The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 2 de setembro de 2012

GP2 - Round 10 - Spa Francorchamps - Leg 2


À exceção dos incidentes na largada e na primeira curva, bem como de alguns outros pontuais durante a corrida, a sprint race da GP2, que fechou a antepenúltima rodada dupla do certame da categoria, teve seus pilotos com atitudes bem mais comedidas em relação ao que se viu no sábado.

O interessante foi ver que muitas atitudes de alguns, que mereceriam punições justamente para evitar acidentes como aquele visto na Fórmula 1 provocado por Romain Grosjean, passaram em branco pelos corpo de comissários, que novamente mostra uma completa ausência de critérios.

O primeiro incidente foi provocado por Valsecchi, que tentou ganhar o máximo de posições possível na largada e ensanduichou Van der Garde na saída da La Source entre ele e Leal, que vinha pelo lado de fora, valendo dizer que o italiano já escapou de uma punição ontem por ter sido liberado sem segurança por sua equipe após a troca de pneus.

Nesse mesmo momento, Johnny Cecotto, que havia queimado a largada na feature race no sábado, novamente se esqueceu da velha máxima do automobilismo de que "nunca se ganha uma corrida na largada, mas pode-se perdê-la" e tentou passar a todos pela grama no lado interno da pista. Sem aderência, o venezuelano perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do carro de Max Chilton.

Mais adiante, na ânsia de defender a segunda posição ao limite como é de seu feitio diante do que se viu nessa temporada, James Calado ignorou a presença de Luiz Razia na saída da Raidillon e solenemente fechou a porta, levando o brasileiro, no início da Kemmel, a desviar para a grama, o que provocou uma rodada do baiano em alta velocidade na frente de todo o pelotão em ocorrência que poderia ter gerado consequências gravíssimas.

Por sorte, o piloto da Arden não foi atingido por ninguém e apenas tocou levemente no guard-rail interno da pista, ainda que o incidente tenha envolvido Valsecchi que, ao tentar desviar do carro de Razia, trouxe o seu para o lado interno da pista e acertou as barreiras de lado, afetando a suspensão do DAMS.

Na 11ª volta, Gutiérrez, desesperado em escalar o pelotão, tentou passar Leal em um local que não comportava uma manobra como aquela, a Malmedy, e o toque de ambos foi inevitável, em que pese o colombiano ter deixado espaço suficiente para o mexicano.

De todos esses problemas, apenas um piloto foi punido, Johnny Cecotto, que mais uma vez perderá cinco posições no grid de largada para a prova longa em Monza, o que é pouco para as consequências que poderiam ter advindo dessas atitudes destemperadas dos jovens pilotos.

Alheio a tudo isso, Josef Král, que chegou a Spa zerado na tabela de pontuação, conseguiu vencer pela primeira vez na categoria nesse seu quarto ano, e de ponta-a-ponta, saindo da quinta colocação para o primeiro posto ainda antes da primeira curva, mantendo a frente sem sofrer nenhum tipo de ameaça dos demais.

Largando da pole position, Felipe Nasr tinha a esperança de conseguir a primeira vitória, mas fez um péssimo arranque, caindo para quarto quando foi ultrapassado por Razia na descida para a Eau Rouge, recuperando o terceiro posto com a rodada do baiano, colocação que o brasiliense manteve até que, a duas voltas do fim, passou a pressionar Calado até conseguir ultrapassá-lo de forma brilhante na saída da Bus Stop, em manobra semelhante àquela que utilizou para ganhar o oitavo lugar de Richelmi na prova de ontem.

Já Marcus Ericsson foi aquele que mais "lucrou" na prova, conquistando um quarto lugar após fechar a segunda volta na nona colocação, mesmo com os incidentes de carros que iam à sua frente. O sueco, então, aproveitou-se dos problemas alheios para chegar ao quarto posto, já colado na briga entre Nasr e Calado.

O grande destaque da prova, no entanto, foi Fabio Leimer, que ficou com o quinto posto final. O suíço, largando de 23º por ter abandonado a feature race ainda na primeira volta após tocar Valsecchi na Les Combes, fez uma excepcional corrida de recuperação e já era 12º ao cruzar a linha da primeira volta, tendo uma atuação agressiva nas derradeiras voltas, protagonizando ultrapassagens feitas "na marra".

O ponto extra pela melhor volta entre os dez primeiros colocados ficou para Stefano Coletti, que terminou a prova em oitavo e fez somente a sexta volta mais rápida entre todos.

Marcaram pontos na segunda bateria em Spa Francorchamps:

Josef Král (TCH)Barwa Addax
Felipe Nasr (BRA)DAMS
James Calado (GBR)Lotus ART
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Stéphane Richelmi (MON)Trident
Rio Haryanto (IDN)Carlin
Stefano Coletti (MON)Coloni

Com o problema na primeira volta que eliminou os dois líderes do campeonato, a briga pelo título permanece a mesma em relação a ontem, ou seja, uma igualdade entre pontos entre Razia e Valsecchi, os quais terão apenas mais duas rodadas duplas para definir quem ficará com o "caneco" de 2012, já que é praticamente impossível que a dupla da Lotus ART consiga encostar.

 Luiz Razia204
 Davide Valsecchi204
 James Calado
160
 Esteban Gutiérrez
150
 Giedo van der Garde
141
 Max Chilton
124
 Fabio Leimer103
 Marcus Ericsson89
 Felipe Nasr
85
10º
 Johnny Cecotto
80
11º
 Jolyon Palmer
62
12º
 Nathanaël Berthon
59
13º Rio Haryanto36
14º
 Stefano Coletti
35
15º Tom Dillmann29
16º Josef Král27
17º
 Stéphane Richelmi
25
18º
 Nigel Melker
25
19º
 Fabio Onidi
13
20º
 Julián Leal
7
21º
 Rodolfo González
6
22º Simon Trummer4
23º Fabrizio Crestani1
24º Brendon Hartley1

Com a ultrapassagem de Nasr sobre Calado na última curva, a DAMS tira apenas dois pontos da Lotus ART na tabela do campeonato entre as equipes.

 Lotus ART
310
 DAMS289
 Arden
208
 Racing Engineering162
 Carlin 160
 iSport151
 Caterham147
 Barwa Addax
107
 Coloni48
10º Trident32
11º Rapax 29
12º Ocean Racing 26
13º Lazarus 1

A próxima rodada dupla da GP2 acontece já no fim de semana que vem, no circuito de Monza que, no ano passado, fechou o certame e teve como vencedores o italiano Luca Filippi, que aparentemente abandonou o automobilismo, e Christian Vietoris, que hoje corre no DTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário