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domingo, 23 de setembro de 2012

Vettel herda a ponta e vence a segunda consecutiva em Cingapura


A sorte, que faltou a Sebastian Vettel em Monza e, principalmente, em Valência, finalmente voltou a sorriu ao alemão para que ele pudesse conquistar sua segunda vitória na temporada, igualando a marca de seu colega de equipe na Red Bull.

Largando da terceiro posição com um carro que certamente tinha condições até de fazer a pole position, como provaram os treinos livros, o atual bicampeão assumiu a segunda posição logo "de cara", aproveitando-se da titubeada de Maldonado, e poderia muito bem ter ascendido à ponta logo após a primeira rodada de pit stops, mas acabou retornando dos boxes atrás de Kimi Räikkönen, o que o fez perder tempo suficiente para permitir que Hamilton voltasse à sua frente.

Entretanto, os momentos de Lewis Hamilton na liderança estavam devidamente contados, já que poucas passagens mais tarde ele foi vítima de uma falha na caixa de câmbio e foi obrigado a abandonar, deixando "de bandeja" o primeiro lugar a Sebastian Vettel, que agradeceu e a confirmou com uma vitória com uma relativa vantagem sobre Jenson Button.

Com mais um problema, a McLaren contabiliza dois abandonos nas duas últimas etapas, e por duas falhas distintas uma da outra, o que é inadmissível nos dias atuais para um time que ainda busca o título em ambos os campeonatos, de pilotos e construtores, ainda mais por ter reconhecidamente o melhor carro do grid nesse estágio da temporada, algo que, em muito, lembra o ano de 2010 da Red Bull.

Já Fernando Alonso consegue aliar a sorte, contando com os abandonos de carros mais rápidos à frente, especialmente Hamilton, que certamente seria o principal adversário do espanhol nessas últimas provas da temporada, com a competência de campeão que o levou a belíssimas ultrapassagens sobre Pérez e Hülkenberg no primeiro terço da prova perdendo o mínimo de tempo possível, conquistando um pódio que, à primeira vista, estaria longe do alcance da Ferrari em Cingapura.

E Pastor Maldonado, comportado até demais na largada, não conseguiu converter a primeira fila em um retorno à zona de pontuação, dessa vez em razão de um problema hidráulico, e não por ter aprontado alguma, desperdiçando um provável terceiro lugar, que seria uma redenção à Williams, que necessita desesperadamente de pontos para encostar na Force India e na Sauber na tabela de construtores.

Entre os demais, excelente corrida de Paul di Resta que, com o quarto lugar, alcança o seu melhor resultado na categoria, beirando um pódio que poderia ter sido conquistado caso a prova não tivesse tido as intervenções do safety car.

Quem aproveitou, e muito, as entradas do carro de segurança na pista foi Felipe Massa, que teve um início de corrida complicado ao ser atingido por Vitaly Petrov, o que o fez cair para a última posição, prestes a ser dobrado pelos líderes, compensando tal revés com um andamento bastante forte, fazendo a melhor volta da prova por diversas vezes, além de protagonizar duas bonitas ultrapassagens sobre Daniel Ricciardo e Bruno Senna, sendo esta última conquistada ao conseguir controlar magistralmente o seu F2012 após ser tocado pelo piloto da Williams na aproximação da curva 13.

O colega de equipe de Maldonado, aliás, também fez grande corrida partindo da 22ª colocação ao ter sido obrigado a trocar a caixa de câmbio  antes da largada e certamente chegaria à zona de pontuação se não fossem os problemas com o KERS e com o motor Renault, que posteriormente o levaram ao abandono a duas voltas do final, escapando da punição no incidente com Massa porque os comissários verificaram que Senna, na realidade, tomou sua linha normal de corrida e não estava se defendendo do piloto da Ferrari, movendo-se para o outro lado assim que tomou ciência de que seu compatriota estava naquela posição.

Outro destino, porém, teve Mark Webber, que acabou perdendo a décima colocação para Pérez após ter vinte segundos acrescidos sobre seu tempo final por ter tido vantagem em uma ultrapassagem sobre Kobayashi feita além dos limites da pista, em situação bastante semelhante à punição imposta a Vettel em Hockenheim.

Vale dizer que ainda não concordo com esse tipo de punição mas, ao menos, os comissários começam a mostrar coerência nos critérios.

Outro que recebeu uma punição foi Michael Schumacher, que perderá dez posições no grid de largada em Suzuka pelo estúpido acidente  provocado por ter perdido o ponto de freada da curva 14 que tirou ele e Jean-Éric Vergne da prova, uma sanção severa que considerou os precedentes do multicampeão, no caso o incidente em Barcelona com Bruno Senna.

Curiosa foi a entrevista dada pelo piloto da Mercedes, que disse que tentou frear antes do ponto normal, mas o carro, por alguma razão que seria investigada, não diminuiu a velocidade, o que o levou a ir com força no pedal do freio, travando os pneus, afirmação essa que é totalmente contrária àquela dada aos comissários, quando admitiu o erro.

Por fim, a Lotus, mesmo com um carro que não foi capaz sequer de brigar pelo pódio, voltou a pontuar com ambos os seus pilotos, tendo em Romain Grosjean bem mais calmo após a suspensão que levou, inclusive sendo obrigado a dar passagem a Kimi Räikkönen por ordens de equipe.

Essa foi a classificação final do GP de Cingapura:

 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault59 voltas em 2h00min26s144
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 08s959
Fernando Alonso (ESP)Ferraria 15s227
Paul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 19s063
Nico Rosberg (ALE)Mercedesa 34s784
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 35s759
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 36s698
Felipe Massa (BRA)Ferraria 42s826
Daniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 45s829
10ºSérgio Pérez (MEX)Sauber/Ferraria 50s619
11ºMark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 47s175 + 20s de penalidade
12ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1min31s918
13ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 1min37s141
14ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 1min39s413
15ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1min47s967
16ºCharles Pic (FRA)Marussia/Coswortha 2min12s925
17ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 1 volta
18ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 2 voltas/abandono
19ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 2 voltas

Aos trancos e barrancos Alonso continua a manter grande vantagem sobre seus rivais, dessa vez beneficiado com o abandono de Hamilton, o permitiu a Vettel reassumir a vice-liderança, diminuindo a vantagem de 37 pontos que o espanhol tinha para seu mais próximo perseguidor para os 29 pontos de agora.

 Fernando Alonso194
 Sebastian Vettel165
 Kimi Räikkönen149
 Lewis Hamilton
142
 Mark Webber132
 Jenson Button119
 Nico Rosberg
93
 Romain Grosjean
82
 Sérgio Pérez
66
10º Felipe Massa
51
11º Paul di Resta
44
12º
 Michael Schumacher
43
13º Kamui Kobayashi
35
14º Nico Hülkenberg
31
15º
 Pastor Maldonado
29
16º Bruno Senna
25
17º Jean-Éric Vergne
8
18º Daniel Ricciardo
6

Com dois abandonos em Monza e em Cingapura, a McLaren não só perdeu grande chance de assumir a liderança do Campeonato de Construtores como também permitiu que a Red Bull se distanciasse na frente e ainda vê a Ferrari, que sustenta a terceira colocação sobre a Lotus, encostando de forma perigosa.

 Red Bull 297
United Kingdom McLaren261
Italy Ferrari245
United Kingdom Lotus 231
 Mercedes 136
 Sauber101
 Force India
75
 Williams
54
Italy Toro Rosso
14

A próximo compromisso da Fórmula 1, o GP do Japão, aconteceu em duas semanas no excepcional circuito de Suzuka, que no ano passado testemunhou a vitória de Jenson Button e o bicampeonato de Sebastian Vettel.

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