The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 16 de setembro de 2012

Rally da Grã-Bretanha


Neste fim de semana, entre os dias 14 a 16 de setembro, aconteceu no País de Gales o Rally da Grã-Bretanha, último evento do ano em piso de terra do calendário do WRC, o Campeonato Mundial de Rally, contendo um total de dezenove estágios cronometrados, sendo seis na sexta-feira, sete no sábado e os seis restantes no domingo, com um total de 328,83 quilômetros de competição, ou 1.607,96 caso sejam contados os trechos de deslocamento.

Baseado na cidade de Cardiff, capital de Gales, localizada a cerca de 245 quilômetros a oeste de Londres, o evento é um dos mais antigos e tradicionais do mundo, com seu início remontando a 1932, e que figura no calendário da categoria desde 1973 (ano em que o campeonato foi instituído), sendo conhecido pelo seu piso enlameado graças ao clima local, o que torna o trabalho dos pilotos ainda mais difícil, em que pese a existência de alguns poucos estágios feitos em asfalto.

Desejando levar a disputa pelo título para a França, onde quer repetir o feito conquistado há dois anos, quando se sagrou campeão "em casa", Sébastien Loeb parecia bastante desinteressado na vitória, o que abriu oportunidade para a Ford dominar o Rally em Gales.

Sem ser contestado, Jari-Matti Latvala assumiu a liderança no terceiro estágio e conseguiu, pouco a pouco, abrir certa vantagem na liderança, vencendo oito especiais até se tornar inalcançável no domingo, para então conquistar sua segunda vitória consecutiva na Grã-Bretanha, o que lhe rendeu também o seu segundo triunfo na temporada.

Após pontear a competição nos dois primeiros estágios, Petter Solberg "comboiou" seu colega de equipe até o domingo, quando foi ultrapassado por Loeb, frustrando as intenções da Ford, que pretendia fazer "em casa" a sua primeira dobradinha na temporada.

O multicampeão, por sua vez, fez apenas o mínimo necessário para ficar com o segundo posto e se colocar em posição confortável para arrebatar o seu nono título na região da Alsácia, onde nasceu, já que Mikko Hirvonen, seu colega de time e único com chances matemáticas, mais uma vez fez um rally discreto e não passou da quinta colocação.

Apesar de bastante comedido no evento, Hirvonen foi o vencedor do power stage, ficando com os três pontos extras ao marcar o tempo de 8min51s0, deixando Loeb em segundo, com 8min52s6 e Latvala em terceiro, cronometrando 8min52s9.

Mesmo padecendo de problemas em seu motor desde o sábado, Mads Ostberg conseguiu arrebatar o quarto lugar, deixando os pilotos da sua antiga equipe, a M-Sport, time satélite da Ford, na sexta, oitava e nona colocações, destacando-se a participação de Matthew Wilson, que estava de fora da categoria desde o Rally de Monte Carlo.

A Citroën ainda conseguiu o sétimo posto com Thierry Neuville ao volante do carro da sua equipe júnior e a décima colocação com o medalhista olímpico e príncipe catari Nasser Al-Attityah.

O único piloto brasileiro participante, Paulo Nobre, quase ficou de fora do evento em razão de uma forte crise de cólica renal que o levou ao hospital no início da semana.

Entretanto, recuperado, Nobre acabou abandonando a prova no último dia por conta de uma falha no alternador, não sem antes sofrer com os defeitos do motor de arranque, que obrigou a dupla composta também por Edu Paula, empurrar o carro, por diversas vezes, duranta a sexta-feira.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Grã-Bretanha:

Jari-Matti Latvala (FIN) Ford Fiesta
Sébastien Loeb (FRA) Citroën DS3
Petter Solberg (NOR) Ford Fiesta
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Evgeny Novikov (RUS) Ford Fiesta
Thierry Neuville (BEL) Citroën DS3
Matthew Wilson (GBR) Ford Fiesta
Martin Prokop (TCH) Ford Fiesta
10º Nasser Al-Attiyah (CAT) Citroën DS3 (privado)

Com 61 pontos à frente, Loeb não precisa fazer muito para se sagrar eneacampeão em casa, bastando apenas não permitir que a sua diferença sobre Hirvonen não baixe para além dos 56 pontos.


 Sébastien Loeb 219
 Mikko Hirvonen
158
 Petter Solberg
119
 Mads Otsberg 114
 Jari-Matti Latvala
113
 Evgeny Novikov
63
 Martin Prokop
40
 Thierry Neuville
38
 Daniel Sordo
31
10º
 Sébastien Ogier
31
11º
 Nasser Al-Attiyah
28
12º
 Ott Tänak
26
13º
 Armindo Araújo
11
14º
 Chris Atkinson
10
15º
 François Delecour
8
16º
 Dennis Kuipers
8
17º
 Andreas Mikkelsen
7
18º
 Henning Solberg
6
19º
 Pierre Campana
6
20º
 Jari Ketomaa
6
21º
 Matti Rantanen
6
22º
 Patrik Sandell
4
23º
 Yazeed Al-Rajhi
4
24º
 Ken Block
4
25º
 Matthew Wilson
4
26º
 Eyvind Brynildsen
1
27º
 Ricardo Triviño
1
28º
 Peter van Merksteijn
1
29º
  Abdulaziz Al-Kuwari
1
30º
 Manfred Stohl
1
31º
 Mathieu Arzeno
1

A Citroën, que tem 111 pontos de frente, também tem grandes chances de sair da França com seu oitavo título, já que a Ford precisa descontar uma diferença de 26 pontos se quiser estender a disputa para a Sardenha, uma tarefa aparentemente impossível.

 Citroën WRT 348
 Ford WRT 237
 M-Sport WRT 123
 Qatar WRT
63
 Adapta WRT
61
 Citroën Junior WRT
60
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT
20

O próximo compromisso do WRC acontece em cerca de três semanas, com o Rally da França, evento em asfalto que será disputado entre os dias 04 a 07 de outubro na região da Alsácia, tendo como último estágio um percurso nas ruas de Haguenau, justamente a cidade natal de Sébastien Loeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário