The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 16 de setembro de 2012

DTM - Round 8 - Oschersleben - A terceira de Spengler


O DTM, Campeonato Alemão de Carros de Turismo, fez hoje a antepenúltima etapa do seu calendário no travado Oschersleben Arena, pista localizada na região da antiga Alemanha Oriental e de apenas 3,696 quilômetros de extensão, contando com retas bastante curtas e curvas de raios longos, o que torna difícil a vida daqueles que pretendem e necessitam realizar alguma ultrapassagem.

A corrida teve um primeiro terço bastante movimentado, em que se viu muitas disputas por posições e algumas ultrapassagens, evento raro nesse traçado, até tudo voltar ao velho e bom marasmo da categoria a partir do momento em que os pit stops regulamentares começaram a ocorrer logo no início da janela pré-determinada.

Partindo da pole position, Bruno Spengler conseguiu assegurar a ponta já na largada para somente perdê-la durante as paradas obrigatórias para troca de pneus, garantindo, assim, a sua terceira vitória na temporada, a terceira também da BMW nesse seu retorno à categoria.

A vida do canadense, porém, não foi fácil, já que teve em seu encalço durante todo o tempo Gary Paffett, que partiu da segunda posição e nunca permitiu a diferença para a liderança subisse para além da casa dos quatro segundos, deixando para o final da prova para impor, com uma série de voltas mais rápidas, forte pressão sobre Spengler, intento este que foi frustrado em razão do canadense também ter aumentado seu ritmo, cabendo ao britânico se contentar com o segundo posto, a apenas seis décimos do vencedor.

Sem ser incomodado por ninguém, Jamie Green fez uma corrida tranquila e assegurou o último posto do pódio, deixando o quarto lugar para Dirk Werner, que fez sua melhor prova na categoria, pontuando, de forma inédita, pela segunda vez consecutiva.

Com o décimo lugar no grid de largada, Augusto Farfus imaginava ter uma difícil tarefa pela frente, mas já na primeira curva conseguiu se posicionar na quinta colocação, a qual foi mantida até o fim, dando à BMW um grande resultado ao colocar três de seus carros entre os cinco primeiros.

Por fim, aparentemente de ressaca após a trifeta em Zandvoort, a Audi teve uma prova para ser esquecida, pois já na largada Ekström ficou parado no grid, caindo da quinta para a última posição e depois, já na primeira curva, Molina foi atingido por Wickens e teve um pneu furado enquanto Mortara acertou Schumacher, causando uma rodada do alemão e o posterior abandono do italiano.

O sueco ainda conseguiu fazer uma excepcional corrida de recuperação para terminar a prova dentro da zona de pontuação, com um oitavo posto, deixando para Mike Rockenfeller a honra de ser o melhor piloto da marca das quatro argolas na prova com um distante sexto lugar.

Esses foram os que pontuaram em Oschersleben:

Bruno Spengler (CAN) BMW M3
Gary Paffett (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Jamie Green (GBR) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Dirk Werner (ALE) BMW M3
Augusto Farfus (BRA) BMW M3
Mike Rockenfeller (ALE) Audi A5
Robert Wickens (CAN) Mercedes-Benz AMG C-Coupé
Mattias Ekström (SUE) Audi A5
Filipe Albuquerque (POR) Audi A5
10º Timo Scheider (ALE) Audi A5

Com apenas cinquenta pontos em jogo, a briga pelo título se resume a apenas três pilotos, sendo dois da Mercedes, Paffett e Green, e um da BMW, o canadense Bruno Spengler, que tenta se desvencilhar da sua sina de "pipoqueiro".

 Gary Paffett127
 Bruno Spengler
116
 Jamie Green
108
 Mike Rockenfeller
75
 Edoardo Mortara
74
 Martin Tomczyk
69
 Mattias Ekström
66
 Augusto Farfus
29
 Christian Vietoris
24
10º  Timo Scheider
19
11º  Dirk Werner
17
12º  David Coulthard
14
13º  Andy Priaulx
14
14º  Robert Wickens
14
15º  Filipe Albuquerque
14
16º  Adrien Tambay
10
17º  Miguel Molina
8
18º  Ralf Schumacher
8
19º  Joey Hand
2

Com os bons resultados de Spengler e Werner, o time Schnitzer, da BMW, assume a segunda colocação e encosta no principal time da Mercedes-Benz, enquanto que a Audi dá adeus à disputa do título entre as equipes.

 Thomas Sabo/Mercedes-Benz Bank AMG
151
 BMW Team Schnitzer
133
 Mercedes AMG
116
 Audi Sport Team Rosberg
88
 Audi Sport Team Abt Sportsline
85
 Audi Sport Team Phoenix
83
 BMW Team RMG
71
 BMW Team RBM
43
 DHL Paket/Stern Mercedes AMG
28
10º
 Abt Sportsline
10

Depois de ficar perigosamente ameaçada pela Audi após a trifeta em Zandvoort, a Mercedes-Benz consegue sair do sufoco no campeonato de construtores abrindo quase trinta pontos na dianteira.

 Mercedes-Benz
295
 Audi
266
 BMW
247

A próxima etapa da DTM acontece daqui a duas semanas no circuito espanhol Ricardo Torno, em Valência, etapa que, apesar de vencida por Mattias Ekström  no ano passado, marcou a conquista do título da Martin Tomczyk, que corrida pela Audi, ressaltando que o sueco é detentor do recorde da pista com o tempo de 1min30s971, alcançado em 2010.

Abaixo seguem dois vídeos contendo uma volta virtual em Oschersleben:


Nenhum comentário:

Postar um comentário