A GP2 aportou em Cingapura pela primeira vez em sua história para fazer o gran finale da temporada de 2012, estando sob os holofotes a briga pelo título entre Davide Valsecchi e Luiz Razia, com vantagem para o italiano depois do desastroso fim de semana do brasileiro em Monza na última rodada dupla.
Normalmente disputada minutos após a classificação da Fórmula 1, dessa vez a feature race foi programada para acontecer cinco horas antes do evento da categoria principal, o qual foi marcado para o fim da noite de sábado nas ruas da cidade-Estado.
Na qualificação, Luca Filippi novamente surpreendeu e ficou com a pole position, recebendo, por conta disso, os quatro pontos de bonificação, marcando seu retorno retumbante à categoria pela moribunda Coloni, com direito a vitória na Itália.
O italiano, no entanto, não conseguiu reverter em bom resultado o lugar de honra, patinando seu carro na saída para cair até o sétimo posto, recuperando-se para a quarta colocação após um excelente pit stop de seu time, até que necessitou de uma segunda troca de pneus, o que o fez forçar no ritmo no fim de prova, levando-o a duas saídas de pista na mesma volta, a primeira na curva 18 e a segunda na saída da 23, certamente causada por uma quebra da suspensão.
A vitória, então, ficou para Max Chilton, o segundo no grid, que arrancou bem e conseguiu suportar a forte pressão imposta por Gutiérrez nas primeiras curvas para liderar por durante quase toda a prova, já que perdeu a ponta apenas em razão das diferenças de estratégias nas paradas obrigatórias.
O mexicano da Lotus, por sua vez, teve de se contentar com o segundo posto após um início de prova com aquele seu conhecido ímpeto, que quase o levou a perder posições depois de um ataque mais forte sobre Chilton na curva 5, para então fazer uma corrida sem nenhuma besteira, algo raro em Gutiérrez, que também ficou com os pontos de bonificação por ter feito a volta mais rápida entre os dez primeiros, cabendo a Leimer a última vaga do pódio.
Largando da sexta posição, e precisando apenas "marcar" Razia, Davide Valsecchi fez uma corrida bastante tranquila para terminar na quarta colocação, o que lhe valeu o título com uma prova de antecipação nesse seus cinco anos de participação na categoria que também o levaram a ser campeão do torneio asiático em 2009, ainda que seu futuro, muito em razão da sua idade elevada para os atuais padrões, possa ser o mesmo de Giorgio Pantano, o único campeão da GP2 que não teve vaga garantida na Fórmula 1 no ano seguinte.
Já Luiz Razia, que realmente precisava de um milagre para levar a disputa pelo "caneco" até a sprint race, também foi extremamente cauteloso, fazendo uma largada da nona colocação com muito cuidado, galgando posições no pelotão até que ficou estancado atrás de Valsecchi, sem que tenha tido qualquer chance de superá-lo, ficando com a quinta posição na prova e o vice-campeonato, já de olho em alguma vaga da categoria principal para 2013.
O brasileiro Felipe Nasr novamente fez grande corrida ao conquistar a sexta colocação mesmo partindo do 13º posto e perdendo três posições na largada, culminando com um momento de puro oportunismo a dezoito voltas do fim quando se aproveitou da ferrenha briga entre Calado e Van der Garde para passar a ambos na saída da curva 17.
Entre os demais, Johnny Cecotto vinha fazendo uma boa corrida na sexta colocação até que novamente aprontou das suas, sendo primeiro vítima de um erro de seu time, que o liberou quando não devia e quase colidiu com Luca Filippi no pit lane, para então "queimar" a linha de saída dos boxes, o que lhe valeu uma punição consistente na perda de três posições no grid de largada da prova de amanhã, e depois fez de si próprio a vítima ao entrar forte demais na chicane Singapore Sling e ser catapultado pelas zebras diretamente nas barreiras.
Marcaram pontos na primeira bateria em Cingapura:
1º
| Max Chilton (GBR) | Carlin |
2º
| Esteban Gutiérrez (MEX) | Lotus ART |
3º
| Fabio Leimer (SUI) | Racing Engineering |
4º
| Davide Vaslecchi (ITA) | DAMS |
5º
| Luiz Razia (BRA) | Arden |
6º
| Felipe Nasr (BRA) | DAMS |
7º
| Marcus Ericsson (SUE) | iSport |
8º
| Giedo van der Garde (HOL) | Caterham |
9º
| Rio Haryanto (IDN) | Carlin |
10º | Nathanaël Berthon (FRA) | Racing Engineering |
Com o título e o vice-campeonatos definidos para Davide Valsecchi e Luiz Razia, respectivamente, resta agora a briga pela terceira posição do campeonato entre Gutiérrez, Chilton e Calado separados por doze pontos.
1º
| Davide Valsecchi | 241 |
2º
| Luiz Razia | 214 |
3º
|
Esteban Gutiérrez
| 172 |
4º
|
Max Chilton
| 169 |
5º
|
James Calado
| 160 |
6º
|
Giedo van der Garde
| 145 |
7º
| Fabio Leimer | 142 |
8º
| Marcus Ericsson | 112 |
9º
|
Johnny Cecotto
| 104 |
10º |
Felipe Nasr
|
93
|
11º |
Jolyon Palmer
|
78
|
12º |
Nathanaël Berthon
|
60
|
13º | Stefano Coletti |
47
|
14º |
Rio Haryanto
|
38
|
15º | Tom Dillmann |
29
|
16º | Luca Filippi |
29
|
17º |
Josef Král
|
27
|
18º |
Stéphane Richelmi
|
25
|
19º |
Nigel Melker
|
25
|
20º |
Fabio Onidi
|
13
|
21º |
Julián Leal
|
9
|
22º | Rodolfo González |
6
|
23º | Simon Trummer |
4
|
24º | Fabrizio Crestani |
1
|
25º | Brendon Hartley |
1
|
A última corrida da temporada será de vital importância para a DAMS e a Lotus ART, que ainda brigam pelo título, com vantagem para a primeira, que tem dois pontos de frente e ainda terá seus dois carros largando entre os oito primeiros colocados.
1º
| DAMS | 334 |
2º
| Lotus ART | 332 |
3º
| Arden | 218 |
4º
| Carlin | 207 |
5º
| Racing Engineering | 202 |
6º
| iSport | 190 |
7º
| Caterham | 151 |
8º
|
Barwa Addax
| 131 |
9º
| Coloni |
77
|
10º | Rapax |
41
|
11º | Trident |
34
|
12º | Ocean Racing |
26
|
13º | Lazarus |
1
|
Amanhã, também antes do GP da Cingapura de Fórmula 1, a GP2 encerra o ano de 2012 com a sprint race, tendo Giedo van der Garde na pole position em razão da inversão dos oito primeiros colocados da prova de hoje, o que fará com que Nasr parta da terceira colocação e Razia de quarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário