The Formula 1 Widget
requires Adobe Flash
Player 7 or higher.
To view it, click here
to get the latest
Adobe Flash Player.

domingo, 28 de outubro de 2012

Mais um passeio dominical para Vettel


Em mais uma corrida pobre em emoções, Sebastian Vettel confirmou o favoritismo que nele era depositado e ganhou, de forma fácil, a prova indiana,  conquistando seu quarto triunfo consecutivo, o terceiro seguido de ponta-a-ponta, ultrapassando, de quebra, Niki Lauda e Jim Clark nas estatísticas dos maiores vencedores da história da Fórmula 1.

Como era esperado, somente um desastre tiraria a vitória do alemão, algo que não aconteceu, existindo apenas um único momento de suspense quando foram vistas faíscas saindo da parte debaixo do RB8 a cerca de oito giros do fim, mas que provavelmente se tratava de algum pedaço de fibra de carbono de outro carro que acidentalmente ficou preso no assoalho por alguns instantes e causou certa apreensão de todos.

O segundo lugar de Fernando Alonso minimizou o prejuízo do espanhol depois de ter largado apenas da quinta colocação, conseguindo se livrar das McLarens no início da corrida para, então, perder uma grande oportunidade de ultrapassagem antes da rodada de pit stops quando chegou próximo de Webber, mas foi impedido de iniciar a manobra em razão do australiano ter utilizado também o DRS na reta oposta em razão da presença de um retardatário à frente.

Quando Webber retornou ao seu ritmo normal de prova, distanciando-se de Alonso, veio o problema no KERS da Red Bull, o que permitiu ao espanhol novamente encostar e passar o australiano utilizando-se tanto do boost do KERS quando do DRS, o que tornou a tarefa do piloto da Ferrari tão fácil quanto jogar contra o Palmeiras atualmente.

Apesar de Hamilton, por muito pouco, não ter conseguido se aproveitar do problema de Webber para garantir um lugar no pódio, que não é frequentado pelo campeão de 2008 desde que venceu em Monza, a McLaren demonstra total falta de ritmo de prova para acompanhar as Red Bulls e Fernando Alonso, situação que se reflete diretamente na tabela do Campeonato de Construtores.

Depois de uma grande corrida em Yeongam, Felipe Massa foi apenas regular em Buddh, chegando a cerca de 35 segundos atrás de seu colega de equipe, conseguindo segurar durante todo o percurso da prova atrás de si Kimi Räikkönen apenas em razão do acerto do Lotus de alta carga aerodinâmica e uma sétima marcha muito curta, situação que não deixava o finlandês desenvolver grande velocidade em reta, mesmo com o DRS aberto, para superar o brasileiro.

Entre os demais, grande corrida de Nico Hülkenberg, que ficou com o oitavo posto depois de ter largado de 12º, terminando, com isso, pela terceira vez consecutiva na zona de pontuação, o que o faz se destacar perante seu colega de equipe, que há três provas não pontua e finalizou a prova na Índia numa distante 12ª colocação.

Com uma corrida agressiva, Bruno Senna, que contou com belas ultrapassagens sobre Pastor Maldonado, Kamui Kobayashi e Nico Rosberg, de certa forma, se redime do erro cometido na qualificação para chegar em décimo e pontuar pela oitava vez na temporada, contra apenas três oportunidades de Maldonado, que parecia possuído até ser tocado pelo japonês da Sauber e sofrer um furo no pneu traseiro direito, o que o tirou completamente a condição de marcar qualquer tento.

É interessante também ver como a Mercedes vem definhando nas últimas etapas, falhando em marcar pontos nas últimas três provas consecutivas, o que pode significar que o time de Ross Brawn já esteja voltado completamente para a temporada de 2013, quando terá Lewis Hamilton em sua linha de pilotos.

Sergio Pérez é outro que, aparentemente, já está voltado para a próxima temporada, quando será piloto da McLaren, e o fato de que também não pontua desde Cingapura é algo significativo, culminando com as críticas à equipe por sua substituição no primeiro treino livre por seu compatriota Esteban Gutiérrez, também patrocinado por Carlos Slim, magnata da telecomunicação no México.

Essa foi a classificação final do GP da Índia:

 Piloto (País)Equipe/MotorTempo de prova
Sebastian Vettel (ALE)Red Bull/Renault60 voltas em 1h31min10s744
Fernando Alonso (ESP)Ferraria 09s437
Mark Webber (AUS)Red Bull/Renaulta 13s217
Lewis Hamilton (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 13s909
Jenson Button (GBR)McLaren/Mercedes-Benza 26s266
Felipe Massa (BRA)Ferraria 44s674
Kimi Räikkönen (FIN)Lotus/Renaulta 45s227
Nico Hülkenberg (ALE)Force India/Mercedes-Benza 54s998
Romain Grosjean (SUI)Lotus/Renaulta 56s103
10ºBruno Senna (BRA)Williams/Renaulta 1min14s975
11ºNico Rosberg (ALE)Mercedesa 1min21s694
12ºPaul di Resta (GBR)Force India/Mercedes-Benza 1min22s815
13ºDaniel Ricciardo (AUS)Toro Rosso/Ferraria 1min26s064
14ºKamui Kobayashi (JAP)Sauber/Ferraria 1min26s495
15ºJean-Éric Vergne (FRA)Toro Rosso/Ferraria 1 volta
16ºPastor Maldonado (VEN)Williams/Renaulta 1 volta
17ºVitaly Petrov (RUS)Caterham/Renaulta 1 volta
18ºHeikki Kovalainen (FIN)Caterham/Renaulta 1 volta
19ºCharles PicMarussia/Coswortha 1 volta
20ºTimo Glock (ALE)Marussia/Coswortha 2 voltas
21ºNarain Karthikeyan (IND)HRT/Coswortha 2 voltas
22ºMichael Schumacher (ALE)Mercedesa 5 voltas/abandonos

Sebastian Vettel expande para treze pontos a sua liderança sobre Alonso, que ainda sonha com um título, o qual somente virá com um erro do alemão ou mesmo alguma falha mecânica do RB8.

Apesar de Räikkönen, Webber e Hamilton ainda possuírem chances matemáticas de título, sendo que este último depende, além de outros resultados, de um abandono triplo de Vettel nas próximas três etapas, o certo é que todos eles não terão condições, nem mesmo, de terminarem a temporada com o vice-campeonato.

 Sebastian Vettel240
 Fernando Alonso227
 Kimi Räikkönen173
 Mark Webber
167
 Lewis Hamilton165
 Jenson Button141
 Nico Rosberg
93
 Romain Grosjean
90
 Felipe Massa
89
10º Sérgio Pérez
66
11º Kamui Kobayashi
50
12º
 Nico Hülkenberg
49
13º Paul di Resta
44
14º Michael Schumacher
43
15º
 Pastor Maldonado
33
16º Bruno Senna
26
17º Jean-Éric Vergne
12
18º Daniel Ricciardo
9

Após excelentes resultados nas últimas quatro provas, a Red Bull, que chegou a ter sua liderança ameaçada pela McLaren na tabela do Campeonato de Construtores, retoma a sua superioridade e agora tem 91 pontos sobre sua rival mais próxima, a Ferrari que, por sua vez, consegue abrir mais quatro pontos de frente sobre o time de Woking.

 Red Bull 407
Italy Ferrari316
United Kingdom McLaren306
United Kingdom Lotus 263
 Mercedes 136
 Sauber116
 Force India
93
 Williams
59
Italy Toro Rosso
21

A próxima etapa, a antepenúltima no calendário da categoria, o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, acontece já na próxima semana, evento que no ano passado foi vencido por Lewis Hamilton após um abandono prematuro de Vettel na segunda curva em razão de um problema na roda traseira direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário