The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 9 de setembro de 2012

GP2 - Round 11 - Monza - Leg 2


E Valsecchi, "em casa", aproveitou a oportunidade que lhe foi dada para se distanciar o máximo possível de Razia ao vencer a sprint race quase sem nenhuma preocupação, já que seu principal adversário estava praticamente fora de combate pelo estúpido abandono na prova de ontem. 

Do terceiro posto na grelha de partida, o italiano da DAMS já liderava o pelotão na freada para a Variante Rettifilo, contando, claro, com o péssimo arranque de Coletti e Palmer, os quais compunham a primeira fila.

Após algumas voltas, o atual líder do campeonato abriu uma pequena margem de segurança para Leimer que, ao final, voltou a encostar, ainda que não tivesse chance para qualquer tentativa séria de ultrapassagem, o que permitiu a Valsecchi, que não ganhava desde a feature race da terceira rodada dupla do calendário, no Bahrein, emplacar sua quarta vitória na temporada, empatando em número de triunfos com Razia.

Portanto, Leimer teve de se contentar com o segundo posto, recebendo novamente os tentos de bonificação pela melhor volta entre aqueles que figuraram entre os dez primeiros colocados, o que o fez, curiosamente, marcar o mesmo número de pontos em ambas as provas de Monza.

A briga pela terceira colocação, no entanto, foi intensa, já que Palmer, durante os três primeiros quartos da prova teve de conter os ataques de Coletti, que exagerou em uma tentativa de ultrapassagem a seis voltas do final na Variante Rettifilo e teve sorte de perder apenas uma posição.

Com isso, a última vaga no pódio passou por uma " briga fraticida" entre os pilotos da iSport, com Ericsson "forçando a barra" também na Variante Rettifilo no giro seguinte, fazendo com que tanto ele quanto Palmer passassem reto na curva, o que fez com que o pelotão formado por Coletti, Cecotto e Chilton encostasse no sueco, permitindo que que Palmer se isolasse para garantir o terceiro posto.

A duas passagens do fim, Ericsson sofreu uma bela ultrapassagem de Coletti mas, ao tentar revidar na última volta, não só "levou" do monegasco na Variante Ascari, como também foi "engolido" por aqueles que vinham atrás, ensejando uma linda disputa na reta oposta com uma linha de três composta pelo piloto da Rapax, Cecotto e Chilton, que terminaram a prova nessa mesma ordem.

Por outro lado, largando da última fila do grid de largada, os brasileiros tinham uma difícil missão pela frente e acabaram fazendo provas discretíssimas, com Razia na 16ª colocação após algumas ultrapassagens e Nasr em um distante 21º posto, o penúltimo entre os carros que receberam a bandeira quadriculada.

A sensação da prova longa de sábado, Luca Filippi, teve problemas na primeira volta ao se transformar em "recheio de sanduíche" entre Chilton e Esteban Gutiérrez na saída da Della Roggia, o que obrigou posteriormente a uma parada não prevista nos boxes, caindo para o último posto, de onde não progrediu.

Já o mexicano da Lotus ART realmente não se emenda, aprontando novamente das suas, pois logo na largada jogou o carro para cima de Cecotto para, na sequência, acertar o carro de Filippi, até que errou feio a freada para a Parabolica na segunda volta e saiu da pista para abandonar a competição, o que foi um alívio para os demais pilotos.

Marcaram pontos na segunda bateria em Monza:

Davide Valsecchi (ITA)DAMS
Fabio Leimer (SUI)Racing Engineering
Jolyon Palmer (GBR)iSport
Stefano Coletti (MON)Rapax
Johnny Cecotto (VEN)Barwa Addax
Max Chilton (GBR)Carlin
Marcus Ericsson (SUE)iSport
Julián Leal (COL)Trident

Luiz Razia se despede de Monza "zerado", o que permitiu a Valsecchi colocar "uma mão na taça" ao abrir 25 pontos na liderança com apenas uma rodada dupla para o fim do campeonato.

 Davide Valsecchi229
 Luiz Razia 204
 James Calado
160
 Esteban Gutiérrez
152
 Max Chilton
144
 Giedo van der Garde
141
 Fabio Leimer127
 Marcus Ericsson106
 Johnny Cecotto
104
10º
 Felipe Nasr
85
11º
 Jolyon Palmer
78
12º
 Nathanaël Berthon
59
13º Stefano Coletti
47
14º
 Rio Haryanto
36
15º Tom Dillmann
29
16º Josef Král
27
17º
 Luca Filippi
25
18º
 Stéphane Richelmi
25
19º
 Nigel Melker
25
20º
 Fabio Onidi
13
21º
 Julián Leal
9
22º Rodolfo González
6
23º Simon Trummer
4
24º Fabrizio Crestani
1
25º Brendon Hartley
1

Os pilotos da Lotus ART novamente aprontaram das suas e deixaram o time sem pontuar pela primeira vez no ano, o que acabou causando do time francês a perda da liderança para a DAMS, que consegue abrir dois pontos de frente.

 DAMS
314
 Lotus ART 312
 Arden
208
 Racing Engineering186
 iSport 184
 Carlin 180
 Caterham147
 Barwa Addax
131
 Coloni
73
10º Rapax
41
11º Trident
34
12º Ocean Racing
26
13º Lazarus
1

O próximo compromisso da GP2 nas ruas de Cingapura marcará o fim do certamente de 2012 em uma pista em que as equipes e pilotos da categoria desconhecem por completo, o que abre chance para uma reviravolta inesperada para Razia, que ainda sonha com o título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário