Após a definição de ambos os títulos na França, pilotos e equipes desembarcaram relaxados na Sardenha para a disputa do Rally da Itália, a penúltima etapa do WRC, Campeonato Mundial de Rally, entre os dias 18 a 21 de outubro, com um total de dezesseis estágios cronometrados, sendo dois na quinta-feira (incluindo uma super-especial noturna), seis na sexta-feira, seis no sábado e os dois últimos no domingo, totalizando um percurso de 306,04 quilômetros de competição, ou 1.255,57 quilômetros contando os trechos de ligação.
Baseado na cidade de Olbia, a qual está localizada a 270 quilômetros ao norte de Cagliari, a capital da Sardenha, o evento é disputado em piso de terra, com um percurso que mistura trechos de alta velocidade e áreas bastante onduladas, contendo algumas passagens sobre córregos, os chamados "watersplashes", e alguns saltos.
A grande notícia durante a semana foi o anúncio da Ford que, ao final do ano, retirará da categoria a sua equipe oficial de fábrica após quinze anos. A marca do oval azul, no entanto, continuará dando suporte à M-Sport, que passará a ser uma equipe cliente e responsável pelo desenvolvimento do modelo Fiesta R5 a ser utilizado em 2013.
Com isso, a Volkswagen agiu rápido e já anunciou a contratação para o ano que vem de Jari-Matti Latvala, o qual comporá com Sébastien Ogier uma dupla fortíssima para a próxima temporada com os novos Polo R.
Apesar disso, o finlandês não perdeu aquele sério problema de falta de constância, já que ainda no primeiro dia acertou uma pedreira no estágio noturno, danificando sua roda dianteira esquerda, perdendo mais de quarenta segundos para os líderes após equivocadamente ter escolhido ser o primeiro na pista para tentar evitar a falta de visibilidade em razão da poeira à noite.
Esse incidente foi uma espécie de prévia para o dia seguinte, que se tornou um desastre para os principais pilotos da categoria.
Logo no estágio inaugural da sexta-feira Sébastien Loeb cometeu um de seus raros erros, o qual foi atribuído a uma falha no caderno de navegação, entrando rápido demais em uma curva para então acertar uma pedra, o que fez com que o carro rodasse para fora da pista. Ao retornar, o francês percebeu um problema no volante, mas continuou até a direção falhar de vez, obrigando o multicampeão a abandonar a competição.
Na mesma SS2, Thierry Neuville capotou seu DS3, deixando o carro virado em posição perigosa no meio da pista e quase foi atingido por Solberg, que vinha rápido logo na sequência. O piloto e o navegador conseguiram colocar o veículo de volta sobre as quatro rodas para finalizar o estágio, tendo o belga machucado sua mão no processo.
Na especial seguinte foi a vez de Latvala causar mais estragos em seu Fiesta, dessa vez acertando uma barreira à beira da pista que levou à quebra do radiador. O finlandês tentou continuar, mas perdeu concentração sobre as instruções de seu copiloto e acabou acertando um portão, o que o fez ficar encavalado em uma gigantesca pedra.
Três estágios mais tarde, na SS7, Solberg foi acabou vitimado pelas estradas da Sardenha. Em uma rápida curva à esquerda, o norueguês tentou cortar a parte interna e acertou uma rocha, destruindo a suspensão dianteira de seu carro.
Apesar da seriedade dos acidentes, apenas Loeb resolveu não continuar na etapa, enquanto que os demais, após terem seus carros reparados, continuaram, ainda que somente Solberg tenha conseguido atingir a zona de pontuação.
Curiosamente, Solberg, Latvala e Neuville foram aqueles que conseguiram os pontos extras no power stage no domingo, com o norueguês em primeiro, cronometrando o tempo de 6min13s4, o finlandês em segundo, com 6min13s6 e o belga em terceiro, marcando 6min18s1.
O rally, então se transformou em um "banquete para mendigos", com Mikko Hirvonen, bem ao seu estilo "devagar e sempre", conseguindo sua primeira vitória válida pela Citroën, já que o finlandês foi desclassificado do Rally de Portugal após ter terminado em primeiro lugar.
Na sequência chegou a jovem dupla da M-Sport, equipe satélite da Ford, com o russo Evgeny Novikov igualando o seu melhor resultado conquistado em Portugal nesse ano e o estoniano Ott Tänak alcançando o seu primeiro pódio da carreira no WRC.
Com sérios problemas de desgaste de pneus na sexta-feira, Mads Ostberg não conseguiu ir além do quarto lugar enquanto que a dupla da Volkswagen, que corre com modelos Skoda Fabia S2000 fez excelente prova, com Ogier na quinta colocação, seu melhor resultado neste ano, chegando a vencer a SS5, e Mikkelsen na sétima posição.
Para espanto de todos, o italiano Luca Pedersoli, veterano piloto que vinha fazendo há anos o campeonato local de Superbikes, cuja única aparição no WRC remonta ao ano 2000, conseguiu fazer seu primeiro ponto na categoria ao terminar a prova em uma honrosa décima colocação.
A única dupla brasileira no evento, Paulo Nobre e Edu Paula, ficou ameaçada de não participar do Rally da Itália após um acidente na qualificação, quando acertaram uma árvore. Graças ao rápido serviço do time, a suspensão destruída foi substituída e o Mini Cooper conseguiu voltar à ativa para terminar na 19ª colocação, apesar de alguns problemas enfrentados pela dupla tupiniquim, inclusive um radiador danificado após um salto mal calculado.
Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Itália:
1º
| Mikko Hirvonen (FIN) | Citroën DS3 |
2º
| Evgeny Novikov (RUS) | Ford Fiesta |
3º
| Ott Tänak (EST) | Ford Fiesta |
4º
| Mads Ostberg (NOR) | Ford Fiesta (privado) |
5º
| Sébastien Ogier (FRA) | Skoda Fabia S2000 |
6º
| Chris Atkinson (AUS) | Mini Cooper (privado) |
7º
| Andreas Mikkelsen (NOR) | Skoda Fabia S2000 |
8º
| Martin Prokop (TCH) | Ford Fiesta |
9º
| Petter Solberg NOR) | Ford Fiesta |
10º | Luca Pedersoli (ITA) | Citroën DS3 (privado) |
Com os problemas enfrentados pela dupla da Ford de fábrica, Mads Ostberg reassume a terceira colocação, deixando para trás Latvala e Solberg.
1º
| Sébastien Loeb | 244 |
2º
| Mikko Hirvonen | 198 |
3º
| Mads Otsberg | 137 |
4º
| Jari-Matti Latvala | 133 |
5º
| Petter Solberg |
124
|
6º
| Evgeny Novikov
|
87
|
7º
| Thierry Neuville |
53
|
8º
| Ott Tänak |
52
|
9º
| Martin Prokop |
46
|
10º
| Sébastien Ogier |
41
|
11º
| Daniel Sordo |
31
|
12º
| Nasser Al-Attiyah |
28
|
13º
| Chris Atkinson |
22
|
14º
| Andreas Mikkelsen |
13
|
15º
| Armindo Araújo |
11
|
16º
| François Delecour |
8
|
17º
| Dennis Kuipers |
8
|
18º
| Henning Solberg |
6
|
19º
| Pierre Campana |
6
|
20º
| Jari Ketomaa |
6
|
21º
| Matti Rantanen |
6
|
22º
| Patrik Sandell |
4
|
23º
| Yazeed Al-Rajhi |
4
|
24º
| Ken Block |
4
|
25º
| Matthew Wilson |
4
|
26º
| Eyvind Brynildsen |
1
|
27º
| Ricardo Triviño |
1
|
28º
| Peter van Merksteijn |
1
|
29º
| Abdulaziz Al-Kuwari |
1
|
30º
| Manfred Stohl |
1
|
31º
| Mathieu Arzeno |
1
|
32º
| Sébastien Chardonnet |
1
|
33º
| Luca Pedersoli |
1
|
Entre os construtores, nenhuma modificação, mesmo com os acidentes des Solberg e Latvala.
1º | Citroën WRT | 413 |
2º | Ford WRT | 281 |
3º | M-Sport WRT | 170 |
4º | Citroën Junior WRT |
72
|
5º |
Adapta WRT
|
71
|
6º |
Qatar WRT
|
71
|
7º |
Mini WRC Team
|
26
|
8º | Brazil WRT |
20
|
O WRC terá sua última etapa disputada daqui a três semanas, entre os dias 8 a 11 de novembro, no piso de asfalto do Rally da Espanha, evento que foi vencido por Sébastien Loeb no ano passado.
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