Pela primeira vez em sua história, o WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo, aporta nos Estados Unidos, tendo como base o sinuoso circuito de Sonoma, no estilo "montanha russa", localizado entre Sacramento, capital californiana, e a cidade de São Francisco, pista aquela de 4,032 quilômetros de extensão que foi construída em 1968 e modernizada em 1998, passando a receber eventos de grande porte além da NASCAR, como a Fórmula Indy, por exemplo.
Na lista de inscritos somente uma modificação, com a substituição na Bamboo Engineering de Michel Nykjaer pelo norte-americano Robb Holland, que é ex-cliclista profissional e neste ano fez duas rodadas triplas no BTCC, Campeonato Britânico de Carros de Turismo, a bordo de um Honda Civic da equipe HARD.
A Proteam, que corre com apenas um piloto desde a etapa na Eslováquia, resolveu inscrever um segundo carro para o italiano Felice Tedeschi, que vinha fazendo aparições ocasionais em algumas categorias de turismo, como a Porsche Supercup e a Superstars International Series, tentativa essa que não obteve êxito porque nos treinos livres de sexta-feira Tedeschi capotou seu BMW 320, que não teve condições de ser reparado a tempo para a prova.
A pole position ficou com Alain Menu, que roubou a ponta de Gabriele Tarquini nos instantes finais da qualificação ao marcar o tempo de 1min45s232, à média de 137,935 km/h, deixando Yvan Muller em terceiro e Robert Huff em quarto.
A primeira bateria, no entanto, se resumiu praticamente ao que aconteceu logo na curva 2, quando Tarquini e Menu se tocaram, fazendo com que o italiano caísse para a quinta posição, deixando a Chevrolet em formação de trifeta liderado pelo suíço, seguido de Muller e Huff, eliminando qualquer esperança de uma briga ferrenha pela ponta.
Quando todos já esperavam um outro pódio composto por todos os pilotos da marca da gravatinha, que corria "em casa", o Cruze de Menu apresentou problemas na direção assistida, o que o fez perder algumas posições até se dirigir para os boxes e abandonar a prova.
Por esse motivo, a Chevrolet teve de se contentar com "apenas" uma dobradinha, com Yvan Muller conquistando sua oitava vitória na temporada, deixando Robert Huff, que não se arriscou a atacar de forma mais enfática seu colega de equipe, na segunda colocação, cabendo a Norbert Michelisz a última vaga no pódio por ter sido "o melhor do resto".
A animação da prova ficou para a disputa pelas posições intermediárias, principalmente aquela travada nas voltas 7 e 8 entre Coronel e Bennani, quando o holandês chegou a acertar duas vezes o carro do marroquino até que conseguiu provocar a rodada deste para ficar com a oitava colocação.
Entre os independentes, a vitória ficou, por óbvio, para Norbert Michelisz, com Alex MacDowall na segunda colocação e Franz Engstler, beneficiado pelo incidente entre Coronel e Bennani, na terceira colocação.
Marcaram pontos na primeira bateria:
1º
| Yvan Muller (FRA) | Chevrolet Cruze 1.6T |
2º
| Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
3º
| Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
4º
| Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León WTCC 1.6T |
5º
| Alex MacDowall (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T (i) |
6º
| Tiago Monteiro (POR) | Seat León 1.6T |
7º
| Franz Engstler (ALE) | BMW 320 TC (i) |
8º
| Tom Coronel (HOL) | BMW 320 TC |
9º
| Stefano D'Aste (ITA) | BMW 320 TC (i) |
10º | Tom Boardman (GBR) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
Com os Chevrolet largando do meio do pelotão em razão da inversão entre os dez primeiros colocados da qualificação, a segunda bateria foi um pouco mais movimentada, ainda que os Cruze oficiais de fábrica tenham tido uma certa "ajudinha" dos adversários até chegarem à liderança da corrida.
O primeiro a abrir caminho foi D'Aste, que rodou sozinho na curva 11, o grampo que leva à reta principal, e Bennani foi o próximo, deixando a liderança para Engstler, que segurou Muller por algumas voltas até o francês dar um leve "totó" no BMW na longa curva 6, forçando uma rodada do alemão.
A atitude do piloto da Chevrolet, no entanto, não passou impune, sendo considerada anti-desportiva, levando os comissários a impingir ao francês um drive through, o que foi suficiente para atirar Yvan Muller para longe da zona de pontuação.
Difícil entender a conduta de Muller, já que era questão de tempo até conseguir se livrar de Engstler e, além disso, tinha a prova sob seu controle, pois seu mais próximo rival na briga pelo título estava logo atrás dele, o que significa dizer que não havia motivos para que o francês se arriscasse daquela forma, colocando tudo a perder.
Alheio a tudo isso, Robert Huff herdou a ponta da corrida e levou seu carro para a vitória após suportar forte pressão que lhe foi imposta por Norbert Michelisz, sedendo em suplantar os Cruze no próprio solo.
Sem conseguir superar Huff, Michelisz teve de se conformar com o segundo lugar na classificação geral, vencendo novamente pelo Troféu Yokohama, deixando Alex MacDowall repetir a segunda colocação, com Tom Boardman em terceiro.
Outro que fez grande corrida foi Gabriele Tarquini, que ficou com a última vaga do pódio saindo da nona colocação, utilizando de sua grande experiência para protagonizar belas ultrapassagens sobre MacDowall e Monteiro, o qual se despede da Seat para iniciar o programa da Honda no WTCC.
Repetindo o que aconteceu na GP2 em Cingapura, Charles Ng foi desclassificado da segunda bateria em Sonoma por ignorar a bandeira vermelha com disco laranja que lhe foi dada para que ele reparasse seu carro após se chocar com Oriola na briga pela 11ª colocação.
Marcaram pontos na segunda bateria:
1º
| Robert Huff (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T |
2º
| Norbert Michelisz (HUN) | BMW 320 TC (i) |
3º
| Gabriele Tarquini (ITA) | Seat León WTCC 1.6T |
4º
| Alain Menu (SUI) | Chevrolet Cruze 1.6T |
5º
| Tom Coronel (HOL) | BMW 320 TC |
6º
| Tiago Monteiro (POR) | Seat León 1.6T |
7º
| Alex MacDowall (GBR) | Chevrolet Cruze 1.6T (i) |
8º
| Tom Boardman (GBR) | Seat León WTCC 1.6T (i) |
9º
| Stefano D'Aste (ITA) | BMW 320 TC (i) |
10º | Franz Engstler (ALE) | BMW 320 TC (i) |
Mesmo com a vitória na primeira bateria, Yvan Muller, com sua atitude impensada na segunda prova, permitiu que Robert Huff encostasse perigosamente na briga pelo campeonato.
1º
| Yvan Muller | 315 |
2º
| Robert Huff | 315 |
3º
| Alain Menu | 267 |
4º
| Gabriele Tarquini | 193 |
5º
| Tom Coronel | 164 |
6º
| Norbert Michelisz | 152 |
7º
| Pepe Oriola | 107 |
8º
| Stefano D'Aste |
88
|
9º
| Tiago Monteiro |
63
|
10º | Alex MacDowall |
52
|
11º | Franz Engstler |
47
|
12º | Mehdi Bennani |
47
|
13º | Alberto Cerqui |
37
|
14º | Aleksei Dudukalo |
23
|
15º | Michel Nykjaer |
20
|
16º | Darryl O'Young |
17
|
17º | Rickard Rydell |
14
|
18º | James Nash |
12
|
19º | Tom Boardman |
9
|
20º | Tom Chilton |
7
|
21º | Gábor Wéber |
3
|
22º | Fernando Monje |
1
|
Com as duas vitórias na rodada dupla, Norbert Michelisz dispara na frente e abre caminho para o título entre os independentes.
1º
| Norbert Michelisz | 134 |
2º
| Pepe Oriola | 109 |
3º
| Stefano D'Aste |
85
|
4º
| Alex MacDowall |
79
|
5º
| Franz Engstler |
68
|
6º
| Mehdi Bennani |
52
|
7º
| Alberto Cerqui |
51
|
8º
| Darryl O'Young |
37
|
9º
| Aleksei Dudukalo |
25
|
10º | Tom Boardman |
21
|
11º | Michel Nykjaer |
20
|
12º | Gábor Wéber |
15
|
13º | Pasquale di Sabatino |
12
|
14º | Charles Ng |
8
|
15º | Fernando Monje |
5
|
16º | Isaac Tutumlú |
3
|
17º | Andrea Barlesi |
3
|
18º | Robb Holland |
2
|
Com quase 300 pontos de vantagem, a Chevrolet fica bem próxima de mais um título de construtores.
1º | Chevrolet | 761 |
2º | BMW Customer | 486 |
3º | Seat Costumer | 472 |
Pelo Troféu Yokohama, a ROAL segue na frente, já que a Tuenti conseguiu em Sonoma descontar apenas um pouco da desvantagem que tinha enquanto a Zengö, atualmente a quarta colocada, entra na briga pelo título.
1º
| ROAL Motorsport | 136 |
2º
| Tuenti Racing Team | 123 |
3º
| Lukoil Racing Team | 116 |
4º
| Zengö Motorsport |
101
|
5º
| Bamboo Engineering |
58
|
6º
| Wiechers-Sport |
58
|
7º
| Liqui Moly Team Engstler |
39
|
8º
|
Proteam Racing
|
33
|
9º
|
Special Tuning Racing
|
22
|
10º | Team AON |
16
|
A próxima etapa do WTCC acontece daqui a praticamente um mês, no dia 21 de outubro, iniciando a temporada asiática do certame com a prova em Suzuka, no Japão, utilizando o circuito Leste, que compreende toda a sequência inicial dos "esses", retornando à reta principal com uma curva à direita na Dunlop.
No ano passado, o evento japonês foi vencido por Alain Menu, a bordo do Chevrolet Cruze, e por Tom Coronel, pilotando um BMW 320 TC.
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