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domingo, 21 de outubro de 2012

Rally da Itália


Após a definição de ambos os títulos na França, pilotos e equipes desembarcaram relaxados na Sardenha para a disputa do Rally da Itália, a penúltima etapa do WRC, Campeonato Mundial de Rally, entre os dias 18 a 21 de outubro, com um total de dezesseis estágios cronometrados, sendo dois na quinta-feira (incluindo uma super-especial noturna), seis na sexta-feira, seis no sábado e os dois últimos no domingo, totalizando um percurso de 306,04 quilômetros de competição, ou 1.255,57 quilômetros contando os trechos de ligação.

Baseado na cidade de Olbia, a qual está localizada a 270 quilômetros ao norte de Cagliari, a capital da Sardenha, o evento é disputado em piso de terra, com  um percurso que mistura trechos de alta velocidade e áreas bastante onduladas, contendo algumas passagens sobre córregos, os chamados "watersplashes", e alguns saltos.

A grande notícia durante a semana foi o anúncio da Ford que, ao final do ano, retirará da categoria a sua equipe oficial de fábrica após quinze anos. A marca do oval azul, no entanto, continuará dando suporte à M-Sport, que passará a ser uma equipe cliente e responsável pelo desenvolvimento do modelo Fiesta R5 a ser utilizado em 2013.

Com isso, a Volkswagen agiu rápido e já anunciou a contratação para o ano que vem de Jari-Matti Latvala, o qual comporá com Sébastien Ogier uma dupla fortíssima para a próxima temporada com os novos Polo R.

Apesar disso, o finlandês não perdeu aquele sério problema de falta de constância, já que ainda no primeiro dia acertou uma pedreira no estágio noturno, danificando sua roda dianteira esquerda, perdendo mais de quarenta segundos para os líderes após equivocadamente ter escolhido ser o primeiro na pista para tentar evitar a falta de visibilidade em razão da poeira à noite.

Esse incidente foi uma espécie de prévia para o dia seguinte, que se tornou um desastre para os principais pilotos da categoria.

Logo no estágio inaugural da sexta-feira Sébastien Loeb cometeu um de seus raros erros, o qual foi atribuído a uma falha no caderno de navegação, entrando rápido demais em uma curva para então acertar uma pedra, o que fez com que o carro rodasse para fora da pista. Ao retornar, o francês percebeu um problema no volante, mas continuou até a direção falhar de vez, obrigando o multicampeão a abandonar a competição.

Na mesma SS2, Thierry Neuville capotou seu DS3, deixando o carro virado em posição perigosa no meio da pista e quase foi atingido por Solberg, que vinha rápido logo na sequência. O piloto e o navegador conseguiram colocar o veículo de volta sobre as quatro rodas para finalizar o estágio, tendo o belga machucado sua mão no processo.

Na especial seguinte foi a vez de Latvala causar mais estragos em seu Fiesta, dessa vez acertando uma barreira à beira da pista que levou à quebra do radiador. O finlandês tentou continuar, mas perdeu concentração sobre as instruções de seu copiloto e acabou acertando um portão, o que o fez ficar encavalado em uma gigantesca pedra.

Três estágios mais tarde, na SS7, Solberg foi acabou vitimado pelas estradas da Sardenha. Em uma rápida curva à esquerda, o norueguês tentou cortar a parte interna e acertou uma rocha, destruindo a suspensão dianteira de seu carro.

Apesar da seriedade dos acidentes, apenas Loeb resolveu não continuar na etapa, enquanto que os demais, após terem seus carros reparados, continuaram, ainda que somente Solberg tenha conseguido atingir a zona de pontuação.

Curiosamente, Solberg, Latvala e Neuville foram aqueles que conseguiram os pontos extras no power stage no domingo, com o norueguês em primeiro, cronometrando o tempo de 6min13s4, o finlandês em segundo, com 6min13s6 e o belga em terceiro, marcando 6min18s1.

O rally, então se transformou em um "banquete para mendigos", com Mikko Hirvonen, bem ao seu estilo "devagar e sempre", conseguindo sua primeira vitória válida pela Citroën, já que o finlandês foi desclassificado do Rally de Portugal após ter terminado em primeiro lugar.

Na sequência chegou a jovem dupla da M-Sport, equipe satélite da Ford, com o russo Evgeny Novikov igualando o seu melhor resultado conquistado em Portugal nesse ano e o estoniano Ott Tänak alcançando o seu primeiro pódio da carreira no WRC.

Com sérios problemas de desgaste de pneus na sexta-feira, Mads Ostberg não conseguiu ir além do quarto lugar enquanto que a dupla da Volkswagen, que corre com modelos Skoda Fabia S2000 fez excelente prova, com Ogier na quinta colocação, seu melhor resultado neste ano, chegando a vencer a SS5, e Mikkelsen na sétima posição.

Para espanto de todos, o italiano Luca Pedersoli, veterano piloto que vinha fazendo há anos o campeonato local de Superbikes, cuja única aparição no WRC remonta ao ano 2000, conseguiu fazer seu primeiro ponto na categoria ao terminar a prova em uma honrosa décima colocação.

A única dupla brasileira no evento, Paulo Nobre e Edu Paula, ficou ameaçada de não participar do Rally da Itália após um acidente na qualificação, quando acertaram uma árvore. Graças ao rápido serviço do time, a suspensão destruída foi substituída e o Mini Cooper conseguiu voltar à ativa para terminar na 19ª colocação, apesar de alguns problemas enfrentados pela dupla tupiniquim, inclusive um radiador danificado após um salto mal calculado.

Esses foram os que marcaram pontos no Rally da Itália:

Mikko Hirvonen (FIN) Citroën DS3
Evgeny Novikov (RUS) Ford Fiesta
Ott Tänak (EST) Ford Fiesta
Mads Ostberg (NOR) Ford Fiesta (privado)
Sébastien Ogier (FRA) Skoda Fabia S2000
Chris Atkinson (AUS) Mini Cooper (privado)
Andreas Mikkelsen (NOR) Skoda Fabia S2000
Martin Prokop (TCH) Ford Fiesta
Petter Solberg NOR) Ford Fiesta
10º Luca Pedersoli (ITA) Citroën DS3 (privado)

Com os problemas enfrentados pela dupla da Ford de fábrica, Mads Ostberg reassume a terceira colocação, deixando para trás Latvala e Solberg.

 Sébastien Loeb 244
 Mikko Hirvonen
198
 Mads Otsberg
137
 Jari-Matti Latvala 133
 Petter Solberg
124
 Evgeny Novikov
87
 Thierry Neuville
53
 Ott Tänak
52
 Martin Prokop
46
10º
 Sébastien Ogier
41
11º
 Daniel Sordo
31
12º
 Nasser Al-Attiyah
28
13º
 Chris Atkinson
22
14º
 Andreas Mikkelsen
13
15º
 Armindo Araújo
11
16º
 François Delecour
8
17º
 Dennis Kuipers
8
18º
 Henning Solberg
6
19º
 Pierre Campana
6
20º
 Jari Ketomaa
6
21º
 Matti Rantanen
6
22º
 Patrik Sandell
4
23º
 Yazeed Al-Rajhi
4
24º
 Ken Block
4
25º
 Matthew Wilson
4
26º
 Eyvind Brynildsen
1
27º
 Ricardo Triviño
1
28º
 Peter van Merksteijn
1
29º
  Abdulaziz Al-Kuwari
1
30º
 Manfred Stohl
1
31º
 Mathieu Arzeno
1
32º
 Sébastien Chardonnet
1
33º
 Luca Pedersoli
1

Entre os construtores, nenhuma modificação, mesmo com os acidentes des Solberg e Latvala.

 Citroën WRT 413
 Ford WRT 281
 M-Sport WRT 170
 Citroën Junior WRT
72
 Adapta WRT
71
 Qatar WRT
71
 Mini WRC Team
26
 Brazil WRT
20

O WRC terá sua última etapa disputada daqui a três semanas, entre os dias 8 a 11 de novembro, no piso de asfalto do Rally da Espanha, evento que foi vencido por Sébastien Loeb no ano passado.

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