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domingo, 9 de setembro de 2012

Hamilton frustra "i tifosi" e vence em Monza


A McLaren mostra que voltou das férias da Fórmula 1 inteiramente renovada, tornando a mesma equipe dominadora que iniciou ano como se viu em Melbourne e, em menor parte, em Sepang, contabilizando nesse fim de temporada europeia nada menos do que três pole positions e três vitórias, sendo duas delas de Lewis Hamilton.

Com uma prova perfeita, o campeão de 2008 correu praticamente sozinho e somente perdeu a liderança entre as voltas 23 a 30 devido à diferença de estratégia escolhida por Sergio Pérez, para então triunfar em Monza pela primeira vez na carreira, para a alegria de todos os componentes da McLaren, que impôs à Ferrari uma retumbante derrota dentro dos domínios dela.

O grande nome da prova, no entanto, foi o mexicano da Sauber que, por ter sido eliminado na Q2 na qualificação, teve oportunidade de escolher uma estratégia diferenciada, que posteriormente se revelou acertada, de fazer um primeiro stint mais longo com os pneus duros e então trocá-los para os pneus option, o que permitiu a Pérez rodar, por diversas voltas em sequência, mais de um segundo mais rápido que os líderes, e "engolir" o pelotão, ultrapassando não só "Räikkönen (depois de uma bela disputa que durou quase uma volta), como também a dupla da Ferrari, e apenas não encostou em Hamilton porque perdeu um certo tempo na disputa com o finlandês.

Assim, ao contrário do que aconteceu em Sepang, o segundo lugar de Pérez se deu em condições normais de corrida, sem chuva ou mesmo neutralização por safety car, realçando ainda mais o bom trabalho do mexicano e não é à toa que Niki Lauda, ao entrevistar os pilotos ainda no pódio, fez questão de tirar o seu "surrado" boné vermelho em reverência ao mexicano.

Já a Ferrari, que superou uma queda dos sistemas durante a prova, mostrou que, com Alonso, tinha carro não só para fazer a pole, como também para vencer se não fosse a quebra da barra estabilizadora na qualificação.

Apesar da derrota diante de seus torcedores, Fernando Alonso fez questão de comemorar bastante o terceiro posto, conseguindo a última vaga no pódio formado, curiosamente, pelos três pilotos que foram eliminados por Romain Grosjean na largada em Spa.

Vale dizer, porém, que Alonso contou com "uma certa mãozinha" de seu colega de equipe, algo que já era esperado, principalmente porque o brasileiro deixou que seu desejo é ficar no time italiano para ajudar o espanhol, ainda que Felipe Massa tenha merecido o pódio ao fazer sua melhor corrida no ano, em que sua única falha foi ter demorado na decisão de para nos boxes, pois seu pit stop, na minha opinião, foi feito com uma volta de atraso em relação ao desgaste de seus pneus e por isso acabou sendo ultrapassado por Button, perdendo precioso tempo.

Se na prova anterior quem mais "lucrou" foi Sebastian Vettel, dessa vez o atual bicampeão não teve a sorte ao seu lado, tendo sido punido para, posteriormente, abandonar por uma falha no alternador, o mesmo problema que tirou do alemão a vitória em Valência.

Ao meu ver, por duas razões, a punição imposta a Vettel foi injusta, sendo a primeira o fato de que o alemão simplesmente devolveu "na mesma moeda" o que Alonso fez com ele exatamente naquele local, ainda que o espanhol tenha consentido um pouco mais espaço do que o piloto do carro número 1, ressaltando que o regulamento somente determina que se deixe a largura de um carro quando em reta, sendo inteiramente omissa a situação em curva, como é o caso discutido.

Para análise, aqui vai um vídeo esclarecendo o que foi dito, com a imagem, lado-a-lado, do duelo entre ambos em 2011 e em 2012.

Em segundo lugar, para realçar ainda mais a falta de critérios dos comissários, basta lembrar o que James Calado fez com Luiz Razia na sprint race em Spa, provocando uma rodada do brasileiro em plena Kemmel e na frente de todo o pelotão da categoria, o que certamente me faz pensar que a punição somente ocorreu porque a pista era Monza e "prejudicado" foi Alonso, o principal piloto da Ferrari, que não precisava disso, apesar de mais uma "choradeira" via rádio, principalmente porque o espanhol acabou superando Vettel, que acabaria abandonando a prova instantes depois.

Para a Red Bull, a derrocada final foi a rodada de Mark Webber, que se apoiou demais na terceira tangência da Variante Ascari e perdeu a traseira do seu carro, tendo de abandonar a prova, situação que deixou o time austríaco sem pontuar desde o GP da Coreia de 2010, quando ambos os pilotos tiveram o mesmo destino em relação ao Monza, ou seja, uma falha mecânica no carro de Vettel e uma rodada "infantil" do australiano.

Com uma corrida difícil, a Williams retorna à zona de pontuação com Bruno Senna, que teve um começo da prova tumultuado ao sair da pista em disputas com Di Resta e Rosberg, ressaltando que o resultado final somente foi possibilitado devido ao abandono de vários outros pilotos, inclusive de Ricciardo, que seguramente chegaria em décimo, mas  teve um problema em seu carro na última volta.

Essa foi a classificação final do GP da Itália:

 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benz53 voltas em 1h19min41s221
Sergio Pérez (MEX)Sauber/Ferraria 04s356
Fernando Alonso (ESP)Ferraria 20s594
Felipe Massa (BRA)Ferraria 29s667
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 30s881
Michael Schumacher (ALE)Mercedesa 31s259
Nico Rosberg (ALE)Mercedesa 33s550
Paul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 41s057
Kamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 43s898
10ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 48s144
11ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renaulta 48s682
12ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 50s316
13ºJérôme D'Ambrosio (BEL)Lotus/Renaulta 1min15s861
14ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
15ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
16ºCharles Pic (FRA)Marussia/Coswortha 1 volta
17ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 1 volta
18ºPedro de la Rosa (ESP)HRT/Coswortha 1 volta
19ºNarain Karthikeyan (IND)HRT/Coswortha 1 volta
20ºMark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 2 voltas/abandono
21ºNico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 3 voltas/abandono
22ºSebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renaulta 6 voltas/abandono

Após ter largado de décimo, Fernando Alonso não tem do que reclamar, já que segue para Cingapura com uma liderança "folgada" de 37 pontos, ainda que tenha em seu encalço Lewis Hamilton pilotando uma McLaren cada vez mais forte.

Com uma temporada bem constante, Räikkönen também não deve ser descartado da briga pelo título, já que ascende ao terceiro posto a apenas um ponto atrás de Hamilton e um ponto à frente de Vettel.

 Fernando Alonso179
 Lewis Hamilton142
 Kimi Räikkönen141
 Sebastian Vettel
140
 Mark Webber132
 Jenson Button101
 Nico Rosberg
83
 Romain Grosjean
76
 Sérgio Pérez
65
10º Felipe Massa
47
11º Michael Schumacher
43
12º
 Kamui Kobayashi
35
13º Paul di Resta
32
14º Nico Hülkenberg
31
15º
 Pastor Maldonado
29
16º Bruno Senna
25
17º Jean-Éric Vergne
8
18º Daniel Ricciardo
4

Os problemas enfrentados pela sua dupla de pilotos fizeram com que a Red Bull perdesse a grande folga que chegou a ter, permitindo a aproximação de seus adversários, já que a McLaren está a apenas 29 pontos do topo e a Ferrari ainda sonha com o título caso Felipe Massa continue a fazer boas corridas como as que fez em Spa e Monza.

 Red Bull 272
United Kingdom McLaren243
Italy Ferrari226
United Kingdom Lotus 217
 Mercedes 126
 Sauber100
 Force India
63
 Williams
54
Italy Toro Rosso
12

Encerrada a temporada europeia, a Fórmula 1 segue daqui a duas semanas para as ruas de Cingapura para o primeiro evento noturno do ano, prova que foi vencida com sobras por Sebastian Vettel em 2011.

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