipes pequenas Caterham, Marussia e HRT.
Felipe Massa nunca conseguiu repetir o que fez em Monza, estando sempre cerca de meio segundo mais lento que Alonso, razão pela qual a 13ª posição não deve ser encarada com espanto, enquanto que Bruno Senna conseguiu acertar o muro em todos os dias do fim de semana, o que lhe valeu a 17ª colocação na qualificação, já que não conseguiu marcar tempo na Q2, e alguém tem dúvidas de qual será o destino do piloto da Williams na corrida?
Esse foi o resultado do treino de qualificação:
Piloto (País) | Equipe/Motor | Q1 | Q2 | Q3 | |
1º
| Lewis Hamilton (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min48s285
|
1min46s665
| 1min46s362 |
2º
| Pastor Maldonado (VEN) | Williams/Renault |
1min49s494
|
1min47s692
| 1min46s804 |
3º
| Sebastian Vettel (ALE) | Red Bull/Renault |
1min48s240
|
1min46s791
| 1min46s905 |
4º
| Jenson Button (GBR) | McLaren/Mercedes-Benz |
1min49s381
|
1min47s661
| 1min46s939 |
5º
| Fernando Alonso (ESP) | Ferrari |
1min49s391
|
1min47s567
| 1min47s216 |
6º
| Paul di Resta (GBR) | Force India/Mercedes-Benz |
1min48s028
|
1min47s667
| 1min47s241 |
7º
| Mark Webber (AUS) | Red Bull/Renault |
1min48s717
|
1min47s513
| 1min47s475 |
8º
| Romain Grosjean (SUI) | Lotus/Renault |
1min47s688
|
1min47s529
| 1min47s788 |
9º
| Michael Schumacher (ALE) | Mercedes |
1min49s546
|
1min47s823
|
sem tempo
|
10º | Nico Rosberg (ALE) | Mercedes |
1min49s463
|
1min47s943
|
sem tempo
|
11º | Nico Hülkenberg (ALE) | Force India/Mercedes-Benz |
1min49s547
| 1min47s975 | |
12º | Kimi Räikkönen (FIN) | Lotus/Renault |
1min48s169
| 1min48s261 | |
13º | Felipe Massa (BRA) | Ferrari |
1min49s767
| 1min48s344 | |
14º | Sergio Pérez (MEX) | Sauber/Ferrari |
1min49s055
| 1min48s505 | |
15º | Daniel Ricciardo (AIS) | Toro Rosso/Ferrari |
1min49s023
| 1min48s774 | |
16º | Jean-Eric Vergne (FRA) | Toro Rosso/Ferrari |
1min49s564
| 1min48s849 | |
17º | Bruno Senna (BRA) | Williams/Renault |
1min49s809
|
sem tempo
| |
18º | Kamui Kobayashi (JAP) | Sauber/Ferrari | 1min49s933 | ||
19º | Vilaly Petrov (RUS) | Cateham/Renault | 1min50s846 | ||
20º | Heikki Kovalainen (FIN) | Caterham/Renault | 1min51s137 | ||
21º | Timo Glock (ALE) | Marussia/Cosworth | 1min51s370 | ||
22º | Charles Pic (FRA) | Marussia/Cosworth | 1min51s762 | ||
23º | Narain Karthikeyan (IND) | HRT/Cosworth | 1min52s372 | ||
24º | Pedro de la Rosa (ESP) | HRT/Cosworth |
1min53s355
| ||
107% (tempo de corte) |
1min55s226
|
Em Cingapura o pole position só não venceu a corrida em 2008, ano de estreia dessa pista no calendário da categoria, quando Felipe Massa foi vítima de um erro infantil de sua equipe nos boxes após Piquet ter rodado e batido de propósito nos muros para beneficiar Fernando Alonso, então na Renault.
Dessa forma, o domínio de Hamilton na qualificação dá a ideia de que certamente será difícil conseguir acompanhar o ritmo do britânico durante a prova, algo que poderá valer a ele a terceira vitória nas últimas quatro provas.
Entretanto, é preciso lembrar que o campeão de 2008 terá a seu lado no grid o "maluco" Pastor Maldonado, sedento por mais uma vitória, e que poderá colocar tudo a perder ainda nos primeiros metros da prova, isso sem contar o fato de que os pneus novamente deverão ser a chave para um bom resultado final, já que se verificou, em todos os carros, um desgaste acentuado dos compostos extra-macios.
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