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sábado, 1 de setembro de 2012

GP2 - Round 10 - Spa Francorchamps - Leg 1


Após acompanhar as férias de sua categoria maior, a GP2 retornou à ativa neste fim de semana, iniciando a sequência das três rodadas duplas finais até o fim da temporada, que se encerra em Cingapura, no fim do mês de setembro.

Para a etapa belga, a lista de inscritos teve uma única modificação, com a saída de Giancarlo Serenelli, substituído na Lazarus pelo austríaco Rene Binder, que fazia o campeonato alemão de Fórmula 3 e é sobrinho de Hans Binder, piloto que circulou por várias equipes de Fórmula 1, como Ensign, Wolf, Surtees e ATS, entre os anos de 1976 e 1978.

A feature race, no entanto, ficará marcada pelo fortíssimo acidente sofrido por Nigel Melker que, devido a uma provável quebra da suspensão traseira do seu carro, perdeu o controle na saída da Raidillon e acertou com muita força a barreira de pneus, causando a interrupção da prova por mais de uma hora.

O piloto holandês da Ocean Racing teve de ser levado de helicóptero para um dos hospitais na região para exames, mas passa bem e somente não largará na prova curta de domingo porque seu carro não terá condições de ser reparado a tempo.

Depois de conseguir marcar a pole position no aguaceiro que se abateu sobre Spa na sexta-feira, o indonésio Rio Haryanto desperdiçou aquela que seria a sua primeira vitória na categoria ao lograr êxito de rodar sozinho em Les Combes quando a corrida estava sob intervenção do safety car, fazendo-o cair para o fim do pelotão, sendo capaz, ainda, de marcar um ponto pela décima posição.

A vitória nessa confusa corrida ficou para Marcus Ericsson, que não ganhava desde a sprint race em Valência no ano de 2010.

O sueco, que partiu da quarta colocação, conseguiu pular para o segundo posto após a largada e assumiu a liderança segundos antes do safety car ser acionado em razão do acidente de Melker.

Após perder a ponta novamente para Haryanto na troca de pneus, Ericsson conseguiu recuperar a frente com a estúpida rodada do piloto da Carlin e posteriormente não teve trabalho para se distanciar de Calado, abrindo excelentes onze segundos, os quais garantiram a vitória do sueco.

Em terceiro lugar ficou Davide Valsecchi, que escapou de um acidente em Les Combes na primeira volta, quando foi tocado por Fabio Leimer, e também se livrou de uma punição, já que foi liberado dos boxes de forma imprudente pela sua equipe.

Por outro lado, Josef Král, após várias provas desastradas em 2012, tendo sido substituído por Daniel Clos em algumas oportunidades, conseguiu, finalmente, conquistar seus primeiros pontos na temporada, o que é pouco para alguém que tem pretensões de ir mais adiante no automobilismo, principalmente porque o piloto tcheco corre por uma das equipes mais fortes da categoria.

Com uma estratégia diferenciada de postergar ao máximo sua parada obrigatória, já que a esmagadora maioria preferiu cumprir o regulamento enquanto o safety car estava na pista, Giedo van der Garde ficou com o quinto posto, o que pode ser considerado um sucesso após ter largado de décimo, tendo também conquistado os pontos extras pela melhor volta entre aqueles que figuraram entre os dez primeiros colocados.

Saindo da 18ª posição no grid de largada, Luiz Razia fez uma prova muito interessante, incluindo uma excelente relargada que o colocou na zona de pontuação até se estabilizar na quinta colocação, caindo para sexto após ser ultrapassado por Van der Garde nas voltas finais, que estava muito mais rápido em razão dos pneus traseiros novos recentemente colocados.

O atrapalhado e pouco talentoso Julián Leal fez sua melhor apresentação na GP2 e pontuou pela segunda vez na carreira ao terminar a prova na sétima colocação, deixando seu colega de equipe, Stéphane Richelmi, na oitava colocação, o que permitiu à Trident pontuar com seus dois carros, algo que não acontecia deste a prova longa em Monza, no ano de 2010.

Largando em nono Felipe Nasr foi novamente obrigado a fazer mais uma de suas corridas de recuperação, com direito a duas ultrapassagens na última volta, uma sobre Haryanto e outra sobre Richelmi na saída da Bus Stop, ficando com o oitavo posto após cair a 19ª posição em razão da demora na sua troca de pneus, já que sua equipe foi obrigada a terminar primeiro a operação no carro de Valsecchi, que ocupada o box quando o brasileiro entrou.

Largando na turma da frente, Esteban Gutiérrez novamente aprontou das suas ao fazer uma "belíssima" ultrapassagem sobre seu companheiro de equipe na Eau Rouge ainda na segunda volta.

O problema é que aquele trecho estava sob bandeiras amarelas devido ao acidente de Rodolfo González na primeira volta e James Calado, ao ser ultrapassado, ainda tentou sinalizar ao mexicano, que não tomou conhecimento e completou a manobra.

A Lotus ART ainda tentou evitar uma punição, determinando que Gutiérrez devolvesse a posição para Calado durante a intervenção do safety car, mas a direção de prova, demonstrando firmeza, confirmou o drive throuh para evitar abrir precedentes para uma situação que envolve questão de segurança.

Outro que perdeu oportunidade de um grande resultado foi o novato Sérgio Canamasas, que vinha em décimo, em que pese ter figurado em sétimo, e jogou tudo pena janela quando tentou fechar de forma perigosa uma tentativa de ultrapassagem de Berthon na descida para a Eau Rouge, espremendo o francês contra o muro, causando o toque e o abandono de ambos, o que valeu ao espanhol uma punição consistente na perda de quatro posições no grid de largada para a prova de amanhã, o que fará com que o piloto da Larazus parta da última colocação.

Marcaram pontos na primeira bateria em Spa Francorchamps:

Marcus Ericsson (SUE)iSport
James Calado (GBR)Lotus ART
Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Josef Král (TCH)Barwa Addax
Giedo van der Garde (HOL)Caterham
Luiz Razia (BRA)Arden
Julián Leal (COL)Trident
Felipe Nasr (BRA)DAMS
Stéphane Richelmi (MON)Trident
10ºRio Haryanto (IDN)Carlin

A feature race em Spa fez com que os principais contendores ao título de 2012 se igualassem na tabela, com Razia mantendo a liderança em razão dos critérios de desempate, situação que pode colocar ainda mais "tempero" nas últimas cinco provas do campeonato.

 Luiz Razia204
 Davide Valsecchi204
 Esteban Gutiérrez
150
 James Calado
150
 Giedo van der Garde
141
 Max Chilton
124
 Fabio Leimer97
 Marcus Ericsson81
 Johnny Cecotto
80
10º
 Felipe Nasr
73
11º
 Jolyon Palmer
62
12º
 Nathanaël Berthon
59
13º Rio Haryanto34
14º
 Stefano Coletti
32
15º Tom Dillmann29
16º Nigel Melker25
17º
 Stéphane Richelmi
21
18º
 Fabio Onidi
13
19º
 Josef Král
12
20º
 Julián Leal
7
21º
 Rodolfo González
6
22º
 Simon Trummer 
4
23º Fabrizio Crestani 1
24º Brendon Hartley1

Mesmo com as besteiras perpetradas por Gutiérrez, a Lotus ART segue se distanciando na liderança em relação à DAMS e certamente só perderá o título da temporada em razão de alguma inesperada reviravolta.

 Lotus ART
300
 DAMS277
 Arden
208
 Carlin158
 Racing Engineering156
 Caterham147
 iSport 143
 Barwa Addax
92
 Coloni45
10º Rapax 29
11º Trident28
12º Ocean Racing26
13º Lazarus 1

Amanhã, antes do GP da Bélgica de Fórmula 1, a GP2 terá sua etapa belga finalizada com a sprint race, que terá o brasileiro Felipe Nasr largando da pole position em razão da inversão dois oito primeiros, enquanto que Razia parte da terceira posição e Valsecchi sai do sexto posto, situação que poderá tornar a corrida bastante interessante.

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