Neste fim de semana, entre os dias 14 a 16 de setembro, aconteceu no País de Gales o Rally da Grã-Bretanha, último evento do ano em piso de terra do calendário do WRC, o Campeonato Mundial de Rally, contendo um total de dezenove estágios cronometrados, sendo seis na sexta-feira, sete no sábado e os seis restantes no domingo, com um total de 328,83 quilômetros de competição, ou 1.607,96 caso sejam contados os trechos de deslocamento.
Baseado na cidade de Cardiff, capital de Gales, localizada a cerca de 245 quilômetros a oeste de Londres, o evento é um dos mais antigos e tradicionais do mundo, com seu início remontando a 1932, e que figura no calendário da categoria desde 1973 (ano em que o campeonato foi instituído), sendo conhecido pelo seu piso enlameado graças ao clima local, o que torna o trabalho dos pilotos ainda mais difícil, em que pese a existência de alguns poucos estágios feitos em asfalto.
Desejando levar a disputa pelo título para a França, onde quer repetir o feito conquistado há dois anos, quando se sagrou campeão "em casa", Sébastien Loeb parecia bastante desinteressado na vitória, o que abriu oportunidade para a Ford dominar o Rally em Gales.
Sem ser contestado, Jari-Matti Latvala assumiu a liderança no terceiro estágio e conseguiu, pouco a pouco, abrir certa vantagem na liderança, vencendo oito especiais até se tornar inalcançável no domingo, para então conquistar sua segunda vitória consecutiva na Grã-Bretanha, o que lhe rendeu também o seu segundo triunfo na temporada.
Após pontear a competição nos dois primeiros estágios, Petter Solberg "comboiou" seu colega de equipe até o domingo, quando foi ultrapassado por Loeb, frustrando as intenções da Ford, que pretendia fazer "em casa" a sua primeira dobradinha na temporada.
O multicampeão, por sua vez, fez apenas o mínimo necessário para ficar com o segundo posto e se colocar em posição confortável para arrebatar o seu nono título na região da Alsácia, onde nasceu, já que Mikko Hirvonen, seu colega de time e único com chances matemáticas, mais uma vez fez um rally discreto e não passou da quinta colocação.
Apesar de bastante comedido no evento, Hirvonen foi o vencedor do power stage, ficando com os três pontos extras ao marcar o tempo de 8min51s0, deixando Loeb em segundo, com 8min52s6 e Latvala em terceiro, cronometrando 8min52s9.
Mesmo padecendo de problemas em seu motor desde o sábado, Mads Ostberg conseguiu arrebatar o quarto lugar, deixando os pilotos da sua antiga equipe, a M-Sport, time satélite da Ford, na sexta, oitava e nona colocações, destacando-se a participação de Matthew Wilson, que estava de fora da categoria desde o Rally de Monte Carlo.
A Citroën ainda conseguiu o sétimo posto com Thierry Neuville ao volante do carro da sua equipe júnior e a décima colocação com o medalhista olímpico e príncipe catari Nasser Al-Attityah.
O único piloto brasileiro participante, Paulo Nobre, quase ficou de fora do evento em razão de uma forte crise de cólica renal que o levou ao hospital no início da semana.
Entretanto, recuperado, Nobre acabou abandonando a prova no último dia por conta de uma falha no alternador, não sem antes sofrer com os defeitos do motor de arranque, que obrigou a dupla composta também por Edu Paula, empurrar o carro, por diversas vezes, duranta a sexta-feira.
Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Grã-Bretanha:
1º
| Jari-Matti Latvala (FIN) | Ford Fiesta |
2º
| Sébastien Loeb (FRA) | Citroën DS3 |
3º
| Petter Solberg (NOR) | Ford Fiesta |
4º
| Mads Ostberg (NOR) | Ford Fiesta (privado) |
5º
| Mikko Hirvonen (FIN) | Citroën DS3 |
6º
| Evgeny Novikov (RUS) | Ford Fiesta |
7º
| Thierry Neuville (BEL) | Citroën DS3 |
8º
| Matthew Wilson (GBR) | Ford Fiesta |
9º
| Martin Prokop (TCH) | Ford Fiesta |
10º | Nasser Al-Attiyah (CAT) | Citroën DS3 (privado) |
Com 61 pontos à frente, Loeb não precisa fazer muito para se sagrar eneacampeão em casa, bastando apenas não permitir que a sua diferença sobre Hirvonen não baixe para além dos 56 pontos.
1º
| Sébastien Loeb | 219 |
2º
| Mikko Hirvonen | 158 |
3º
| Petter Solberg | 119 |
4º
| Mads Otsberg | 114 |
5º
| Jari-Matti Latvala |
113
|
6º
| Evgeny Novikov
|
63
|
7º
| Martin Prokop |
40
|
8º
| Thierry Neuville |
38
|
9º
| Daniel Sordo |
31
|
10º
| Sébastien Ogier |
31
|
11º
| Nasser Al-Attiyah |
28
|
12º
| Ott Tänak |
26
|
13º
| Armindo Araújo |
11
|
14º
| Chris Atkinson |
10
|
15º
| François Delecour |
8
|
16º
| Dennis Kuipers |
8
|
17º
| Andreas Mikkelsen |
7
|
18º
| Henning Solberg |
6
|
19º
| Pierre Campana |
6
|
20º
| Jari Ketomaa |
6
|
21º
| Matti Rantanen |
6
|
22º
| Patrik Sandell |
4
|
23º
| Yazeed Al-Rajhi |
4
|
24º
| Ken Block |
4
|
25º
| Matthew Wilson |
4
|
26º
| Eyvind Brynildsen |
1
|
27º
| Ricardo Triviño |
1
|
28º
| Peter van Merksteijn |
1
|
29º
| Abdulaziz Al-Kuwari |
1
|
30º
| Manfred Stohl |
1
|
31º
| Mathieu Arzeno |
1
|
A Citroën, que tem 111 pontos de frente, também tem grandes chances de sair da França com seu oitavo título, já que a Ford precisa descontar uma diferença de 26 pontos se quiser estender a disputa para a Sardenha, uma tarefa aparentemente impossível.
1º | Citroën WRT | 348 |
2º | Ford WRT | 237 |
3º | M-Sport WRT | 123 |
4º | Qatar WRT |
63
|
5º |
Adapta WRT
|
61
|
6º |
Citroën Junior WRT
|
60
|
7º |
Mini WRC Team
|
26
|
8º | Brazil WRT |
20
|
O próximo compromisso do WRC acontece em cerca de três semanas, com o Rally da França, evento em asfalto que será disputado entre os dias 04 a 07 de outubro na região da Alsácia, tendo como último estágio um percurso nas ruas de Haguenau, justamente a cidade natal de Sébastien Loeb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário